Hortolândia está na “fase amarela” do Plano São Paulo de retomada consciente das atividades comerciais, desde esta segunda-feira (10/08). Com isso, a partir desta terça-feira (11/08), a Prefeitura também reestabelece o atendimento presencial ao público nas repartições que recebem munícipes, como o Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro. Secretarias como Habitação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Finanças e Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, que prestam serviços diretos à população, voltam a atender o público externo, das 9h às 15h. Já o expediente interno dos servidores de todas as repartições públicas, volta a ser das 8h às 17h, inclusive para aqueles servidores em esquema de trabalho remoto (“home office”).

De acordo com o decreto que regulamenta a retomada do atendimento presencial nas repartições públicas, publicado no Diário oficial do Município (http://publicacoesmunicipais.com.br:8080/eatos/#visualizador;p=75186;src=s), a exceção são os serviços considerados essenciais, cujo atendimento ao público já ocorria com horário estendido e diferenciado.

LEIA TAMBÉM

Nos locais onde o atendimento ao público externo foi retomado, cada setor definirá se haverá agendamento, com objetivo de priorizar as recomendações sanitárias de evitar aglomeração de pessoas.

Hortolândia avança para a “fase amarela”

Desde esta segunda-feira (10/08), começam a valer as determinações do Decreto Municipal nº 4.537, de 9 de agosto de 2020, para a Fase Amarela, que permite a abertura de bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias e academias de esporte de todas as modalidades. Os estabelecimentos devem seguir os protocolos e as orientações do plano de retomada consciente do Governo do Estado, com medidas efetivas para conter disseminação do Coronavírus.

A “Fase de Modulação 3 – Amarela” é uma etapa de flexibilização que permite a liberação de demais setores para a retomada das atividades. A Administração Municipal acompanha as determinações de enquadramento de fase e segue todos os protocolos e as determinações do Governo do Estado, apontados no Plano São Paulo. Com as novas determinações, o atendimento simultâneo a clientes e usuários nos estabelecimentos aumentou, mas deve seguir as orientações para evitar aglomerações e protocolos de higiene.

Orientação ao comércio durante a pandemia

A Prefeitura de Hortolândia criou, em março, o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, para avaliar, propor e colocar em prática medidas de prevenção e disseminação da COVID-19.

A Operação de Orientação sobre o Coronavírus nos comércios tem se intensificado, a cada dia. Desde 21 de março, equipes da Administração Municipal percorrem a cidade, de domingo a domingo, das 9h às 22h.

De acordo com a Secretaria de Segurança, foram orientados e fiscalizados mais de 3 mil estabelecimentos, durante a pandemia, até agora. O trabalho orientativo, para conter a disseminação do vírus, é realizado em todas as regiões de Hortolândia por uma força tarefa formada pela Guarda Municipal, pelo Setor de Fiscalização e pela Vigilância Sanitária.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

IBM divulga oportunidade(s) para Estágio de TI – Vaga para Pessoas com Deficiência – v2119431

Descrição – Áreas de atuação: Infraestrutura, Desenvolvimento, Suporte Técnico e Aná…