Connect with us

Cidade

Último encontro do Curso de Extensão sobre Educação Integral propõe debate sobre Direitos Humanos e Inclusão

Artigo

em

Evento aberto ao público, promovido pela Federal da Bahia, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, acontece nesta quarta-feira (24/11), às 18h 

“Educação Integral, Direitos Humanos e Inclusão” é o tema do 9° e último encontro do curso de extensão “Educação Integral e Democracia: Interfaces, Convergências e Urgências”, que acontece ao vivo, de maneira remota, nesta quarta-feira (24/11), às 18h.

LEIA TAMBÉM

A formação é promovida pelo Observatório Nacional de Educação Integral, por meio da UFBA (Universidade Federal da Bahia), em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Hortolândia. O evento é aberto à comunidade e pode ser acompanhado em tempo real pelo seguinte link: https://www.youtube.com/channel/UCBxj7xy5o096Bfc5zvt_Hng

O curso acontece desde março deste ano e busca promover debates acerca dos principais temas da educação integral e, assim, contribuir com o enfrentamento e impacto da pandemia nas comunidades escolares. Hortolândia, que acaba de retomar as aulas presenciais na rede municipal, conta com o programa de Educação Integral desde 2017. A iniciativa beneficia estudantes do 1° ao 5° ano, no município. 

Participam do encontro desta noite os seguintes convidados: a Profa. Cláudia Cristina Pinto Santos, membro da equipe pedagógica do Curso de Extensão em Educação Integral – UFBA/FACED/GEPEC; o Prof. Orlandil Moreira, da UFPB (Universidade Federal da Paraíba); o Prof. José Antônio Matos, para compartilhar experiências; e a Prof. Dra. Jaqueline Moll, mediadora do evento. 

O debate será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da TV Undime Bahia (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação-BA) e poderá ser acessado também pela página da entidade no Facebook: https://www.facebook.com/webtvundimebahia.  

Voltado a diretores, assistentes de direção, coordenadores pedagógicos, professores, educadores e agentes educacionais, o curso de extensão em formato online ocorreu entre os meses de março e novembro de 2021, na última quarta-feira de cada mês. Além da oportunidade de terem aulas com professores e convidados especiais, os profissionais inscritos também recebem certificado de participação ao final do curso e conteúdos variados para o estudo dos temas através da plataforma virtual de aprendizagem da UFBA.  

No último encontro, o tema “Educação integral, cidade educadora e territórios educativos”, tendo como palestrantes a pesquisadora Ana Beatriz Goulart de Faria, pela USP (Universidade de São Paulo); o Prof. Especialista em arte educação, Valdson José de Santana Júnior; o professor e pesquisador Márcio Tascheto da Silva; a Profa. Dra. Eliara Zavieruka Levinski, e a Prof. Dra. Jaqueline Moll, mediadora do evento.  

Saiba mais sobre os participantes do Fórum de Debate: 

Cláudia Cristina Pinto Santos possui graduação em Ciências Sociais pela UFBA, Especialização em Metodologia, Pesquisa e Extensão em Educação – Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialização em Gestão Escolar Universidade Contemporânea (UnC), Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL), Doutoranda em Educação – UFBA. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo – UFBA/FACED/GEPEC, articuladora do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral Integrada. Faz parte da Equipe Pedagógica do Curso de Extensão em Educação Integral – UFBA/FACED/GEPEC. Atuou como consultora do MEC/UNESCO, no Programa Mais Educação, Assistente Técnica para Pleno Municipal de Educação MEC/UNDIME-BA/SEC, redatora da Educação Infantil para Currículo Bahia – PROBNCC/UNDIME-BA/SEC e na Coordenação UNDIME no Comitê de Governança do Currículo Referencial Bahia, é Coordenadora de Educação Integral da Rede Municipal de Ensino de Nazaré – Bahia e Coordenadora Acadêmica da Faculdade Olga Mettig. É professora, tendo atuação na Educação Básica e Ensino Superior Presencial e EAD. Temas: Educação Integral, Currículo escolar, Educação e sociedade, Políticas Educacionais. 

Prof. Orlandil Moreira possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1984), mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal da Paraíba e no Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos (PPGDH). Tem experiência de ensino e pesquisa na área de Sociologia e Educação, com ênfase em Educação Popular, movimentos sociais e direitos humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, Educação Integral, juventude, movimentos sociais, poder local e participação cidadã e direitos humanos. 

Mediadora: Jaqueline Moll é Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursou Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim, Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Especialização em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona. Atualmente é professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Frederico Westphalen. Foi Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (2014-2018). Foi professora colaboradora da Universidade de Brasília (2006-2008). Trabalhou no Ministério da Educação (2005-2013), tendo exercido as funções de Diretora de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Permanente, Alfabetização e Diversidade e Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica. 

