Chegou a época de comer cereja, lichia, romã, uva, ameixa e pêssego. Seja para adicionar às receitas tradicionais ou para decorar a mesa da ceia, essas frutas de natal são típicas e reinam nas festas de fim de ano.

Mas vamos combinar que escolher aquelas que estão no ponto ideal – nem passada, nem verde – e não desperdiçar dinheiro, é desafiador. Como lidar com isso? Entendendo as características de cada uma delas.

Aqui vale dizer que todas estas frutas frescas não podem ser armazenadas por muito tempo. Por isso, o ideal é comprá-las o mais próximo possível da ceia, entre 2 e 3 dias antes. 

Veja algumas dicas para escolher as frutas certas para a sua ceia de Natal e Ano-Novo:

Uva

Fruta de Natal - Imagem Cacho de Uvas em uma Parreira

Escolha as que tenham o cacho mais firme e cheio. Observe também se ela desprende facilmente do cacho; isso pode indicar que a fruta está madura demais ou até passada. As uvas devem possuir cabinhos verdes, se estiverem escuros indicam que estão envelhecidos. Quanto mais lisa a casa, mais madura e doce a uva está. 

Cereja

Frutas de Natal - Cerejas

Observe se a cereja está sem manchas, firme e com a cor brilhante. Se o cabinho dela estiver verde, a fruta está saudável e fresca. A cereja é um fruta não-climatérica (assim como a uva), ou seja, uma vez fora do pé, ela não amadurece mais. Após a colheita, as alterações que a cereja sofre são apenas degradantes. Por isso, é importante escolher as mais frescas. 

Lichia

Frutas de Natal - Lichias

Opte pelas que estiverem como a coloração que varia do rosa escuro ao vermelho claro, isso indica que estão maduras. A casca da lichia deve estar grossa, sem rachaduras ou manchas. Ao apertar suavemente, confirme se a polpa está consistente. Quando abrir a fruta para comer, a polpa da lichia não pode estar estar manchada, o que indica a oxidação por entrada de ar pela casca. Nesse caso, é preciso descartar a fruta. 

Ameixa

Frutas de Natal - Imagem de Ameixas em um prato de vidro

Como a coloração da ameixa muda a depender da variedade da fruta, não se apegue muito a isso ao escolher a mais madura. Na bancada de frutas o foco é escolher as ameixas que estão com a casca lisa, sem manchas e firme, sem pontos moles. Ao colocar no carrinho e transportar para casa, todo cuidado é pouco. Evite batidas e peso sobre as ameixas. 

Pêssego

 Pêssego

A casca deve estar macia e em tom alaranjado. O pêssego maduro tem perfume doce e suave – quando o cheiro é muito forte, sinal de que o pêssego já está passando do ponto ou, pior, pode estar mofado. Se os pêssegos disponíveis para compra estiverem verdes, mantenha eles em temperatura ambiente, e entre uma banana madura, até o dia da ceia. Quando está madura, a banana exala gás etileno, que amacia e adoça as polpas das frutas que estão próximas. 

Romã

Romã aberto

A fruta oficial do Ano-Novo carrega uma tradição: quem comer e colocar três sementes na carteira terá prosperidade durante o ano todo. Ou seja, a responsabilidade de escolher a romã perfeita é grande! Na hora da compra, pegue somente a romã com casca rígida, de cor viva e brilhante. Qualquer tom escuro na casca indica que ela está passando do ponto. Deixe essa fruta de lado e opte por outra.

Fonte: Guia da Cozinha

Leia também

Multinacional do ramo automotivo divulga vagas para Auxiliar de Produção em Sumaré