Connect with us

Cidade

Projeto da PUC de Campinas conta as memórias de idosos do Jardim Rosolém em série de podcasts, lançada nesta terça-feira (14/09)

Artigo

em

Produção tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia

As memórias de vidas dedicadas a cuidar do outro, de idosas e idosos moradores da Região do Jd. Rosolém, em Hortolândia, estão agora eternizadas em mensagens sonoras que as gerações futuras poderão consultar, navegando pelas ondas da rede mundial de computadores. Elas serão contadas em diversos episódios, num formato próximo ao do rádio, porém, mais moderno e flexível: o podcast, disponibilizado gratuitamente via internet. Nesta terça-feira (14/09), a equipe do Projeto de Extensão “ARTiculadas”, responsável por transformar pesquisa em produto técnico-cultural, lança o primeiro episódio da série “Sísifo e o cuidado”, que poderá ser ouvido em seis plataformas de “streaming” (veja abaixo). O projeto é desenvolvido por extensionistas da PUCCampinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Novo Ângulo, órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. 

LEIA TAMBÉM

O trailer já está disponível. Para ouvi-lo basta clicar no seguinte link: https://open.spotify.com/episode/5Oxu9lbxnsNB6s2RGQZHAh?si=7GiyqoKqSY20-koLuQm0Uw&utm_source=whatsapp&dl_branch=1. A cada semana, um novo episódio será publicado.

Após contatos travados ainda em 2019, os relatos de vida foram coletados em plena pandemia do Coronavírus, no segundo semestre de 2020, depois que os pesquisadores começaram a acompanhar as atividades socioeducativas realizadas de maneira remota com os grupos de idosos vinculados ao CCS (Centro de Convivência Social) do Jardim Rosolém. O contato foi fundamental para que fosse identificado o perfil sociocultural do grupo. 

“Tratava-se de um grupo majoritariamente formado por mulheres acima de 60 anos, migrantes estabelecidas na região desde a emancipação de Hortolândia e que haviam tido uma trajetória de vida marcada pelo trabalho do cuidado: o cuidado direto e indireto das pessoas da família e as ações voluntárias de cuidado do outro no âmbito das pastorais católicas, organizações da sociedade civil e comunidades do bairro. Em 2021, passamos a realizar a coleta dessas memórias do cuidado, por meio da aplicação da metodologia da História Oral, com vistas a produção de materiais socioeducativos que promovessem a sensibilização da sociedade para a importância do trabalho cuidado para a reprodução social, valorizando, ao mesmo tempo, as histórias de vida das mulheres idosas do CCS do Jardim Rosolém de Hortolândia e fortalecendo o Grupo da Melhor Idade do qual fazem parte. O resultado principal dessa ação tem sido o retorno positivo da própria população ouvida pela equipe de alunos voluntários de extensão, sobre o sentimento de valorização que o contato com o projeto tem trazido. Consideramos que esses relatos de alegria e satisfação de contar sua história de vida são importantes indicadores de que a valorização da pessoa idosa e de sua contribuição para a reprodução social de sua família e comunidade, são mecanismos sociais fundamentais para a garantia dos direitos humanos e sociais da pessoa idosa”, ressalta a Prof.ª Dr.ª Stela Cristina de Godoi, da Faculdade de Ciências Sociais e também extensionista da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC Campinas, que está à frente do projeto.

Para a coordenadora do CRAS Novo Ângulo, ao qual o CCS Jd. Rosolém está ligado, Eliane Silva, “o objetivo é valorizar o trabalho invisível de cada um, e também identificar a importância deste trabalho na construção da nossa cidade”, comenta ela. 

“O podcast ‘Sísifo e o Cuidado’ vem de um projeto de ampla escuta dos nossos idosos do CRAS Novo Ângulo, mais especificamente do CCS Jardim Rosolém. Essa escuta é de suma importância para o desenvolvimento de tudo o que acontece dentro do equipamento CRAS, mas ela serve como valorização dos nossos munícipes, pois eles trazem a sua historicidade, a sua bagagem, pois nos ajudaram a construir a nossa cidade”, afirma o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.

Sobre o mito de Sísifo

Na mitologa grega, Sísifo era um homem que ousou desafiar os deuses. Capturado, sofreu punição severa. Para toda eternidade, teria de empurrar uma pesada pedra da base até o topo de uma montanha; a pedra rolaria para baixo e ele teria que começar tudo novamente, a cada dia. Para o filósofo Albert Camus, que trouxe às gerações atuais importantes reflexões sobre este mito, ele enfoca um ser que, mesmo condenado a uma tarefa sem sentido, vive a vida ao máximo, lutando contra a morte. Mesmo reconhecendo a falta de sentido no que faz, Sísifo continua executando sua tarefa diária.

