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Lombo, chester, pernil, bacalhau. Praticamente todos os pratos típicos natalinos que vêm à cabeça quando pensamos nesta data, têm carne. Mas a busca por pratos para compor uma ceia de Natal vegetariana cresce conforme aumenta o número de vegetarianos no Brasil.

Atualmente, segundo dados do IBGE, já são 29 milhões de brasileiros que se definem como vegetarianos, o que equivale a cerca de 14% da população total do país. Os últimos seis anos representam o período de maior crescimento: a quantidade de pessoas adeptas à dieta sem carne praticamente dobrou.

O vegetarianismo exclui todo tipo de carne da alimentação, mas alguns vegetarianos excluem também outros itens de origem animal. De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, o vegetarianismo tem quatro classificações:

  • Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação;
  • Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na sua alimentação
  • Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação
  • Vegetarianismo estrito ou veganismo: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação.

Em comum, todos os vegetarianos têm a dificuldade para se alimentar em festas que, na maioria das vezes, não têm opções criativas e variadas para quem não come carne. Mas não precisa ser assim!

Selecionamos receitas para compor a sua ceia de Natal vegetariana:

Entradas

Saladas

Saladas são as entradas oficiais. Elas podem, e devem, ser mais completas para compor sua ceia de Natal vegetariana, com frutas, mix de folhas, queijos, grãos e sementes. E, claro, um molho diferente para temperar.

Salada com molho de queijo

Salada de avocado

Salada verde com queijo coalho

Salada de arroz com berinjela

Salada de agrião com mandioquinha e figo

Salada de kani e pepino

Salada de feijão preto

Salada de folhas com queijo coalho

Salada de folhas com rabanete e molho de iogurte

Salada verde com romã

Salada de macarrão e brócolis

Salada de penne com legumes e ovos

Salada de abobrinha com nozes, damasco e hortelã

Salada de legumes com molho de vinho

Beterraba recheada

Tabule tropical

Salada de Endivia com Tabule

Tabule à Viquete

Tabule de Quinoa no copinho

Tabule de Arroz

Tabule com Quinoa

Tabule de Feijão Branco

Torta de Tabule

Tabule de Arroz Preto

Guacamole + chips

Outra sugestão de aperitivo para preparar o corpo para o jantar é a guacamole, pasta mexicana à base de abacate e temperos. Acompanha tortillas, claro!

Guacamole Original

Salgadinho de fubá

Tortilla Mexicana Caseira

Tortillas de Queijo para Guacamole

Prato principal

Cuscuz

O cuscuz é aliado de quem não come carne por ser versátil. Pode ser consumido como acompanhamento, mas também rende um prato principal.

Salada de Cuscuz Marroquino

Cuscuz recheado com Queijo Coalho

Cuscuz Vegetariano

Cuscuz Nordestino com Queijo

Cuscuz Tradicional

Risotos

Os risotos, já consagrados nos eventos, abrem uma variedade de receitas. Eles podem ser feitos com cogumelos, com queijos, alho poró, manjericão, rúcula… É só deixar a criatividade fluir.

Risoto aos Quatro Queijos

Risoto de Batata

Risoto de Alho Poró

Risoto de Palmito

Risoto de Gorgonzola e Pera

Risoto de Quinoa

Purês

Purês são ótimas pedidas para compor uma ceia sem carne e rendem variações, de mandioca, batata, batata doce, banana etc. Com eles, também vale pensar em escondidinhos.

Aligot

Purê de Mandioquinha com Rúcula

Purê de Banana da Terra e Robalo com Crosta de Amêndoas

Arroz Natalino com Purê

Bolinho de Purê recheado com Queijo

Escondidinho de Berinjela e Queijo

Escondidinho de Legumes

Escondidinho Vegetariano

Escondidinho de Legumes com Cobertura Crocante

Escondidinho de Brócolis com Mandioquinha

Farofas

E tem farofa também, o ícone dos pratos de Natal. Sai a carne de porco, entram a cebola caramelizada, a cenoura, a couve e o que mais você quiser! Veja algumas opções de receitas de farofa vegetariana:

Farofa de Cebola Caramelizada

Farofa de Cenoura e Milho

Farofa de Couve com Cenoura

Farofa Integral de Legumes

Farofa de Pepino

Farofa de mesa com Dendê

Farofa de Jerimum

Farofa de Couve

Farofa de Coco

Farofa de Banana Nanica

Sobremesas veganas

Para os veganos – que não consomem nenhum ingrediente de origem animal -, boas opções são salada de frutas, sorvetes sem lactose ou sobremesas clássicas, com ingredientes que possam ser substituídos pelos de origem vegetal – é o caso do bolo de chocolate sem ovo. Veja opções:

Pavê de Jaca

Salada de Frutas no potinho

Sorbet de Morango sem Lactose

Torta de Maracujá sem Açúcar e sem Lactose

Bolo de Chocolate sem Ovo

Bolo de Maçã sem Lactose

Fonte: Guia da Cozinha

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