Celebrado no dia 6 de janeiro em diversos países – principalmente os que têm a religião católica como predominante -, o Dia de Reis representa a chegada dos três reis magos Gaspar, Melchior e Baltazar, que teriam seguido a Estrela de Belém até encontrar o menino Jesus, nascido há poucos dias, para presenteá-lo com incenso, mirra e ouro.

As tradições acerca da data são diferentes de país para país e cada um conta com suas próprias individualidades. Na Espanha, por exemplo, o Dia de Reis é mais comemorado que o próprio dia do nascimento de Jesus – o Natal!

Tradições brasileiras

As tradições mais comuns do Brasil para o Dia de Reis contam com desmontar a árvore e guardar os enfeites de Natal, além da famosa Folia dos Reis, que é caracterizada pelo cortejo dos católicos ao Menino Jesus.

Simpatias

Para quem gosta de simpatias, aqui vai uma: comer nove sementes de romã – três para cada um dos reis. Os adeptos dizem que esse hábito serve para trazer fortuna durante o ano todo.

Bolo de Reis

Com frutas cristalizadas e formato de coroa, os doces típicos da data também trazem alguns costumes. A brincadeira antiga que pode ser feita com o bolo promete trazer muita sorte para a pessoa que achar a tradicional fava de baunilha ou alguma imagem do Menino Jesus.

Aprenda a fazer o Bolo de Reis

Fonte: Guia da Cozinha

Leia também

Confidencial divulga oportunidade(s) para Supervisor de Manutenção – v2089371

Descrição Ensino superior completo em engenharia (de produção/mecânica/elétrica/mecatrônic…