Confira a descrição do podcast no Spotify 

Os afazeres domésticos com a casa, o cuidado direto com as pessoas (as crianças, os idosos, os enfermos), todas essas atividades ocupam boa parte de nossas vidas e são fundamentais para o nosso bem-estar físico e emocional. Nós humanos, somos seres de cuidado, somos todos Sísifo trabalhando pela nossa reprodução biológica e social. O trabalho do cuidado é uma pedra pesada de carregar sozinha e, pior de tudo, ela é invisível, sobretudo se você for mulher. https://open.spotify.com/show/0MEmUW1M53YEAglaOWVmWb 

O podcast estará disponível nas seguintes plataformas de streaming:

Âncora: https://anchor.fm/stela-godoi

Disjuntor: https://www.breaker.audio/sisifo-e-o-cuidado

Podcast do Google: https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy82OGFiMzBjMC9wb2RjYXN0L3Jzcw==

Pocket Casts: https://pca.st/mggkit3c

Radio Public:https://radiopublic.com/ssifo-e-o-cuidado-6vPNjl

SpotifY: https://open.spotify.com/show/0MEmUW1M53YEAglaOWVmWb

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Cidade

Inscrições online para campanha de castração de mil cães e gatos em Hortolândia

Artigo

em

Por

A Prefeitura abrirá as inscrições online de 4 a 6 de outubro, se todas as vagas forem preenchidas, as inscrições podem ser encerradas mais cedo.
Dando continuidade à política pública de proteção aos animais, a Prefeitura de Hortolândia está lançando mais uma campanha de castração de cães e gatos em quatro áreas da cidade.
De acordo com a Secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a ação será realizada nos dias 13, 14 e 15 de outubro e 3 e 4 de novembro.
Você pode se inscrever online entre os dias 4 e 6 de outubro por meio de um link que será publicado nos próximos dias.
Ao registrar um animal de estimação, é necessário o cartão de cidadania do responsável.
No total, 1.111 animais serão atendidos pelo Departamento de Bem-Estar e Proteção Animal (DPBEA).
Embora o prazo para inscrições seja de três dias, a vaga poderá ser fechada mais cedo se a lotação para o evento for atingida.

Acompanhe no calendário abaixo os locais onde haverá castração:

Dias 13 e 14/10

LEIA TAMBÉM

Ginásio Poliespotivo Nelson Cancian

Rua João Barreto da Silva n° 505-Vila Real Santista

Dia 15/10

Emef Jd. Santiago

Rua Projetada, n° 500 – Jardim Santiago

Dia 03/11

Estacionamento Parque Irmã Dorothy

Manoel Antonio da Silva, n° 415 – Jardim Nossa Senhora de Fátima

Dia 04/11

DPBEA (Departamento de Proteção e Bem Estar Animal)

Rua Athanázio Gigo, n° 60 – Chácara Recreio 2000

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Psicologia Positiva é tema de webinário promovido pela Prefeitura de Hortolândia

Artigo

em

Por

Evento, realizado na noite desta segunda-feira (27/09), reuniu profissionais da Educação

Mais de dois mil profissionais da educação participaram, na noite desta segunda-feira (27/09), do 11° encontro do Percurso de Webinários “Educação na Rede”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, via plataforma Zoom, com retransmissão pelo canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no YouTube. O tema, “As singularidades das forças pessoais que revelam a riqueza positiva de cada indivíduo”, foi abordado pelo Prof. Vitor Rodrigues. A ação integra o ciclo formativo de palestras online que discute as principais pautas sobre educação na atualidade e busca a aproximação virtual com os profissionais da educação. 

LEIA TAMBÉM

Durante a abertura do encontro, a secretária adjunta de Educação, Ciência e Tecnologia, Roberta Diniz, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do webinário como espaço para reflexão e inspiração nesse momento de retorno das aulas presenciais. 

Rodrigues iniciou a palestra, ressaltando a importância de compreender e identificar as habilidades e competências socioemocionais e o que cada indivíduo tem de melhor. “A aprendizagem criativa é uma das formas de trazer o protagonismo dos estudantes para as salas de aula e, dentro desse caminho, pensar em quais qualidades humanas positivas que eu tenho, posso levar ao mundo, para a sala de aula, aos meus colegas e alunos”, explicou o convidado, ressaltando a importância de usar no dia a dia, no ambiente profissional, forças pessoais como coragem, sabedoria e conhecimento, humanidade, justiça e temperança. “O que a educação tem de bom? O que esse momento, por mais desafiador que seja, tem de bom? Qual o olhar que nós podemos trazer para tudo aquilo que aprendemos e desaprendemos e aprendemos novamente? Como nós podemos de fato ressignificar a pergunta e o que você tem de bom? É essa a reflexão que vamos fazer. Conecte-se com você nesse momento e veja quais das 10 competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) você já tem desenvolvidas e quais ainda precisa e o que pode fazer para desenvolver”, propôs ele aos participantes. O professor também falou um pouco sobre a psicologia positiva, seu histórico e teorias associadas, para compreender melhor como a abordagem surgiu. 

