Cidade
Profissionais da Assistência Social em Hortolândia participam de formação sobre atendimento a famílias


1º encontro técnico da equipe aconteceu, nesta sexta-feira (24/06), no Instituto Federal de São Paulo
Mais de 50 servidores da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social participaram, nesta sexta-feira (24/06), da formação sobre “Referenciamento e contrarreferenciamento no SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia. Realizado no câmpus Hortolândia do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), o 1º encontro técnico dos profissionais da rede municipal do SUAS reuniu as equipes dos serviços de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.
LEIA TAMBÉM- Hortolândia realizará Dia D de vacinação em sete unidades de saúde, no sábado (20/08)
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
O tema, que diz respeito ao trabalho articulado e integrado dos serviços de assistência social, foi desenvolvido pelo assistente social de Suzano e especialista em Gestão de Projetos Sociais, Ednei Nunes dos Santos. Além de atuar na área, Santos é professor do Coletivo Ciclo de Cultura, que realiza capacitação técnica em diversos municípios e presta consultoria na preparação de procedimento e elaboração de instrumentais de trabalho.
A atividade faz parte das ações de educação continuada, propostas pela Secretaria de Inclusão, para atender ao Plano de Educação Permanente do SUAS. Ainda segundo a Secretaria, a ação visa aprimorar o conhecimento técnico das equipes de CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), CCSs (Centros de convivência social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e qualificar o atendimento e acompanhamento eficaz das famílias e indivíduos atendidos nos serviços de assistência. Desde o começo do ano, o Departamento de Inclusão Social tem realizado encontros técnicos com as equipes da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial de Média Complexidade, a fim de aprimorar a referência e contrarreferência das famílias entre as proteções da política de assistência social.
Para a secretária-adjunta de Inclusão e Desenvolvimento Social, Roberta Morais Diniz, a formação é um “momento para reflexão sobre o trabalho integrado e troca de saberes, potencializar ações promovidas nos territórios junto às famílias em situação de vulnerabilidade social”.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
Hortolândia realizará Dia D de vacinação em sete unidades de saúde, no sábado (20/08)


Vacinação será das 8h às 16h; haverá imunização de Poliomielite, vacinas de rotina, COVID-19 e Influenza
O próximo fim de semana será a oportunidade para todo mundo preparar o braço para proteger a saúde! A Prefeitura de Hortolândia realizará o Dia D de vacinação, no sábado (20/08). A vacinação será, das 8h às 16h, em sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município: Amanda I, Amanda II, Campos Verdes, Dom Bruno Gamberini, Novo Ângulo, Parque do Horto e Rosolém (confira abaixo os endereços de cada UBS). Haverá vacinação das campanhas de Multivacinação e contra Poliomielite, e também contra COVID-19 e Influenza.
LEIA TAMBÉM- Hortolândia realizará Dia D de vacinação em sete unidades de saúde, no sábado (20/08)
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
A Prefeitura reforça a orientação que é obrigatório o uso de máscara, inclusive de pessoas acompanhantes, dentro das unidades de saúde durante as vacinações.
É necessário levar a carteira de vacinação CPF (Cadastro de Pessoa Física) e/ou CNS (Cartão Nacional de Saúde) da criança ou do adolescente. No caso da vacinação contra COVID-19, é necessário levar o comprovante de vacinação da dose anterior.
Poliomielite
A Secretaria de Saúde salienta que a adesão à campanha de imunização contra a Poliomielite está sendo baixa. A campanha é para crianças de 1 a 4 anos. A meta é imunizar 95% ou mais do público-alvo. Confira a cobertura vacinal no município neste LINK.
Multivacinação
A campanha de multivacinação é para atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a menos de 15 anos de idade, de acordo com o calendário do PNI (Programa Nacional de Imunizações). Confira como está a cobertura vacinal da campanha de Multivacinação neste LINK.
