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Primeiro de seis encontros mensais foi nesta segunda-feira (10/06), no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”

Professores da rede municipal participam, até novembro deste ano, da “Formação Continuada em Matemática para professores do Ensino Fundamental (Anos Iniciais)”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O primeiro dos seis encontros mensais aconteceu, nesta segunda-feira (10/06), no CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro.

As aulas são ministradas por professores do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), câmpus-Hortolândia, em oficinas temáticas, e acontecem às segundas e às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, reunindo em duas turmas 90 professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. 

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o objetivo é “desenvolver um olhar crítico-reflexivo sobre a matemática, por meio do aprofundamento em metodologias e estratégias de ensino, impactando sobre o olhar que alunos e professores tem da matemática”. Com a formação continuada dos professores da rede espera-se, ainda, contribuir para a aprimorar os índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em todas as escolas da rede municipal. A meta brasileira para os anos iniciais, em 2017, era 5,1 e a de Hortolândia 6,1; no entanto, a cidade a superou, obtendo 6,9 e almeja melhorar sempre, em todas as escolas.

Os temas abordados enfocam os principais eixos da matemática, tais como Números Naturais e Inteiros, Números decimais e frações, Álgebra, Grandezas e medidas, Geometria, Probabilidade e Estatística. Nas oficinas são utilizados recursos didáticos muito comuns em aulas de matemática, tais como ábaco, soroban (ábaco japonês), tangram (quebra-cabeças geométrico), material dourado (recurso da pedagogia Montessori), estojo de frações, régua, compasso, transferidores, dentre outros.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

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