Se você tem intolerância à lactose e não sabe o que comer, saiba que existem diversos alimentos saborosos que não contêm lactose. Além das opções naturais, como frutas e vegetais, a indústria alimentícia tem buscado trazer alternativas livres de leite ou com a adição da enzima lactase. 

Para a nutricionista Jéssica Ingrid, o ideal é não se apegar apenas à exclusão de alimentos, mas focar na busca pelas diferentes possibilidades e testar receitas. Afinal, é super possível substituir os ingredientes das receitas tradicionais por produtos sem lactose e ainda ter o mesmo resultado.  

LEIA TAMBÉM

De acordo com a profissional, na hora de preparar os alimentos, as pessoas precisam ser criativas ou buscar por receitas já prontas com as adaptações necessárias. 

Para facilitar um pouco esse processo, listamos 7 alimentos saborosos sem lactose que podem ser consumidos sem medo por quem tem intolerância:    

Creme de castanha de caju

Castanhas de caju

Além de ser fácil de preparar em casa, o creme de castanha de caju pode entrar no lugar do creme de leite tradicional nas receitas. Ele é um ótimo substituto, uma vez que seu sabor não é muito forte – assim como o leite de castanha, que geralmente é a alternativa favorita por ser mais parecido com o creme de leite de vaca.

Alternativas sem lactose

Intolerância à lactose o que comer

Para o dia a dia, iogurtes e queijos sem lactose podem ser utilizados no preparo de receitas saborosas, como o patê com base de inhame. Ou seja, uma ótima opção para quem tem intolerância à lactose e não sabe o que comer.

Biomassa

Biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde, por exemplo, é muito nutritiva e, graças a seu sabor neutro, é uma boa opção como base em receitas doces e salgadas. O brigadeiro, por exemplo, pode ser feito com ela e o cacau em pó.

Manteigas

Manteiga de castanha

As manteigas são alimentos que podem ter traços de lactose. Isso significa que a quantidade do carboidrato não é grande e, em alguns casos, pode ser até inexistente. O ideal é sempre conferir o rótulo do produto, uma vez que as marcas podem utilizar quantidades diferentes dos ingredientes – e precisam descrevê-las no rótulo. Mas, caso não queira ficar procurando, uma boa alternativa é a manteiga de castanhas, que além de ser nutritiva, não corre nenhum risco de ter lactose. 

Geleias e gelatinas

Intolerância à lactose: o que comer

Geleias e gelatinas são opções de alimentos que podem ser utilizadas sem medo pelos intolerantes à lactose. Elas são super fáceis de serem preparadas em casa e podem inclusive levar biomassa na composição para dar maior consistência.

Cuscuz

Cuscuz

O cuscuz é um alimento versátil e simples de ser utilizado na dieta de quem tem intolerância. Porém, no caso do cuscuz paulista, a sardinha e o atum enlatados podem conter lactose. Por isso, sempre confira o rótulo dos produtos antes de consumi-los.

Tapioca

Intolerância à lactose: o que comer

A tapioca é a queridinha por muitas pessoas. Além de ser prática para o dia a dia, ela também pode ser utilizada em dietas e por pessoas que têm intolerância à lactose. Os recheios podem ser variados, como frango com vegetais para uma opção salgada, ou creme de avelã com cacau em pó para uma doce. 

Fonte: Guia da Cozinha

Leia também

Menino é atropelado por moto em Hortolândia e socorrido em estado grave ao HC da Unicamp

LEIA TAMBÉM Menino é atropelado por moto em Hortolândia e socorrido em estado grave ao HC …