Destaque
Reabertura do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Hortolândia – Um espaço renovado para acolhimento e cuidado
Recentemente, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) de Hortolândia, após passar por reformas significativas, foi reaberto para a população. Este importante equipamento assistencial é vinculado ao Departamento da Mulher, parte da Secretaria Municipal de Governo.
A Cerimônia de Reabertura
A cerimônia de reabertura foi prestigiada por diversas autoridades públicas, entre elas, o prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes (Republicanos), a Ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves, a Deputada Estadual Ana Perugini (PT), além de secretários e vereadores municipais.
📢 Fique sempre informado! 📰👀👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Hortolândia e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼
> “Aqui se tem uma rede de atendimento. Envolve a segurança pública, a saúde, todo o sistema de justiça. Isso garante um atendimento humanizado e integrado às mulheres vítimas de violência”, disse a ministra da mulher, Aparecida Gonçalves.
Melhorias e Novidades do CRAM Hortolândia
As melhorias no CRAM de Hortolândia proporcionam agora um espaço mais amplo e confortável para atender mulheres vítimas de violência doméstica. O prédio público agora conta com uma sala de estar e repouso para as mulheres atendidas.
Acolhimento às Crianças
A reforma também contemplou o acolhimento de crianças e adolescentes que acompanham as mães durante os atendimentos. Agora, o local possui uma brinquedoteca, com mesas, cadeiras, brinquedos e materiais didáticos pedagógicos.
Segurança e Conforto
De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as intervenções realizadas visam garantir maior segurança aos usuários da unidade. Foram realizados reparos de pintura nas áreas interna e externa, além de ações de hidráulica e elétrica, manutenção geral no acabamento e no estacionamento.
A Importância do CRAM
Josefa Teixeira, Diretora do Departamento Municipal da Mulher, ressaltou a importância da revitalização do espaço.
> “Aqui, vamos atender a mulher em situação de violência doméstica, mas é um espaço onde vai acolher todas porque muitas nem sabem que passam por situação de violência”, descreveu ela.
Como Funciona o Atendimento
As mulheres atendidas chegam ao CRAM de forma espontânea ou, na maioria das vezes, encaminhadas por unidades de saúde, segurança pública ou Assistência Social. A partir daí, é feito todo o acompanhamento desde o registro de boletim de ocorrência até o livramento do ciclo de violência e o regresso ao lar.
Equipe Multidisciplinar
O CRAM conta com uma equipe multidisciplinar formada pela diretora, assistentes sociais, psicóloga, advogadas, pedagoga, auxiliares administrativas, além de guardas municipais.
Histórico do CRAM em Hortolândia
Inaugurado em 2017, o CRAM de Hortolândia era formado por apenas três salas, que comportavam outros três serviços da Prefeitura. Com o passar do tempo, a estrutura passou a não ser o suficiente para ofertar um atendimento humanizado. Por isso, esta já é a terceira reforma no local, e esta última com recursos do Governo Federal.
A Realidade da Violência Doméstica no Brasil
> “O Brasil é o 5º no ranking de violência doméstica. Nós gostaríamos que não fosse inaugurado esse Centro de Referência, e que fosse inaugurado uma praça, um espaço para shows, mas, infelizmente, a nossa realidade requer este local”, declarou Josefa.
Homenagem a Débora Regina Leme dos Santos
O CRAM leva o nome de “Débora Regina Leme dos Santos”, em homenagem a moradora da cidade vítima de feminicídio em 2012.
Informações para Contato
A nova sede funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Rua Alberto Gomes, 18, no Jd. das Paineiras. O telefone (19) 97171-5655 está disponível para atendimento 24h.
Para saber mais sobre o CRAM e os serviços oferecidos, acesse www.cramhortolandia.gov.br.
—
Receba as notícias mais recentes no seu e-mail. Assine nosso boletim informativo clicando aqui.
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.