Connect with us

Cidade

Prefeitura promove encontros para debater currículo próprio da Educação de Hortolândia

Artigo

em

“Ciclo de Estudos e leitura” envolverá profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental até setembro de 2022

A Prefeitura promove, até setembro deste ano, o “Ciclo de estudos e leitura do Currículo Municipal” próprio de Hortolândia. Os primeiros encontros presenciais aconteceram no dia 15 deste mês e nesta quarta-feira (22/06), reunindo profissionais da Educação Infantil, e nesta terça-feira (21/06), os do Ensino Fundamental, no CFPF (Centro de Formação dos Profissionais da Educação) “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro. 

LEIA TAMBÉM

O currículo próprio para a rede municipal de ensino, baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), está em construção, com a participação dos profissionais da área. A primeira versão, compilada por consultoria contratada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, foi apresentada à comunidade escolar em dezembro do ano passado, em cerimônia que contou com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes. A medida beneficia diretamente mais de 26 mil alunos matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e integra a atual proposta da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que tem como lema “Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade”.

Na etapa atual de elaboração do documento, a versão compilada é disponibilizada inicialmente aos coordenadores pedagógicos e aos supervisores educacionais. Em seguida, aos diretores e assistentes de direção, para que haja leitura e discussões acerca de conteúdos e práticas, envolvendo também os professores da rede. Além disso, o tema vai ser discutido ainda durante os HTPEs (Horário de Trabalho Pedagógico na Escola) e HTPCs (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo). 

Segundo o CPFP, responsável pelos encontros, o “Ciclo de estudo e leitura do Currículo Municipal” é extremamente importante para que o documento atenda todas as necessidades da educação de Hortolândia, em todos os seus níveis.

“O Currículo Municipal é o documento que traz sentidos e significados, as aprendizagens para cada etapa da Educação Básica e, neste momento de construção, para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Em sua construção, inclui diretrizes, reflexões, orientação, concepções e práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento de educação global de todas as crianças, oportunizando diferentes experiências, vivências, compreendidas por esta rede municipal e por esta Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Resulta de uma elaboração coletiva, que mobiliza todos os sujeitos do processo educativo: gestores, professores, profissionais, crianças, jovens, comunidade, famílias. Essa mobilização possibilita identidade, carrega e produz sentidos e torna seus integrantes protagonistas deste movimento. Ao implementar o Currículo Municipal, de forma efetiva, ética, estética, em cada uma de nossas unidades, é importante compreender que os pressupostos orientadores da prática pedagógica deste documento é um compromisso e comprometimento de todos no oferecimento de uma educação outra, no qual a formação e o desenvolvimento integral atendam à territorialidade local e às especificidades de nossas crianças”, reflete o supervisor educacional do Centro de Formação, Donizeti Faria.

Durante a primeira apresentação do documento, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, afirmou: “O currículo é parte fundamental da nossa estratégia de melhorar a qualidade de educação da nossa cidade. Não é um texto apenas, uma coisa cheia de páginas, que nossos supervisores estão lendo e revisando, é mais do que isso. O currículo vai legitimar os nossos saberes, todos os nossos aprenderes e tudo o que essa rede construiu ao longo desse tempo. Nosso papel aqui é contribuir e esperançar dias melhores!”.

Entenda a construção do currículo próprio em Hortolândia

Para garantir a participação de todos os profissionais da área, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura criou um espaço virtual exclusivo, destinado à construção do currículo próprio, de maneira participativa. Ele fica dentro do Espaço Educação na Rede, o “Currículo de Hortolândia”, disponível neste link. Durante meses, a ferramenta acolheu todas as contribuições de professores, educadores, coordenadores, entre outros profissionais, através do envio de documentos e participação de fóruns de discussões sobre os temas apresentados nos ciclos formativos, criando uma rede ativa e participativa para a educação no município.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Cidade