Links para a participação Web TV Undime Bahia:  

YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCBxj7xy5o096Bfc5zvt_Hng 

Facebook – https://www.facebook.com/webtvundimebahia

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Cidade

Alunos da Escola de Música participam de audições individuais, neste domingo (05/12)

Artigo

em

Por

As avaliçaões serão feitas no próprio centro com o alunos dos cursos de clarineta, trompete e percussão

Com o avanço da vacinação contra a COVID-19, o CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia), órgão da Prefeitura, tem retomado as atividades presenciais. Neste domingo (05/12), o centro inicia as audições individuais e coletivas. A programação começa às 8h30 com os estudantes do curso de clarineta. Depois, às 10h, será a vez dos alunos do curso de trompete. Já no período da tarde, às 13h, serão realizadas as audições com os alunos do curso de percussão. O centro salienta que as audições seguirão os protocolos sanitários que incluem o uso obrigatório de máscara, distanciamento e disponibilização de álcool em gel para higienização. Os familiares dos alunos poderão acompanhar as audições. O CEMMH está localizado na rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida.  

LEIA TAMBÉM

De acordo com o coordenador, o maestro Marcio Beltrami, as audições contarão com a participação de cerca de 40 alunos. As audições são uma importante atividade para avaliar o aprendizado e o desenvolvimento técnico dos estudantes. O maestro ainda salienta que as audições serão realizadas com os alunos que sentem seguros na retomada das atividades presenciais. Os estudantes que, porventura ainda não se sentirem à vontade em voltar às atividades presenciais, serão avaliados posteriormente. 

A programação das audições individuais prossegue nos dias 11/12 com os alunos dos cursos de percussão e musicalização infantil, e 12/12 com os estudantes dos cursos de saxofone, flauta e fagote, trombone, euphonium e tuba, trompete e trompa. Os alunos com melhor avaliação participarão da audição coletiva, que será realizada no dia 14/12.

OBS.: Foto tirada antes da pandemia do Coronavírus

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Interessados em iniciar 2022 praticando esporte gratuitamente podem se inscrever em projeto da Prefeitura

Artigo

em

Por

“Escolinhas Esportivas” de Hortolândia disponibilizam vagas em diversas modalidades 

A Prefeitura de Hortolândia faz a última chamada deste ano para quem quer praticar esporte gratuitamente. Com a retomada gradual e consciente das atividades esportivas na cidade, há diversas vagas a serem preenchidas em diferentes tipos de modalidades pelo projeto Escolinhas Esportivas da Administração Municipal. Restam pouco menos de duas semanas para o início do recesso das atividades para a comemoração das festas de final de ano. Mas os interessados ainda podem escolher o esporte preferido para começar o ano que vem com o corpo em ação. Pessoas de todas as idades podem se inscrever nas modalidades e locais que preferirem, gratuitamente, para a prática esportiva desejada.

LEIA TAMBÉM

“As aulas das Escolinhas Esportivas entram no recesso neste final de ano, em aproximadamente duas semanas. Por isso, ao se inscrever agora, o munícipe garante o direito de praticar a modalidade após a retomada das atividades em 2022. Portanto, quem pensa em iniciar agora ou no próximo ano os treinamentos esportivos, já pode garantir a matrícula. As atividades retomaram de maneira gradual e consciente, após o período de inatividade por conta da pandemia do Coronavírus e ainda há diversas vagas. Tudo é de maneira gratuita e temos o objetivo de ver a população cada vez mais saudável. Esporte é vida”, explica o secretário de Esportes da Administração Municipal, Wilson Amaral.

Informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 39651400, no ramal 7410, da Secretaria de Esportes da Prefeitura ou diretamente nos telefones dos principais locais (abaixo). O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

Centro Poliesportivo “Nelson Cancian”

Telefone: (19) 3865-5577

Endereço: Rua João Barreto da Silva, 505, Jardim Nova Hortolândia.  

Centro de Lutas “Eliel Gomes”

Endereço: Rua Brigadeiro Faria Lima, 400, Vila Real.

Telefone: (19) 3897-2070 

 

Estação Cidadania de Esportes 

Endereço: Entre as ruas João Guimarães Rosa e Fernando Sabino, próximo ao Supermercado Good Bom do Jardim Amanda. Basta ir ao local.

Ginásio Poliesportivo Victor Savalla

Endereço: Rua Aguinaldo Gomes Cardoso, nº 500, Jardim Nossa Senhora de Fátima, nas dependências do Parque Socioambiental Dorothy Stang.

