A Prefeitura de Hortolândia convida os servidores municipais a vestir camisetas na cor rosa, nesta sexta-feira (25/10), para uma ação de mobilização da Campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama. A partir das 8h, os profissionais que trabalham no Paço Municipal Palácio das Águas se reunirão no estacionamento do prédio, para prática de atividade física. O objetivo é destacar a importância das mulheres realizarem o auto exame das mamas e fazer acompanhamento médico regular, a fim de prevenir a doença.

De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como a prática de atividade física, amamentação prolongada, alimentação saudável, redução do consumo de bebidas alcoólicas, entre outras ações.

A saúde é prioridade no governo do prefeito Angelo Perugini. E a saúde da mulher recebe atenção especial. O Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) de Hortolândia é a unidade de referência para atendimentos de casos específicos, como gravidez de alto risco, e para exame de rastreamento de câncer de mama. Todos os meses, esta unidade realiza cerca de 600 mamografias, exame que auxilia no diagnóstico de câncer de mama. Com este volume de atendimento, a Prefeitura conseguiu zerar a fila de espera de mulheres que aguardavam pelo diagnóstico. Isso foi possível graças à organização do agendamento, que é realizado diretamente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde): assim que a paciente recebe o pedido para mamografia, ela é atendida em, no máximo, 30 dias.

Como o atendimento das pacientes com pedido para exame segue em dia, a Prefeitura busca por mulheres que nunca realizaram mamografia. De acordo com a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), mulheres com mais de 40 anos que nunca fizeram o exame podem procurar a UBS mais próxima e solicitar o pedido. Já aquelas que têm mais de 50 anos precisam fazer o exame a cada dois anos.

Campanha Outubro Rosa

Em adesão à campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama, a Prefeitura de Hortolândia realiza, ao longo deste mês, atividades em diversas unidades de saúde, valorizando a auto-estima da mulher e incentivando os cuidados com a saúde. Para marcar o mês, a Ponte da Esperança (estaiada) recebeu iluminação decorativa cor de rosa. Confira abaixo, as próximas atividades: 

UNIDADE

DATA

HORA

ATIVIDADE

UBS NOVA EUROPA

24/out

7h30

CAMINHADA – ZUMBA – CAFÉ ROSA – TESTE RÁPIDO ISTs

UBS STA CLARA

25/out

9h30

CAFÉ DA MANHÃ – SORTEIO DE BRINDES – DINÂMICA – MÚSICA – RODA DE CONVERSA

UBS FIGUEIRAS

25/out

9h30

PALESTRA – PREVENÇÃO CONTRA VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA E DE ÚTERO

PAÇO MUNICIPAL

25/out

8h

MOBILIZAÇÃO DE SERVIDORES PARA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS

UBS SÃO JORGE

31/out

8h30

GRUPO SOBRE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA E QUALIDADE DE VIDA

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

DPVAT foi extinto por MP, que pode caducar, diz Bolsonaro

Presidente da República, Jair Bolsonaro, no almoço oferecido aos líderes do Brics, na tard…