Prefeitura de Hortolândia inicia mutirão de reforço e implantação de sinalização no Jd. Nossa Sra. Auxiliadora

Artigo

em

Por

Trabalho continua durante a semana

O Jardim Nossa Senhora Auxiliadora recebe, durante a semana, uma etapa do mutirão de reforço e implantação da sinalização de solo. As equipes da Prefeitura de Hortolândia iniciaram o trabalho entre a avenida José Augusto de Araújo e rua dos Cravos, as vias mais movimentadas do bairro, onde há residências e, também, diversos comércios. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, além de aumentar a segurança viária na região, o trabalho é um complemento a implantação de passagem de pedestres com acessibilidade para Pessoa com Deficiência (PCD) construída no canteiro central da avenida.

LEIA TAMBÉM

“O mutirão nas ruas deste bairro permanece nos próximos dias. Durante a semana, as equipes estarão na região realizando o reforço da pintura com o objetivo de evitar acidentes. Mesmo em ruas residenciais, este trabalho contribui com segurança principalmente dos pedestres. Na região foram pintadas lombadas, faixas de pedestres, faixas duplas amarelas, faixas de retenção, zebradas brancas e amarelas além das legendas ‘PARE’, ‘OLHE’ e ‘DEVAGAR’, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Para salvar vidas no trânsito, são desenvolvidas mais ações, que vão além do reforço e implantação da sinalização e a readequação do sentido do tráfego em ruas e avenidas. São atividades educativas com motoristas e pedestres  até a implantação de semáforos e radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019.  Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária, que, neste ano chegará a 50 quilômetros de um total de 100 quilômetros que serão implantados.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Jogos com muitos gols marcam o início da categoria Master do futebol amador em Hortolândia

Artigo

em

Por

Três equipes golearam na estreia do torneio organizado pela Prefeitura

As goleadas de San Marino e Canarinho, além da vitória do Independente foram os destaques da rodada de abertura do  Campeonato Amador de Futebol da categoria Master, para jogadores de 40 anos, organizado pela Prefeitura de Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Esporte, são 15 equipes que participam da competição (ver grupos abaixo).  O torneio tem previsão de encerramento no dia 24 de setembro. “Tivemos uma primeira rodada movimentada, com muitos gols. O campeonato começou bem e esperamos que o bom nível da competição se mantenha e, cada vez mais, as torcidas estejam nos campos municipais apoiando suas equipes”, afirmou o secretário de Esporte, Gléguer Zorzin.

LEIA TAMBÉM

Confira os grupos do campeonato da categoria Master

GRUPO A:  Sumarezinho, Vila São Pedro, Família Alinhados, Taquara City e Canarinho

Grupo B: Real Família, Unidos Boa Vista, Tamo Junto, San Marino e Alinhados

Grupo C: Independente, Botafogo, Taquara Branca, Internacional e Criciuma

Calendário movimentado até o final do ano

O calendário do futebol em Hortolândia está cheio de torneios até o final deste ano. No momento, acontecem as disputas da primeira e segunda divisões  do Campeonato Amador e das categorias Master e Super Master. As categorias Infantil e Mirim começam no final de semana. Em outubro, a previsão é de início das competições nas categorias Veterano (jogadores à partir dos 35 anos de idade) e da terceira divisão do Campeonato Amador. Para fechar o calendário do futebol 2022 em Hortolândia, em novembro, devem acontecer as disputas das categorias Juniores (19 e 20 anos) e Juvenil (16 e 18 anos).

