Destaque
Combate Intensivo à Dengue – Hortolândia mobiliza equipes em quatro bairros
Introdução
As cidades brasileiras enfrentam uma batalha constante contra a dengue, e Hortolândia não é exceção. A administração municipal recentemente mobilizou suas equipes de combate à dengue para atuar em quatro bairros específicos. Este artigo explora em profundidade as ações e estratégias adotadas nesta missão para garantir uma cidade mais segura e saudável.
Ações contra o Aedes Aegypti
A Prefeitura de Hortolândia iniciou ações intensivas para combater o Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue, em quatro bairros da cidade. Os moradores são incentivados a permitir a entrada dos agentes da prefeitura em suas casas para realizar o combate efetivo ao mosquito.
📢 Fique sempre informado! 📰👀👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Hortolândia e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼
Bairros selecionados
As equipes da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) atuarão no Jardim Amanda, Jardim São Sebastião, Jardim Novo Cambuí e Jardim das Figueiras. As ações estão sendo realizadas semanalmente nas regiões que registraram casos positivos de dengue.
Nebulização
A principal estratégia de combate ao mosquito adulto é a nebulização, um método que espalha um tipo de inseticida pelo ar. A nebulização ocorrerá no período da manhã no Jardim Amanda, enquanto nos outros três bairros, as equipes realizarão ações de porta em porta.
Ação casa a casa
Na ação casa a casa, os agentes da UVZ visitam os imóveis para realizar uma busca ativa e eliminam possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, visando eliminar os mosquitos ainda na fase larval.
Casos de dengue
Até o momento, a Unidade de Vigilância de Zoonoses registrou 403 casos notificados de dengue, dos quais 26 foram positivos. Também foram notificados sete casos de Chikungunya, que ainda estão sob investigação. Não há registros de Zika.
Cuidados preventivos
A UVZ reforça a importância de a população seguir os cuidados e orientações para evitar a reprodução do Aedes Aegypti. Entre as medidas preventivas, estão a manutenção de quintais e áreas externas da casa, evitando o acúmulo de objetos que possam acumular água parada, como garrafas PET, embalagens plásticas e pneus velhos.
Pontos de Entrega Voluntária
A prefeitura reforça a importância do descarte correto desses materiais nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) do município. A lista dos PEVs pode ser consultada no site da prefeitura.
Sintomas da dengue, Chikungunya e Zika
Os sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika são parecidos. A população é orientada a procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima caso apresente algum sintoma dessas doenças, possibilitando assim a notificação correta do caso.
Conclusão
A mobilização da prefeitura de Hortolândia é um exemplo das medidas preventivas e de combate que devem ser tomadas para controlar a dengue, Chikungunya e Zika. A participação ativa da população neste combate é essencial para o sucesso dessas ações.
> ‘Juntos, podemos fazer a diferença na luta contra a dengue, Chikungunya e Zika. Faça a sua parte!’ – Prefeitura de Hortolândia
Referências
Por favor, visite o site da Prefeitura de Hortolândia para obter mais informações sobre as ações de combate à dengue em sua região.
Para informações adicionais, acesse o site