A Secretaria de Saúde reforça para que famílias e responsáveis levem crianças e adolescentes para serem imunizados no Dia D contra várias doenças, como Tuberculose, Hepatite, Tétano, Difteria, Meningite, Febre Amarela, Sarampo, Rubéola, Caxumba, Catapora, dentre outras.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, crianças de 0 a 4 anos devem receber 14 vacinas diferentes. Já crianças e adolescentes de 5 a 14 anos devem receber 17 vacinas. Confira abaixo nos quadros quais são as vacinas que crianças e adolescentes devem receber:
Vacinas que crianças de 0 a 4 anos devem receber:
BCG |
Hepatite B |
VIP (vacina inativada Poliomielite) |
Pentavalente |
Rotavírus |
Pneumocócica 10 Valente |
Meningocócica C |
Febre amarela |
SCR (Sarampo / Caxumba / Rubéola) |
Varicela |
VOP (vacina oral Poliomielite) |
DTP |
Hepatite A |
Influenza |
Vacinas que crianças e adolescentes de 5 a 14 anos devem receber:
HPV |
Antitetânica |
Meningocócica ACWY |
Influenza |
Confira abaixo os endereços das sete UBSs onde será realizado o Dia D de vacinação:
– UBS Amanda I: rua Almada Negreiros, 1.299
– UBS Amanda II: avenida Brasil, 800
– UBS Campos Verdes: rua da Confibra, 155
– UBS Dom Bruno Gamberini: avenida São Francisco de Assis, 46
– UBS Novo Ângulo: rua Edézio Vieira de Moraes, 146
– UBS Parque do Horto: avenida José Augusto dos Anjos, 95
– UBS Rosolém: rua Osmar Antonio Meira, 300
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
Hortolândia mantém combate ao Aedes aegypti em diferentes regiões


Nesta semana, as equipes da Prefeitura percorrem as regiões do Parque Ortolândia e Parque Peron com ação casa a casa de busca e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti
O Aedes aegypti, infelizmente, não dá trégua. Por esse motivo, a Prefeitura de Hortolândia continua com o combate ao mosquito, que é o transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika, em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, percorre os bairros Parque Ortolândia e Parque Peron com a ação casa a casa.
LEIA TAMBÉM- Hortolândia realizará Dia D de vacinação em sete unidades de saúde, no sábado (20/08)
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
Os agentes visitam os imóveis para fazer a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.
A UVZ reforça a orientação para que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas casas para fazer a ação. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta as pessoas para ficarem atentas contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar a ação. Em caso de dúvidas e para saber em quais regiões será realizada a ação casa a casa, os moradores podem entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.
Cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti
A UVZ reforça para que a população mantenha os cuidados para evitar a reprodução do Aedes aegypti. É importante que os moradores façam sua parte e colaborem para ajudar a manter baixo o nível de infestação do Aedes aegypti. O órgão realizou a ADL (Análise de Densidade Larvária), que mede a quantidade de larvas do mosquito encontradas em imóveis da cidade, no mês passado,. O índice foi 0,9, considerado baixo.
Dentre as principais medidas a serem adotadas pelos moradores estão:
– Fazer regularmente a limpeza de quintais, jardins e áreas externas das casas. Nesses locais é importante também verificar e recolher materiais, recipientes plásticos, baldes, garrafas PET, entre outros objetos, que possam acumular água parada. Essa é a condição favorável para a fêmea do mosquito depositar os ovos que darão origem a mais mosquitos;
– Colocação de telas em ralos e mantê-los limpos;
– Encher os pratinhos que ficam embaixo de vasos de plantas com areia até a borda para evitar o acúmulo de água parada;
– Moradores de imóveis com laje exposta sem teto devem verificar se, após chuva, houve acúmulo de água na laje e façam a retirada da mesma.
A população pode ainda ajudar no combate ao mosquito ao fazer o descarte correto de resíduos e recicláveis nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura que ficam em diferentes regiões da cidade. Atualmente, Hortolândia conta com 12 PEVs.