Telefone: (19) 3965-5951

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Dia de Luta da Pessoa com Deficiência é marcado com dança e caminhada na lagoa do Santa Clara

Artigo

em

Por

Em busca da igualdade de oportunidades, atividade organizada pela Prefeitura de Hortolândia reuniu cerca de 150 pessoas

A Prefeitura de Hortolândia, por meio do Departamento Municipal de Direitos Humanos, celebrou nesta sexta-feira (03/12) o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência. A atividade, realizada no Observatório Parque Escola, o antigo CREAPE do Jardim Santa Clara do Lago, reuniu cerca de 150 pessoas, entre deficientes, parentes, amigos e profissionais da educação.

LEIA TAMBÉM

O diretor do Departamento Municipal de Direitos Humanos, Fabiano Cavalcante, destacou a realização do evento e disse que o Dia de Luta tem a proposta de chamar as pessoas para a reflexão e necessidade de se realizar a inclusão social de pessoas com deficiência. “É importante promover essas atividades que garantam esse contato saudável e para que possamos transmitir essa mensagem de que todos nós somos iguais e que é fundamental lutar por uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou Fabiano.

A chefe de setor de políticas públicas para deficientes, Cristiane Rocha, parabenizou a participação de todos no ato e disse que o seu sentimento era de gratidão por estar a frente de um projeto que trabalha diretamente na elaboração de políticas públicas para melhorar a vida dos deficientes. “Como as aves as pessoas são diferentes em seus vôos, mas iguais no direito de voar. Hoje a pessoa com deficiência pode e deve fazer o que tiver vontade, basta a sociedade ajudar para que essas pessoas saiam de suas casas e sejam incluídas. Por isso, hoje, meu sentimento é de pura gratidão. Aqui consigo fazer o que amo, que é trabalhar com essas pessoas tão especiais e ajudar a fazer a diferença na vida delas”, afirmou Cristiane.
Durante a atividade, foi realizada palestra com a psicóloga Cynthia Jardim, sobre saúde e bem estar. Cynthia, que é cadeirante, contou brevemente a sua trajetória de vida e deixou uma mensagem de esperança em nome da igualdade de condições.

Logo em seguida houve apresentação do Quarteto da Inclusão do “Projeto Mais Dança”, da professora Liliane Mello, caminhada em torno da lagoa e o evento foi finalizado com apresentação de boxe adaptado e ginástica rítmica.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 2 dias

Atacadista investe R$ 25 milhões e cria 130 empregos em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia anunciou nesta sexta-feira (3) que a partir da próxima segunda-feira (6), a rede Spani Atacadista começará...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Garota Descolada seleciona funcionários para trabalho em Hortolândia

  O segredo de um grande sucesso esta no trabalho de uma grande equipe. LEIA TAMBÉM Hortolândia promove concurso de...

CidadeAtualizado há 4 dias

Deputados aprovam criação de cartórios em Hortolândia

Representantes da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovaram três projetos de lei que instituem o cartório de Hortolândia na...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Estado de SP mantém obrigatoriedade do uso da máscara

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, decidiu nesta quinta-feira (2) manter a exigência do estado de uso...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Prefeitura de Indaiatuba abre Concurso Público para preencher 162 vagas em 75 cargos

A Prefeitura de Indaiatuba publica na Imprensa Oficial do Município desta quarta-feira (01) o edital 01/2021 com a abertura do...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Atenção: Segunda dose da vacina Janssen em Hortolândia

A Secretaria de Saúde de Hortolândia foi informada oficialmente na última segunda-feira (29), pelo Governo do Estado de São Paulo,...

DestaqueAtualizado há 6 dias

Leci Brandão, OhPreto e Samprazer realizam show em Sumaré

Para celebrar o Dia Nacional do Samba, no próximo domingo (05), grandes nomes do samba estarão em Sumaré, cidade do...

DestaqueAtualizado há 6 dias

SÓ HOJE: Subway do Jardim Amanda vai dar segundo lanche de graça

A Subway do Jardim Amanda, realiza somente nesta terça-feira, 30 de novembro, na compra de um Sub de Frango Defumado...

CidadeAtualizado há 6 dias

EMTU acrescenta sete viagens em linha de ônibus que liga Hortolândia

A EMTU (Empresa Paulista de Transportes Metropolitanos) confirmou que a partir desta terça-feira (30), o número de ônibus e viagens...

DestaqueAtualizado há 6 dias

Embalixo seleciona funcionários para trabalho de Auxiliar de Produção em Hortolândia

A EMBALIXO é líder nacional na categoria de sacos para lixo. Sempre buscando alternativas que visem a melhoria, seja do...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS