Connect with us
Cinesystem
A Incontrolável Disseminação da Dengue em Campinas A Incontrolável Disseminação da Dengue em Campinas

Campinas

A Incontrolável Disseminação da Dengue em Campinas

14 horas atrás | Tempo de leitura: 20 min

Em 2024, a metrópole de Campinas enfrenta um dos piores surtos de dengue já registrados. A situação é tão alarmante que mesmo antes de atingirmos a metade de fevereiro, os números já são assustadores.

PUBLICIDADE


📢 Fique sempre informado! 📰👀👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Hortolândia e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

A Crise da Dengue em Detalhes

Em 2023, Campinas enfrentou a sexta pior epidemia de dengue já registrada com pouco mais de 11,4 mil casos. E agora, ainda não estamos nem na metade de fevereiro, mas os números deste ano já são alarmantes. A secretaria de saúde já contabiliza 1.949 pessoas infectadas.

A prefeitura confirmou os primeiros casos na cidade causados pelos sorotipos 2 e 3 do vírus, que não circulavam desde 2021 e 2009, respectivamente. As amostras de sangue dos pacientes analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, revelaram essa situação preocupante.

Os moradores diagnosticados com os sorotipos 2 e 3 da dengue foram atendidos por serviços de saúde particulares em Campinas e conseguiram se recuperar.

PUBLICIDADE

A Luta Política Pela Vacina

O prefeito Dário Saadi (Republicanos) tem travado uma ‘batalha’ com o governo federal pela vacina da dengue. A vacina foi incorporada ao Plano Nacional de Imunização, mas ainda não está disponível para Campinas, que não se enquadra em todos os critérios definidos.

Mesmo com a disponibilização do imunizante, o impacto seria mínimo devido à escassez do produto e às restrições de idade para a sua aplicação. O calendário de vacinação da dengue ainda não foi definido pelo Ministério da Saúde, que informou que anunciará ‘em breve’ a data, mas apenas parcialmente, pois parte das doses ainda não foi recebida.

PUBLICIDADE

Estratégia de Conscientização

O prefeito tem realizado eventos de mídia para inspecionar possíveis criadouros do mosquito transmissor em casas de bairros mais críticos. Utilização de drones, aparato de segurança e ampla cobertura da imprensa acompanham essas ações. É uma medida necessária para tentar conscientizar a população sobre os cuidados simples de prevenção contra a dengue, que têm sido historicamente negligenciados.

Outro elemento que preocupa o prefeito é o impacto dessa crise de dengue em sua imagem e sua possível utilização pelos adversários durante o ano eleitoral. Por isso, Dário tem fomentado a narrativa da ‘Vacina Negada a Campinas’ e conseguiu colocar o PT na defensiva.

PUBLICIDADE

A Dengue na Câmara

Na sessão ordinária desta quarta, o tema Dengue foi debatido por poucos vereadores, apesar do tamanho da crise na cidade. Major Jaime (PP) foi o primeiro a levantar o assunto e o usou para atacar o governo Lula por não incluir Campinas na lista de cidades contempladas com a vacina.

Em outro ponto de vista, o vereador Rodrigo da Farmadic (União) apresentou uma ideia para auxiliar na prevenção e combate à doença. Ele sugeriu alterar a lei para que, em caso de emergência sanitária, o poder público possa acessar a propriedade e fazer a limpeza, sem a necessidade de notificação prévia dos proprietários.

PUBLICIDADE

Ministra Nega Emergência

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, declarou que ‘não faz sentido’ o governo decretar uma emergência de saúde nacional devido ao aumento dos casos e mortes de dengue no país. Ela destacou o uso da vacina para o controle da doença, mas minimizou os efeitos práticos neste momento, já que a vacina não deve ser vista como um ‘instrumento mágico’.

Diário do Dário

Os vídeos publicados pelo prefeito Dário Saadi, em seu perfil pessoal, começaram com um take gravado no estilo selfie, com o próprio prefeito realizando a filmagem. Coincidência ou não, o procedimento ganhou força após a notícia exclusiva do Portal Sampi sobre o uso de servidor comissionado para fazer takes usados no perfil particular do prefeito-influencer, que rendeu uma denúncia do Avante ao Ministério Público contra o chefe do executivo.