Sintomas
Caso o morador apresente algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, o município registra neste ano 2.626 casos notificados de Dengue, dos quais 1.021 positivos e um óbito. Já de Chikungunya são cinco casos notificados, sendo dois positivos (casos importados). Neste ano, o município ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito de Zika ou Chikungunya.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
PAT de Hortolândia oferece 32 vagas de emprego


Órgão funciona dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco
Para quem busca trabalho na área comercial, fique atento às vagas de emprego oferecidas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), órgão vinculado à Prefeitura de Hortolândia. Estão disponíveis 32 vagas, das quais 20 são para vendedor interno.
LEIA TAMBÉM- Hortolândia realizará Dia D de vacinação em sete unidades de saúde, no sábado (20/08)
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
O órgão também está com duas vagas para assistente administrativo e duas para auxiliar de crédito, às quais também podem concorrer PCDs (pessoas com deficiência).
O PAT solicita aos interessados para que se candidatem às vagas pelo aplicativo Sine (Sistema Nacional de Emprego) Fácil ou pelo site Emprega Brasil, ambos do governo federal.
O órgão ainda orienta os candidatos para ficarem atentos às datas de disponibilidade de cada vaga. Em caso de vagas com data de disponibilidade no fim de semana, os candidatos podem se candidatar por meio do aplicativo Sine Fácil ou do site Emprega Brasil. O PAT informa que as vagas de emprego ficam disponíveis até a data limite ou até o número máximo de candidatos estabelecido pelo empregador for atingido.
Para quem preferir se candidatar presencialmente, o PAT fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30.
É necessário levar Carteira de Trabalho (digital ou impressa), Carteira de Identidade (RG) e CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de endereço. Os candidatos também podem levar currículo e comprovante de endereço, mas de acordo com o PAT, a apresentação desses documentos não é obrigatória. Para mais informações e orientações, o telefone do órgão é (19) 3965-1400, ramais 8912. Empresas interessadas em divulgar vagas de emprego por meio do PAT, devem entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Confira as 32 vagas de emprego disponíveis no PAT de Hortolândia:
Cargo |
PCDs |
Vagas |
Escolaridade |
Experiência |
Salário |
Limite de |
Data |
Vendedor interno |
Não |
20 |
Não exigida |
Não exigida |
Não divulgado |
60 |
19/08 |
Costureira de máquinas industriais |
Não |
4 |
Ensino Fundamental incompleto |
Sim |
R$ 1.600,00 |
12 |
30/08 |
Assistente administrativo |
Sim |
2 |
Ensino Superior completo |
Não exigida |
Não divulgado |
6 |
31/08 |
Serralheiro |
Não |
2 |
Não exigida |
Sim |
Não divulgado |
6 |
31/08 |
Auxiliar de crédito |
Sim |
2 |
Ensino Médio completo |
Não exigida |
R$ 1.800,00 |
6 |
08/09 |
Vendedor interno |
Não |
2 |
Ensino Médio completo |
Preferencialmente |
R$ 1.713,00 |
6 |
09/09 |
Com informações Prefeitura de Hortolândia
-
DestaqueAtualizado há 11 horas
Previsão do tempo aponta dia ensolarado hoje em Hortolândia
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Hortolândia promove ‘Integra Saberes’ on-line
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Hortolândia admite ‘falta de sensibilidade’ com cenário econômico e suspende cobrança da taxa de lixo
-
NotíciasAtualizado há 23 horas
UBS Guanabara: espaço para atividades coletivas recebe os últimos ajustes
-
NotíciasAtualizado há 11 horas
Hortolândia: Anunciada entrada em consórcio de saúde
-
CidadeAtualizado há 1 hora
PAT de Hortolândia oferece 32 vagas de emprego
-
CidadeAtualizado há 59 minutos
Hortolândia mantém combate ao Aedes aegypti em diferentes regiões
-
CidadeAtualizado há 46 minutos
Hortolândia realizará Dia D de vacinação em sete unidades de saúde, no sábado (20/08)