O Percurso Webinários “Educação na Rede” é uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que apresenta aos participantes diferentes temas, motivando uma reflexão sobre educação e tecnologia na atualidade. Além de beneficiar gestores educacionais, professores e educadores municipais, o ciclo formativo também é aberto ao público em geral. Para ter acesso ao encontro acima, clique aqui (https://www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia).

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Edição 2021 da Gincana da Melhor Idade de Hortolândia começa nesta quarta-feira (29/09)

Artigo

em

Por

A abertura da 7ª Gincana da Melhor Idade acontece nesta quarta-feira (29/09), às 9h, no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), localizado na rua Euclides Pires de Assis, s/n, Remanso Campineiro. Neste ano, por conta da pandemia, o número de participantes está limitado a 90 idosos participantes da Melhor Idade das unidades do Remanso Campineiro e do Jardim Amanda. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes participará da abertura da Gincana.

Quatro equipes estarão na disputa das atividades durante a gincana. A primeira prova, a de solidariedade, já começou no dia 20 de setembro, onde os idosos devem arrecadar alimentos e produtos de limpeza. Haverá ainda provas culturais, de atividades físicas (brincadeiras) e provas surpresa. “Na prova de solidariedade, cada item arrecadado possui uma pontuação específica e todos os itens serão somados. Os produtos arrecadados serão encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade e parte dos itens de limpeza permanecem no CCMI”, explicou a coordenadora do CCMI do Remanso Campineiro, Fernanda Fadiga.

LEIA TAMBÉM

Serviço:
7ª Gincana da Melhor Idade
Abertura: 29 de setembro às 8h
Encerramento: 30 de setembro
Local: Centro de Convivência da Melhor Idade – Rua Euclides Pires de Assis, 200, Remanso

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

CidadeAtualizado há 6 horas

Inscrições online para campanha de castração de mil cães e gatos em Hortolândia

A Prefeitura abrirá as inscrições online de 4 a 6 de outubro, se todas as vagas forem preenchidas, as inscrições...

DestaqueAtualizado há 22 horas

Após receber alta morre mulher atropelada em Hortolândia

Parentes de Iracema de Magalhães Lima informaram que a mulher teve alta do Hospital Mário Covas, onde estava internada na...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Pirelli está com processo seletivo para Programa de Estágio Pirelli 2022

Programa de Estágio Pirelli 2022 Procuramos por talentos criativos que tenham vontade de crescer em uma indústria apaixonante! Trabalhar com...

CidadeAtualizado há 1 dia

Marelli divulga oportunidade(s) para Programa de Novos Talentos 2° Semestre

A Marelli é uma das maiores empresas de autopeças do mundo e está com vagas de estágio abertas em suas...

CidadeAtualizado há 1 dia

Hortolândia implanta faixa de retenção exclusiva para motos

Sinalização vai aumentar a segurança viária perto de apartamentos e escolas na Avenida Santana Para melhorar a segurança viária em...

CidadeAtualizado há 1 dia

Calor, chuva e frio: Chuva deve dar o ‘ar da graça’ em Hortolândia

O início desta semana será marcado por ar seco e calor intenso em Hortolândia. A umidade, que ajudou a provocar...

DestaqueAtualizado há 2 dias

WÜRTH do Brasil abre processo seletivo pela internet para 78 oportunidades

A empresa disponibiliza vaga para a cidade de Sumaré; mas há oportunidades em todo país Por meio de um atendimento...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Motociclista morre após colisão na SP-101, em Hortolândia

Um motociclista morreu após colidir na traseira de um veículo na tarde desta sexta-feira (24). Charles, de 35 anos, não...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Dell Technologies abre processo seletivo para novas oportunidades de trabalho em Hortolândia

Dell Technologies é uma família única de empresas que fornece a infraestrutura essencial para que as organizações construam seu futuro...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Ambev seleciona funcionários para trabalho em Campinas

Nossa gente aqui na Ambev sonha GRANDE! Somos milhares de apaixonados pelo que fazemos. Nosso maior objetivo é inovar no setor de bebidas com a...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS