Para o organismo conseguir se recuperar, o fígado precisa transformar todo esse álcool em acetaldeído – uma substância tão tóxica que, ao circular pelo corpo, causa os sintomas da ressaca. Com essa substância, o fígado consegue obter o ácido acético, que é eliminado na urina, encerrando os efeitos da noite de bebedeira.

Todo esse processo não é rápido, por isso o desconforto demora para passar. Mas, é possível evitar o problema intercalando a bebida alcoólica com um copo de água e alguns alimentos gordurosos. Mas, se o estrago já foi feito, pode ficar tranquilo! Saiba que existem soluções práticas para aliviar os sintomas. 

Frutose é sua melhor amiga

As frutas são suas grandes aliadas contra a ressaca, graças à frutose – o açúcar contido nelas. Ele é importante porque intensifica a velocidade da queima e da eliminação do álcool no organismo.

Outro motivo para ingerir um copo de suco na manhã seguinte da bebedeira é combater a sensação de cansaço – que acontece em função da perda de glicose por meio da urina após consumir grandes quantidades de álcool.

Laranja

Mas, se você não for muito fã de frutas, outra boa opção é o mel, que também é rico em frutose!

Uma boa alimentação é uma ótima pedida

Mesmo com enjoo, faça uma força! Afinal, alimentos leves ajudam o corpo a se recuperar mais rapidamente. A banana é uma opção perfeita de café da manhã, por exemplo. Além de não ser pesada, ela também ajuda a repor o potássio que o corpo perde na eliminação de líquidos e auxilia o estômago a produzir o muco que o protege da atividade do suco gástrico. 

Hidrate-se!

Todos sabem que um dos primeiros efeitos da bebida é a constante vontade de ir ao banheiro, não é? E nessa brincadeira, muita água é eliminada e pouco é recolocada. Para suprir essa necessidade, o corpo utiliza a água do cérebro para se hidratar. Esse “furto” de água ocasiona a famosa dor de cabeça de ressaca. Por isso, é muito importante ingerir bastante água no decorrer do dia para aliviar essa tensão por falta de líquidos.

Além disso, os refrigerantes, por exemplo, também são boas opções de líquidos pelo seu alto nível de carboidrato, que contribui na recuperação do açúcar eliminado pelo álcool. 

Você merece um cochilo! 

Cochilo para curar a ressaca

O corpo precisa descansar para se recuperar. Mesmo que alguns alimentos e remédios possam ajudam a aliviar os sintomas, o organismo precisa de um tempo para voltar ao normal. Assim, evite ingerir café, já que a cafeína é uma substância que acelera a atividade do corpo – algo que ele não precisa nesse momento.

Se dê um tempo de descanso – você e seu corpo merecem depois de tanto esforço que seu organismo precisou fazer para te livrar de todo o álcool ingerido. 

Fonte: Guia da Cozinha

Leia também

Lojas Torra divulga oportunidade(s) para Promotor(a) de Vendas – v2041189

 #vagafeitaparavocê  Principais responsabilidades: Atendimento ao cliente; Organ…