PUBLICIDADE

Conclusão

A situação da dengue em Campinas é grave e precisa ser tratada com seriedade. As ações de prevenção e controle da doença precisam ser intensificadas e a população precisa ser conscientizada sobre a importância de manter o ambiente limpo e sem criadouros do mosquito transmissor. A luta pela vacina precisa continuar, mas também é necessário buscar outras formas de combater a doença e proteger a população.

Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada na Sampi Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras. É veiculada também pelo jornal OVALE Gazeta da RM Campinas, aos sábados. E-mail para contato com o colunista: [email protected].

PUBLICIDADE

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

PUBLICIDADE

Ainda não é assinante? Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

PUBLICIDADE

Artigo original escrito por: [Nome do Autor](link para o perfil do autor)

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

Tráfego não usual detectado - Como resolver? Tráfego não usual detectado - Como resolver?
DestaqueAtualizado há 1 semana

Tráfego não usual detectado – Como resolver?

O cenário é familiar: você está navegando tranquilamente na internet e, de repente, uma mensagem aparece em sua tela –...

Tráfego Incomum Na Rede - Uma Análise Tráfego Incomum Na Rede - Uma Análise
DestaqueAtualizado há 1 semana

Tráfego Incomum Na Rede – Uma Análise

Introdução Tráfego incomum na rede. Este é um termo que todos nós já encontramos em algum momento, especialmente quando estamos...

Tráfego Incomum - O que é e Como Resolver Tráfego Incomum - O que é e Como Resolver
DestaqueAtualizado há 1 semana

Tráfego Incomum – O que é e Como Resolver

Introdução Tráfego incomum em uma rede de computadores pode ser uma ocorrência alarmante. Quando detectado, muitas vezes é um sinal...

Tráfego Não Usual - Entendendo e Resolvendo Problemas de Rede Tráfego Não Usual - Entendendo e Resolvendo Problemas de Rede
DestaqueAtualizado há 1 semana

Tráfego Não Usual – Entendendo e Resolvendo Problemas de Rede

Introdução Todos os dias, milhões de pessoas em todo o mundo se conectam à Internet. Seja para trabalhar, estudar ou...

Por que o tráfego incomum é detectado na sua rede de computadores? Por que o tráfego incomum é detectado na sua rede de computadores?
DestaqueAtualizado há 1 semana

Por que o tráfego incomum é detectado na sua rede de computadores?

Quando a Google detecta automaticamente solicitações provenientes da sua rede de computadores que parecem violar os Termos de Serviço, isso...

Tráfego Incomum na Rede - Entenda o que é e Como Resolver Tráfego Incomum na Rede - Entenda o que é e Como Resolver
DestaqueAtualizado há 1 semana

Tráfego Incomum na Rede – Entenda o que é e Como Resolver

O tráfego incomum na rede é um problema que muitos usuários de internet podem enfrentar. Este artigo irá explicar o...

DestaqueAtualizado há 1 semana

Entendendo o Tráfego Incomum na Sua Rede de Computadores

O tráfego incomum pode ser um indício de que algo não está bem com sua rede de computadores. Neste artigo,...

DestaqueAtualizado há 1 semana

Tráfego Incomum – Entendendo e Resolvendo o Problema

Introdução Na era digital atual, o tráfego incomum se tornou uma ocorrência comum. Este artigo tem como objetivo informar aos...

Tráfego Incomum - Compreendendo e Resolvendo o Problema Tráfego Incomum - Compreendendo e Resolvendo o Problema
DestaqueAtualizado há 1 semana

Tráfego Incomum – Compreendendo e Resolvendo o Problema

Introdução O mundo digital está sempre em constante mudança, e com isso, surgem questões que podem parecer complexas para alguns...

Tráfego Incomum na Rede - Como Resolver Tráfego Incomum na Rede - Como Resolver
DestaqueAtualizado há 1 semana

Tráfego Incomum na Rede – Como Resolver

Este artigo abordará os possíveis motivos de um tráfego incomum na rede, como esse problema pode ser causado e algumas...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Copyright © 2021 powered by Notícias de Hortolândia.