Destaque
Planos Ambiciosos para Conectar Cidades da Região Metropolitana de Campinas ao Aeroporto e Rede Ferroviária
Visão Geral do Projeto VLT
O governo estadual de São Paulo anunciou recentemente seus planos visionários para implementar um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que conectaria as cidades de Sumaré e Hortolândia ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e à linha Trem Intercidades. Essa iniciativa faz parte de um esforço maior para aprimorar a mobilidade urbana e a integração do transporte público na região metropolitana.
A proposta foi revelada pelo governador Tarcísio de Freitas após a nona reunião do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Durante o encontro, o projeto recebeu aprovação do Conselho Diretor do Programa de Desestatização e foi qualificado pela Secretaria de Parceria em Investimentos, dando luz verde para o início do processo de contratação e elaboração de um estudo de viabilidade.
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Objetivos Primordiais
O estudo detalhado, cuja conclusão está prevista para 2026, irá avaliar todos os aspectos cruciais do projeto VLT, incluindo:
– Traçado da rota e interligações com outros sistemas de transporte
– Modelos de negócio e estruturas de investimento viáveis
– Integração com projetos existentes, como o Trem Intercidades (TIC)
– Estimativas de custos e prazos para implementação
Ao concluir essa avaliação abrangente, o governo estadual planeja disponibilizar o projeto para receber investimentos, possivelmente por meio de um leilão, a partir de 2027.
Ramais Propostos e Extensão da Rede
De acordo com os planos iniciais, o sistema VLT contará com dois ramais ferroviários principais:
1. Ramal Sumaré-Campinas: Com uma extensão de 22 km, esse ramal conectará Sumaré ao centro de Campinas, passando por Hortolândia. Essa rota facilitará o deslocamento entre essas cidades vizinhas e a região central de Campinas.
2. Ramal Campinas-Viracopos: Esse segundo ramal, com 22,4 km de comprimento, ligará o centro de Campinas diretamente ao Aeroporto Internacional de Viracopos. Além disso, haverá uma conexão direta com a estação do Trem Intercidades (TIC) no Eixo Norte, integrando o VLT à rede ferroviária regional.
O investimento estimado para a implementação desses dois ramais iniciais é de R$ 2,6 bilhões, de acordo com as projeções do governo estadual.
Benefícios Esperados para a Mobilidade Urbana
Ao interligar diferentes modos de transporte e facilitar o acesso ao aeroporto e à rede ferroviária, o projeto VLT busca trazer diversos benefícios para a mobilidade urbana na região:
– Redução do congestionamento nas vias rodoviárias
– Oferta de opções de transporte público mais eficientes e sustentáveis
– Melhoria na acessibilidade e conectividade entre cidades vizinhas
– Incentivo ao uso de modais de transporte integrados
O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância do VLT para a mobilidade de Campinas, enfatizando que o sistema atenderá áreas com alta demanda, como o bairro Campo Grande.
Integração com Outros Projetos de Transporte
Além de conectar Sumaré, Hortolândia e o Aeroporto de Viracopos, o projeto VLT faz parte de uma visão mais ampla de integração do transporte na região metropolitana de Campinas e em todo o estado de São Paulo.
Trem Intercidades (TIC)
O VLT será diretamente integrado à linha Trem Intercidades (TIC), um sistema ferroviário regional que conecta várias cidades do interior paulista. Especificamente, o ramal Campinas-Viracopos terá uma ligação direta com a estação do TIC no Eixo Norte.
Além disso, durante a reunião do PPI, foram qualificados outros projetos relacionados ao TIC:
– Eixo Leste: Ligação ferroviária entre São Paulo e São José dos Campos
– Eixo Sul: Conexão entre São Paulo e Santos
Essas expansões do TIC, juntamente com o VLT, contribuirão para a criação de uma rede integrada de transporte público na região metropolitana e em todo o estado.
Conexão entre Aeroportos
Em suas declarações, o governador Tarcísio de Freitas também vislumbrou a possibilidade de, no futuro, interligar por trem os aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Congonhas (na capital paulista). Essa integração seria facilitada pelo VLT e outras obras de infraestrutura de transporte planejadas.
Ao conectar os principais aeroportos do estado, espera-se melhorar significativamente a mobilidade e a logística para passageiros e cargas, impulsionando o desenvolvimento econômico e o turismo na região.
Outros Projetos VLT Qualificados
Além do VLT que ligará Sumaré, Hortolândia e Viracopos, o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) também qualificou outros projetos semelhantes no estado de São Paulo:
– VLT em Sorocaba: Um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos para a cidade de Sorocaba, no interior paulista.
Juntos, esses quatro projetos (os dois ramais do VLT da região de Campinas, o Eixo Leste do TIC, o Eixo Sul do TIC e o VLT de Sorocaba) representam um investimento total estimado em R$ 25,1 bilhões, segundo informações do governo estadual.
Próximos Passos e Desafios
Com a aprovação do projeto VLT e a qualificação para a elaboração do estudo de viabilidade, o governo estadual dará início aos próximos passos cruciais:
1. Contratação de consultores: Seleção de empresas especializadas para conduzir o estudo detalhado, avaliando todos os aspectos técnicos, financeiros e ambientais do projeto.
2. Engajamento das partes interessadas: Envolvimento das comunidades locais, autoridades municipais e outros stakeholders para coletar feedbacks e garantir que as necessidades e preocupações sejam consideradas.
3. Análise de impacto ambiental: Avaliação dos potenciais impactos ambientais do projeto e desenvolvimento de medidas mit
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