Quem estiver nas ruas de Hortolândia nesta segunda-feira (01/03) poderá se deparar com “figuras” grandes e estranhas. Não precisa ter medo delas! É o projeto “Bonecos Gigantes”, do grupo de teatro de animação Canoa Encantada. A trupe fará duas apresentações com bonecos em espaços públicos da cidade. A primeira será, às 8h, na praça Claudio Aparecido de Moraes, em frente a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Profª. Zenaide Ferreira de Lira Seorlin, Remanso Campineiro. A outra apresentação será, às 17h, na rotatória da rua Orestes Denadai com a avenida Anhanguera, Vila São Pedro, próximo ao supermercado São Vicente. O projeto é um dos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, coletivos, grupos, profissionais e empresas artístico-culturais do município que tiveram as atividades paralisadas pela pandemia do Coronavírus.

De acordo com Genivaldo Aleixo, um dos fundadores do grupo teatral, a ideia é levar para as ruas um pouco de alegria para animar as pessoas em meio ao clima de isolamento provocado pela pandemia. A inspiração para o projeto foram os famosos bonecos do carnaval de Olinda (PE). 

LEIA TAMBÉM

O grupo confeccionou três bonecos que retratam personagens importantes da história do município. Um deles é o “Tropeiro”, que representa a origem da cidade, que no século 19, quando se chamava Jacuba, era ponto de parada de tropeiros. O outro boneco é o “Palhaço da Folia”, que remete à Folia de Reis, evento cuja tradição se mantém viva até hoje na cidade. O terceiro boneco é a “Violeira”, que homenageia as mulheres violeiras que integram a Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia. “Com este projeto, promovemos um resgate de personagens históricos que estão enraizados na cultura popular da cidade”, destaca Genivaldo. 

Os bonecos têm 1,80 de altura e podem alcançar entre 3,60m a 3,70m com o manipulador. Na confecção dos bonecos, para deixá-los mais leves, foram utilizados espuma e a técnica artesanal de papietagem, na qual é usado papel picado para ser colado em um molde. Nas apresentações, cada boneco terá um manipulador interno, junto com outro de apoio, acompanhados de dois músicos. 

O grupo ainda fará mais duas apresentações na próxima quinta-feira (04/03), às 9h30, na Praça Neusa Maria Marchetti, Vila São Francisco, e às 17h, na praça da rua Nossa Senhora do Carmo, próxima a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Profª Rosimar Bertão Gomes, no Jardim Minda.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Correção: Prefeito de Taguaí morre após contrair covid

Att. Srs. Clientes, A nota enviada anteriormente continha um erro no segundo parágrafo: o …