Campinas
Arthur Lira e o uso do avião da FAB durante o Carnaval – aterrissagem em Campinas
Introdução
O Carnaval é uma época de festa e celebração para muitos brasileiros. No entanto, para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o feriado de 2024 foi marcado por uma viagem realizada em um avião da Força Aérea Brasileira.
A Viagem
Em 12 de fevereiro, Lira deixou o Rio de Janeiro a bordo de um avião da FAB. Seu destino: Campinas. Após aterrissar no Aeroporto Internacional de Viracopos, o deputado embarcou rumo a Orlando, nos Estados Unidos, em um voo da companhia aérea Azul.
📢 Fique sempre informado! 📰👀👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Hortolândia e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼
“`markdown
‘O parlamentar saiu do Rio de Janeiro às 6h15 e chegou em Campinas às 7h05. Cinco pessoas o acompanharam na viagem. Os nomes não foram revelados no documento. Na justificativa, ele declarou que utilizou o jato para sua segurança.’
“`
O Retorno
A viagem de Lira não se limitou a Orlando. Na verdade, ele permaneceu na Flórida até 19 de fevereiro, quando voltou a Campinas. E assim que retornou a Viracopos, embarcou novamente em um avião da FAB. Desta vez, o destino era Brasília, para a retomada dos trabalhos na Câmara dos Deputados.
Contato com Lira
A Sampi Campinas tentou entrar em contato com o deputado para obter mais informações sobre a viagem. No entanto, até o momento da publicação deste artigo, a equipe do presidente da Câmara não havia respondido. Notavelmente, Lira não compartilhou nenhum detalhe da viagem em suas redes sociais.
Repercussões
A viagem de Lira durante o Carnaval gerou algumas questões e críticas. Para muitos, a utilização de um avião da FAB para fins pessoais não é apropriada, considerando o custo estimado de R$ 70 mil por viagem aos cofres públicos. Além disso, houve questionamentos sobre quem eram as cinco pessoas que acompanhavam o deputado na viagem.
Aviões da FAB: quem pode usar?
A utilização de aviões da FAB é regulada por um decreto presidencial, que estabelece uma ordem de prioridade. Primeiro, em casos de emergências médicas. Segundo, quando há razões de segurança. E finalmente, para viagens a serviço.
Para atender a essas situações, a legislação estabelece que o vice-presidente da República, o presidente do Senado Federal, o presidente da Câmara dos Deputados e o presidente do Supremo Tribunal Federal têm prioridade no atendimento.
Conclusão
A viagem de Carnaval de Arthur Lira, realizada em um avião da FAB, gerou debates sobre a utilização de recursos públicos por autoridades políticas. O deputado, por sua vez, justificou o uso do jato para sua segurança. No entanto, a questão permanece: o uso de recursos públicos para fins pessoais é apropriado?
Comentários
A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários deste canal estão sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.
“`markdown
‘Ainda não é assinante? Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.’
“`
Mais lidas
1. Queda de árvore deixa escola de Campinas sem aula até a próxima sexta
2. Homem se muda de casa, é confundido com antigo morador e morto a facadas em Indaiatuba
3. Homem e mulher procurados pela Justiça são capturados pelo BAEP no Campos Elíseos
4. Ciclista morre atropelado por ônibus metropolitano na região central de Campinas
5. Polícia prende homem com depósito de drogas próximo de escola em Campinas
Mais comentadas
1. Jovem que matou amiga com tiro no rosto é expulsa de faculdade de medicina em Campinas
2. Mulher de volante do Guarani briga em rede social e chama torcida de ‘merda’
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, parlamentar esteve em Campinas na última semana
Para informações adicionais, acesse o site