Cidade
Procon da Prefeitura de Hortolândia retomará audiências de conciliação em janeiro de 2022


Ação estava interrompida desde o ano passado para evitar a disseminação do Coronavírus
Com o objetivo de garantir cada vez mais os direitos do consumidor, o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Hortolândia, órgão vinculado à Prefeitura, retoma à partir de 13 de janeiro de 2022, as audiências de conciliação entre consumidores e empresas. As sessões estavam interrompidas desde o ano passado para evitar a disseminação do Coronavírus e voltam graças ao avanço da vacinação na cidade, o que contribuiu com a retomada gradual e consciente das atividades. O órgão realiza as audiências de conciliação desde 2018. A mediação é feita pelo próprio Procon.
LEIA TAMBÉM- Homem é morto a tiros em calçada em Hortolândia
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
“Considerando que o número de acordos chegou a 63% no ano de 2019, é de extrema relevância disponibilizarmos esse serviço ao consumidor e consequentemente, menos processos chegarão ao Poder Judiciário”, explica a diretora do órgão, Ana Paula Portugal.
Mesmo com a vacinação avançada, nas audiências de concilicação, as medidas de prevenção ao Coronavírus serão respeitadas, tanto pelos consumidores, quanto pelos fornecedores. Será obrigatório o uso de máscara de proteção e haverá álcool em gel na sala. O distanciamento mínimo também deve ser respeitado.
As audiências ocorrerão nas próprias dependências do Procon de Hortolândia, localizado no prédio do Hortofácil localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco.
Caso o fornecedor/empresa não cumpra o acordo firmado na audiência de conciliação, a diretora do Procon salienta que o consumidor deve entrar com uma ação na Justiça. Para isso, ele deverá procurar o Juizado Especial do Fórum de Hortolândia, localizado na rua Ímola, 75, Jardim Firenze.
JUSTIÇA
O Procon de Hortolândia realiza audiência de conciliação quando o consumidor não considerar satisfatória a resposta que recebeu da empresa/fornecedor sobre um determinado problema com um produto ou serviço, ou quando a empresa/fornecedor não resolveu o problema. “A audiência é feita para que consumidores e empresas/fornecedores cheguem a um acordo”, completa Ana Paula.
PROCON ATENTO
O Procon está atento para todas as situações. Denúncias e dúvidas podem ser feitas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , pelos telefones (19) 3819-1400, ramais 7034 ou 7035, (19) 3819-1024 ou via WhatsApp pelos números (19) 99635-4208 e (19) 99979-5162. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O órgão estará fechado nos dias 23, 24 e 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2022 para as comemorações das festas de final de ano.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
Leito do córrego, em fase de canalização na Vila Real, ganha reforço de concreto


Região ao lado da Rua 10, por onde passa o afluente do córrego Jacuba, recebe obras de canalização e construção de novo viário pela Prefeitura de Hortolândia
As atividades de escavação e reforço do leito do afluente do córrego Jacuba, na Vila Real, avançam um pouco mais. Todo o trecho que passa pela Rua Atévio Alves Moreira, próximo ao cruzamento com a Rua 10, está sendo revitalizado pela Prefeitura de Hortolândia.
LEIA TAMBÉM- Homem é morto a tiros em calçada em Hortolândia
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
Nesta semana, o consórcio contratado pela Administração Municipal manteve os trabalhos de escavação, atingindo a região do desemboque, e reforçou o leito do canal com pedras grandes do tipo rachão e também com concreto. Também segue o serviço de drenagem pluvial na área do entorno. A canalização do afluente do Jacuba será em concreto armado, aberta, com margem lateral em grama em um trecho de 441 metros de extensão, segundo a Secretaria de Obras.
Prefeitura construirá novo viário ao lado da Rua 10
A obra de infraestrutura inclui ainda a construção de um novo viário ao lado do córrego canalizado. De acordo com o consórcio contratado, este serviço se estenderá por aproximadamente quatro meses. O novo viário, de 187 metros de extensão, ligará a Rua Atévio A. Moreira à Benedita Rosa da Silva.
Segundo o Departamento de Projetos e Orçamentação da Secretaria de Obras, o novo complexo terá pista de caminhada e ciclovia com 1.050 metros de extensão ao longo do sistema viário e da canalização, estendendo-se até o “Superviário”, outra obra em construção pela Prefeitura para prolongamento da Av. Amélia Basso Breda. O espaço ganhará ainda iluminação em led em todo o trecho.
De acordo com a Secretaria de Obras, as intervenções trarão muitos benefícios para a região, favorecendo o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade que vive no entorno.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
Campos estão preparados para receber partidas do Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia


Prefeitura realizou intervenções nos espaços esportivos para a bola rolar
Os palcos estão prontos para a disputa do Campeonato Amador de Futebol que começa nesta quinta-feira (19/05), data de comemoração dos 31 anos da cidade, com o amistoso entre a Seleção de Máster e a Seleção de Hortolândia às 14h. Além do Campo da Confibra, tradicional espaço esportivo localizado no Jardim Campos Verdes , todos os espaços esportivos onde acontecerão os jogos da primeira e segunda divisões receberam diversas intervenções, desde o início do ano, com o objetivo de oferecer espaços em boas condições para jogadores e espectadores.
LEIA TAMBÉM- Homem é morto a tiros em calçada em Hortolândia
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
O campo do Remanso Campineiro, desde 2019, recebe melhorias no gramado e nas instalações internas como vestiários e parte elétrica. O Campo do Rosolém apresenta nova pintura de cor azul na arquibancada e passou por manutenções na iluminação, para os jogos no período noturno, no gramado e na pista de caminhada localizada ao redor do campo. O Campo do CAIC, no Jardim Amanda, foi entregue à população no final de semana passado. O espaço recebeu a troca do alambrado, melhorias na arquibancada e a construção de um novo banheiro, tudo com acessibilidade para PCD (Pessoa com Deficiência).
O estádio Tico Breda, localizado no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, no Jardim Nova Hortolândia, recebeu manutenções nas partes elétricas e hidráulicas. De acordo com a Secretaria de Esportes, o Campo do Adelaide também está em totais condições para a bola rolar. “Além destes serviços pontuais, que garantem um espaço renovado para torcedores e espectadores na disputa do Campeonato Amador de Futebol, todos nossos espaços, semanalmente, recebem limpeza e ações de zeladoria nas áreas interna e externa. Estes trabalhos mantém os locais bem cuidados para a utilização”, comenta o secretário de Esportes da Prefeitura Gléguer Zorzin.
Campeonato está de volta
Após dois anos interrompidos por conta da pandemia do Coronavírus, a 27ª edição do Campeonato Amador de Futebol 2022 será uma das maiores e mais disputadas competições da Região Metropolitana de Campinas. Neste ano, são 24 equipes na primeira divisão e outras 24 na segunda divisão, divididas em três grupos com oito equipes. Clique no link e confira os jogos deste final de semana.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
Evento da Prefeitura de Hortolândia marca Dia da Luta Antimanicomial

Encontro na manhã desta quarta-feira (18/05) promoveu atividades artísticas com participação do prefeito Zezé Gomes
O frio não desanimou o público no evento do Dia da Luta Antimanicomial, promovido pela Prefeitura, no CAPS IJ (Centro de Atenção Psicossocial Infância e Juventude), na manhã desta quarta-feira (18/05). O evento integra a programação comemorativa do 31º aniversário de emancipação política de Hortolândia. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes também esteve presente.
LEIA TAMBÉM- Homem é morto a tiros em calçada em Hortolândia
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
A fim de promover a integração entre pacientes e comunidade, o evento teve apresentações musicais, como a do coral formado por usuários, parentes, familiares e funcionários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Vida, uma das unidades da Prefeitura especializada no tratamento de pessoas com problemas psíquicos, aula de zumba e exibição com alunos do curso de capoeira ministrado pela Prefeitura. Além disso, foi ofertado um café da manhã comunitário.
O evento é para sensibilizar a sociedade sobre a importância de políticas públicas para garantir os direitos das pessoas com transtornos mentais. A data foi instituída no dia 18 de maio, quando foi realizado um Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru, em 1987. Até então, o tratamento psiquiátrico consistia em internações hospitalares. Como resultado do encontro e de outras mobilizações, a Reforma Psiquiátrica foi aprovada por meio da Lei Federal Nº 10.216, em 2001. Com a lei, o atendimento a pacientes com transtornos mentais passou a ser realizado por uma rede de atenção psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários onde cada paciente tem vida livre, participando de atividades terapêuticas e de reabilitação, sempre na companhia da família.
Uma das participantes que destacou a importância de lembrar a data foi Francisca Cavalcante Agra, de 53 anos, acompanhada da filha, Laureana, de 12 anos. A menina é uma das pacientes do CAPS IJ, órgão da Secretaria de Saúde. “Essa luta é muito importante para que as pessoas que sofrem de transtornos mentais tenham tratamento e sejam bem cuidadas”, salientou Francisca.
A jovem começou a receber tratamento em março deste ano por sofrer de depressão. “Ela está melhor e se cuidando mais, graças à equipe do CAPS IJ, que atende bem minha filha”, elogiou a mãe.
Quem também enalteceu o trabalho realizado pelo órgão foi Maria Augusta de Jesus, de 66 anos, que participou do evento junto com o neto, Brian, de 9 anos. A idosa relata que há cinco anos o menino é atendido pelo órgão por ser hiperativo. “Agradeço ao pessoal do CAPS IJ. Eles são atenciosos. Fazem um trabalho muito bom! Meu netinho está melhorando e tomando medicação. Essa data é importante para que mais pessoas também possam receber tratamento e cuidados”, destacou a idosa.
O prefeito Zezé Gomes reforçou a importância de lembrar a data, uma vez que a pandemia agravou problemas mentais e emocionais nas pessoas. “A luta antimanicomial é uma causa importante. Desde a criança até a pessoa mais idosa precisa receber cuidados, independente do transtorno que esteja sofrendo. Sei que não é fácil trabalhar na saúde. Por isso, parabenizo vocês, profissionais de saúde, que enfrentaram e estão enfrentando problemas difíceis. A pandemia agravou transtornos mentais nas pessoas. Por isso, é nossa responsabilidade cuidar de todos. Que as pessoas participem dessa luta não só hoje, mas todos os dias. Quero que cada um de vocês seja o prefeito dessa causa”, ressaltou Zezé Gomes.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
-
DestaqueAtualizado há 12 horas
Empresa confidencial divulga oportunidade(s) para Operador de Produção
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Hortolândia (SP) terá dia frio hoje (21); veja previsão do tempo
-
NotíciasAtualizado há 2 dias
Hortolândia (SP): Veja temperatura de hoje e próximos dias
-
NotíciasAtualizado há 20 horas
Hortolândia (SP) terá dia ensolarado hoje (22); veja previsão do tempo
-
DestaqueAtualizado há 2 horas
Homem é morto a tiros em calçada em Hortolândia