Mais uma opção online para os amantes da literatura. Que tal conhecer um pouco mais sobre a história de Manoel de Barros de uma maneira diferente e divertida? O Sarau “Aqui Trem Poesia” lançou, nesta quinta-feira (24/06), um canal de podcasts, com produção e apresentação do rapper e arte-educador Renan Inquérito. O projeto prevê, inicialmente, uma série de 5 podcasts, com periodicidade mensal.  A atividade tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

O canal está disponível via Anchor e Spotify, gratuitamente, e tem o objetivo de ser mais um espaço de troca, de incentivo ao contato com a arte, poesia e literatura. No episódio de lançamento, a vida do poeta brasileiro é contada através de uma narração objetiva e leve. Os ouvintes poderão apreciar um rap composto por Renan e lindas poesias de Manoel de Barros declamadas, cheias de emoção e significados.

LEIA TAMBÉM

“A ideia é apresentar a vida e obra de poetas e poetisas brasileiras importantes, de maneira contemporânea e descontraída. A pandemia de Covid-19 fez com que tivéssemos que adequar o projeto apresentado ao ProAC, para que pudéssemos seguir ativos. Procurei pensar em atividades e ‘produtos’ que fossem perenes e acessíveis a todos e todas, tanto durante quanto após esse período necessário de isolamento”, destaca a coordenadora do evento, Gabriela Castilho Guimarães.

No próximo episódio, os ouvintes poderão conhecer mais sobre Hilda Hilst, ficcionista, cronista, dramaturga e poeta brasileira considerada, pela crítica especializada, como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século 20. Ela nasceu em Jaú e viveu em Campinas.

O sarau
A próxima edição do sarau “Aqui Trem Poesia” já tem data marcada. Na terça-feira (07/07), a segunda edição Em Casa será exibida em uma live no Instagram (link), às 19 horas. O objetivo é levar a poesia falada para pessoas de todas as idades e, assim, democratizar a arte da palavra oral.

A Prefeitura de Hortolândia criou o sarau “Aqui Trem Poesia” em 2019. O evento já teve três edições, sendo duas no ano passado, em agosto e outubro, e uma em março deste ano, sendo esta última parte do projeto aprovado e realizado via ProAC.

O nome do evento é um trocadilho com a palavra “trem”, em referência à antiga Estação Jacuba, cujo prédio foi restaurado pela Prefeitura e hoje abriga o Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, onde as três edições do evento foram realizadas. Também no ano passado, a Prefeitura levou evento para cinco escolas públicas da cidade.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Menino é atropelado por moto em Hortolândia e socorrido em estado grave ao HC da Unicamp

LEIA TAMBÉM Menino é atropelado por moto em Hortolândia e socorrido em estado grave ao HC …