Resultados da primeira rodada:

Sábado (13/08)

Campo do CAIC

13h30 – San Marino 5×0 Alinhados

Campo do Remanso Campineiro

13h30 – Taquara Branca 0x3 Independente

15h30 – Vila São Pedro 2×5 Canarinho

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Trecho de ciclovia implantada na Avenida Sabina Baptista ganha concreto vermelho

Artigo

em

Por

Trecho do Superviário, em obras de duplicação, fica ao lado do Parque Remanso das Águas

A Avenida Sabina Baptista de Camargo, em duplicação pela Prefeitura de Hortolândia, ganha novo trecho de ciclovia, com 640 metros de extensão, às margens da lagoa de contenção de enchentes do Parque Socioambiental Remanso das Águas, entre o Parque dos Pinheiros e o Carmem Cristina. Na manhã desta segunda-feira (15/08), operários da empresa contratada pela Prefeitura implantavam a via, com concreto pigmentado de vermelho. As intervenções fazem parte da obra do Superviário, em realização pela Secretaria de Obras.

LEIA TAMBÉM

Dois trechos da Avenida Sabina estão sendo duplicados. O que fica entre as ruas Flamboyant, Pacaembu e Cactos está com obras mais avançadas, quase prontas para uso. O segundo, iniciado posteriormente, avança em direção à rotatória que leva ao Jd. Nova América e ao viário central, recém-construído. É neste que está sendo construída a nova ciclovia, que se integrará à que passa por baixo da Ponte Estaiada.

Outro ponto que passa por intervenções é o da ponte da Vila Real, onde é feito o sistema de drenagem pluvial. Na última sexta-feira (12/08), operários implantaram as chamadas “bocas de lobo” no entorno da estrutura, que recentemente ganhou barreiras guarda-corpo (New Jersey) e placas de concreto armado que formarão o passeio de pedestres e a ciclovia.

O Superviário é o maior complexo viário de Hortolândia, em implantação pela Administração Municipal. As obras começaram há pouco mais de um ano, em junho de 2021, e tem previsão de término este segundo semestre. De acordo com a Secretaria de Obras, as intervenções já atingiram os 86,23% de realização. Por meio delas haverá a integração entre regiões antes afastadas ou de difícil acesso.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 12 horas

Previsão do tempo aponta dia ensolarado hoje em Hortolândia

Hortolândia (SP) deve ter dia ensolarado hoje (15). Segundo dados do Tempo Agora, a cidade tem previsão de temperaturas entre...

DestaqueAtualizado há 3 dias

ArcelorMittal Gonvarri divulga oportunidades para Estágio em Hortolândia

A ArcelorMittal Gonvarri Brasil foi constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal,...

CidadeAtualizado há 3 dias

Prefeitura volta atrás e cobrança da “taxa de lixo” é revogada

Poder Executivo aperfeiçoará a proposta para cumprir em 2023 o Marco Legal do Saneamento Básico, uma exigência do Governo Federal...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Churrasqueadas terá 5 mil kilos de carne e Open Bar em Campinas

Em agosto, Campinas será palco do festival gastronômico Churrasqueadas Evento, promovido pelo maior canal de churrasco nas redes sociais, é...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Multinacional ADECCO seleciona funcionários para Operador de Produção

Requisitos: Residir em Hortolândia ou fácil acesso, Ensino Médio Completo. O Grupo Adecco é líder mundial em Recursos Humanos, atua...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Câmara aprova projeto que proíbe saída temporária de presos; Qual é a sua opinião?

O projeto encerra qualquer possibilidade de concessão de licença temporária a detentos. A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Caterpillar anuncia investimento de R$ 600 milhões na expansão fabril

A Caterpillar Brasil inaugurou uma nova linha de montagem de motoniveladoras em sua instalação de Piracicaba, 157 km da rodovia...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Multinacional Marelli divulga oportunidades para Operador Produção nesta quinta-feira

Vagas Publicada hoje! Seja uma das primeiras pessoas a se candidatar! Existimos para inovar e transformar o futuro da mobilidade...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Árvore cai e interdita trecho de rua em Hortolândia

Caso aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (11) na Rua Júlio Silva Batista. Tráfego de veículos foi desviado. No...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Marelli abre processo seletivo para Operador de Utilidades em Hortolândia

A Marelli é uma das maiores empresas de autopeças do mundo. Seja um dos primeiros a se candidatar! Com mais...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS