Durante o evento, serão apresentadas as ações que vão garantir 100% de coleta e tratamento de esgoto, em Hortolândia, até o final de 2020

A Prefeitura de Hortolândia realiza, segunda-feira (19/08), das 8h às 12h, o Fórum Municipal de Saneamento Básico. A atividade, aberta ao público, acontece no auditório Professora Andreia Marise Borelli, localizado na rua Francisco Guimarães de Oliveira, nº 130, no bairro Remanso Campineiro. Atualmente, Hortolândia conta com 96,3% de esgoto coletado e tratado. O abastecimento de água atende a 100% da cidade. O objetivo do fórum é ouvir a população para melhorar, cada vez mais, os serviços de saneamento básico na cidade.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, durante o evento, serão apresentados números sobre o saneamento básico em Hortolândia, além do plano de manejo de resíduos, dados sobre a limpeza pública, abastecimento de água, coleta de esgoto e drenagem urbana. 

Participarão da atividade, representantes da Secretaria de Serviços Urbanos da Administração, Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), do Consórcio Hortoambiental, responsável pela coleta do lixo na cidade, e do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas).  

“Hortolândia está próxima de chegar a 100% do esgoto coletado e tratado na cidade. A Prefeitura, em parceria com a Sabesp, realiza, diariamente, serviços para aumentar e melhorar a coleta e o tratamento do esgoto na cidade. No Fórum, mostraremos dados e números que comprovam as ações da Administração e contamos com a presença da população para sugestões, ideias e, também, nos ajudar a melhorar ainda mais o serviço”, explica o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.

Além do Fórum, também será realizada a eleição para a composição do Conselho Municipal de Saneamento. O grupo é formado por representantes da sociedade civil, com o objetivo de auxiliar o poder público na formulação da política municipal de saneamento básico.

RUMO AOS 100% 

A luta histórica da população de Hortolândia por esgoto começou na década de 1980 e obteve os primeiros resultados a partir de 2005, na primeira gestão do prefeito Angelo Perugini que, em parceria com a Sabesp, fez Hortolândia sair do marco zero de coleta e tratamento de esgoto para 96,3% de cobertura do serviço. 

Atualmente, a Sabesp, com apoio da Prefeitura, realiza a implantação da rede de esgoto no bairro Chácaras Assay. Já a água tratada, chega em todos os bairros da cidade.

PIC

A universalização de esgoto é uma ação que faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

De cereja a romã, saiba como escolher as frutas do Natal

Chegou a época de comer cereja, lichia, romã, uva, ameixa e pêssego. Seja para adicionar à…