Cerca de 30 pessoas, integrantes de famílias atendidas pela AMCRESS (Associação de Moradores do Conjunto Residencial São Sebastião), participaram, na manhã desta sexta-feira (21/02), da palestra “Alimentação saudável e aproveitamento integral de alimentos”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia. A entidade social é uma das credenciadas junto ao Programa Banco de Alimentos, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.  

O tema foi apresentado, em um salão da organização social, pela nutricionista do Programa de Segurança Alimentar, Manuela Regina Caumo. Além de aprenderem deliciosas receitas, aproveitando cascas, talos e outras partes não convencionais de alimentos, os participantes puderam aprender a diferenciar o alimento in natura dos processados e conhecer os “dez passos para uma alimentação saudável e adequada” (veja abaixo).  

LEIA TAMBÉM

Aprenderam, ainda, como evitar o desperdício, desde o momento da compra dos alimentos. Segundo Manuela, é importante comprar alimentos da época, que são “mais baratos, mais nutritivos e têm menos agrotóxico; armazenar em locais e temperaturas adequadas e preparar apenas a quantidade necessária”. 

Outro ponto destacado durante a palestra foi a possibilidade de aproveitar integralmente alguns alimentos, dentre eles folhas de cenoura, couve flor, beterraba (refogados/tortas/bolinhos); cascas de banana, laranja, pepino, maçã, abacaxi, goiaba, abóbora (bolos/sucos/doces); talos de couve flor, brócolis, beterraba (refogados/suflês) e sementes de abóbora, melão, jaca (assados como aperitivos).

“É uma ação de educação nutricional, de tentar combater o desperdício de alimentos, mostrando como usar partes de alimentos não muito usados como talos e cascas, além de ensinar receitas em que consigam utilizar estes alimentos que acabam indo para o lixo”, destaca a nutricionista.

Banco de Alimentos

Fundado há 13 anos, o Banco de Alimentos da Prefeitura promove a distribuição mensal gratuita de gêneros alimentícios, feita por meio de 28 entidades cadastradas no programa. A ação beneficia, atualmente, mais de 3 mil pessoas, que têm sua alimentação reforçada, graças a esta doação.

De acordo com a gerente de Divisão do Departamento de Segurança Alimentar, Cristiane Pessoa da Paz, o Banco de Alimentos se mantém graças a parcerias institucionais e governamentais, tais como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e de campanhas de arrecadação de alimentos e eventos.

Além da doação periódica de gêneros alimentícios, o Banco de Alimentos de Hortolândia também realiza formações gratuitas na área de Educação Alimentar, com foco no aproveitamento integral dos alimentos, na alimentação e saúde. O objetivo das formações é criar oportunidades para que os atendidos rompam o ciclo de vulnerabilidade social, seja ingressando no mercado formal de trabalho, seja aprendendo a gerar renda. Para tanto, oferece cursos gratuitos como Oficinas de Pães e de Ovos de Páscoa, dentre outros. Mais de 30 mil pessoas, dentre elas membros da comunidade e estudantes da rede municipal, já participaram das atividades até agora. 

Confira os 10 passos da alimentação saudável e adequada: 

●PASSO 1 → Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação

●PASSO 2 → Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar os alimentos

●PASSO 3 → Limitar o consumo de alimentos processados

●PASSO 4 → Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados

●PASSO 5 →  Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia

●PASSO 6 → Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados

●PASSO 7 → Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias

●PASSO 8 → Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece

●PASSO 9 →  Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora

●PASSO 10 → Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Confidencial divulga oportunidade(s) para Operador de Base – v2186621

Descrição Descrição: 1. Responsável por executar procedimentos de recebimento e carregamen…