Cidade
Prefeitura de Hortolândia alerta para os cuidados com os escorpiões

Aumento da temperatura nesta época do ano favorece a reprodução do animal peçonhento
O aumento da temperatura, característico nesta época do ano, é um fator que favorece a reprodução do escorpião. É por este motivo que a população deve redobrar os cuidados para evitar acidentes com esse animal peçonhento. A Prefeitura de Hortolândia já realiza constantemente o controle e a vigilância de escorpiões na cidade junto com ações de orientação com a população. Este trabalho vem de encontro à realização pelo governo do Estado da Semana de Mobilização contra o escorpião e o Aedes aegypti, que começou nesta segunda-feira (08/11).
LEIA TAMBÉM- 1ª Festa do Dia dos Pais da Prefeitura registra público de 5.000 pessoas
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
Outra característica desta época do ano é o aumento das chuvas. Este fator também contribui para a maior aparição de escorpiões no ambiente urbano, explica a médica veterinária da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, Tosca de Lucca Benini Tomass. “As chuvas causam o desalojamento dos escorpiões dos seus esconderijos. Isso faz com que esses animais procurem abrigo nas redes subterrâneas de esgoto e águas pluviais”, salienta a especialista.
Como parte das ações de controle e vigilância de escorpiões na cidade, a UVZ realiza nesta semana o trabalho de investigação de casos notificados de acidentes com esses animais em imóveis residenciais, comerciais e industriais. Na ação, os agentes do órgão também orientam a população sobre como evitar a entrada de escorpiões nos imóveis.
Dentre as medidas recomendadas pela médica veterinária Tosca Tomass estão colocar telas milimétricas (telas com tramas milemetricamente entrelaçadas) em janelas e ralos internos, externos e de pias, grelhas de quintais ou algum outro tipo de dispositivo que não permita a entrada de escorpião pelos ralos, vedar frestas e bloquear o acesso dos escorpiões em espelhos de luz, pontos de iluminação e caixas de gordura e esgoto.
Outra medida importante é manter limpas as áreas externas do imóvel e evitar o armazenamento de materiais como tijolos e telhas, que podem servir de esconderijo para o escorpião. Caso seja necessário armazenar tais materiais, a médica veterinária orienta colocá-los em locais externos afastados do imóvel e em cima de algum apoio (estrado ou pallet). Restos de construção devem ser descartados, pois também servem de esconderijo para escorpiões. A Prefeitura salienta que o descarte deste tipo de material deve ser feito nos 11 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) existentes na cidade. A lista dos PEVs está disponível no site da Prefeitura, por meio deste LINK. Neste mês, a Prefeitura inaugurará mais dois PEVs no município.
A especialista também recomenda vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, soleiras de porta, aberturas entre o telhado e as paredes, e consertar rodapés soltos ou despregados. “É importante também que os moradores prestem atenção se há algum vão no forro porque o escorpião pode entrar por essa abertura e acessar a tubulação de fiação elétrica”, salienta Tosca.
RESIDÊNCIAS
Em imóveis residenciais, para evitar acidentes com escorpião, a médica veterinária ainda recomenda cuidados simples, tais como sacudir roupas e calçados antes de usá-los, pendurar toalhas úmidas em cabideiros ou box, afastar camas e móveis das paredes e evitar que roupas de cama, cobertores e mosquiteiros (redes de proteção contra insetos) fiquem encostadas até o chão.
A UVZ também realiza o monitoramento contínuo de escorpiões por meio da instalação de armadilhas nas redes de água pluvial e esgoto em diferentes regiões da cidade. As armadilhas consistem de placas de espuma ondulada instaladas pelo órgão nessas redes subterrâneas. Os escorpiões se escondem nesses locais durante o dia. O órgão realiza o armadilhamento desde 2019, quando constatou a suspeita de que os escorpiões mudaram de hábitos na área urbana. A médica veterinária Tosca Tomass ressalta que essa mudança de comportamento é verificada não apenas em Hortolândia, mas também em outros municípios do país.
Caso a população encontre escorpião em casa ou na região perto de onde mora, deve entrar em contato imediatamente com a UVZ pelo telefone (19) 3897-3312, que funciona 24 horas, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Os agentes do órgão irão até o local para recolher o animal e vistoriar a área. Durante a visita dos agentes, os moradores devem manter o uso obrigatório de máscara.
Outra orientação importante dada pela médica veterinária é para que o morador evite capturar o escorpião e usar veneno ou inseticida comum para matá-lo, pois estes produtos podem deixar o escorpião mais agitado, aumentando a possibilidade de provocar acidente com picada. O escorpião só pica se sentir ameaçado ou for tocado.
Em caso de acidente ou picada de escorpião, a Secretaria de Saúde orienta para que a vítima seja levada imediatamente para alguma das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do município ou o Hospital Municipal. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, neste ano o município registra 113 casos de acidentes com escorpião. Em 2020, o número de caso foi de 116.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
1ª Festa do Dia dos Pais da Prefeitura registra público de 5.000 pessoas


Evento realizado no sábado (13/08) no Parque Socioambiental Lago da Fé teve show da dupla sertaneja Lourenço & Lourival
A música sertaneja de raiz fez aflorar a emoção das cerca de 5.000 pessoas que lotaram a 1ª Festa do Dia dos Pais, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, no Parque Socioambiental Lago da Fé, no sábado (13/08). Os pais e suas famílias se encantaram com o show da dupla Lourenço & Lourival (foto), que fechou a programação do evento. O evento contou ainda com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes.
LEIA TAMBÉM- 1ª Festa do Dia dos Pais da Prefeitura registra público de 5.000 pessoas
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
Além de conferir grandes sucessos sertanejos, o público pôde ainda desfrutar de uma agradável tarde de entretenimento cultural. O evento contou com as apresentações do cantor Vinicius Sobral, da Banda Municipal de Hortolândia e da Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia, acompanhada do cantor Chico Amado. A programação incluiu ainda apresentações artísticas de dança, poesia e capoeira.
O público também pôde praticar a solidariedade com doações de alimentos para a Campanha “Hortolândia Solidária”, do FunSol (Fundo Social de Solidariedade) da Prefeitura. Entre uma atividade e outra, o público também fez compras e se deliciou com comidas, lanches e bebidas comercializadas por empreendedores da cidade que participaram da feira do programa EcoSol (Economia Solidária), da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.
“Sem dúvida, essa primeira Festa do Dia dos Pais foi um grande sucesso. Milhares de pessoas presentes para acompanhar os shows. Aproveitei a oportunidade e conversei com os feirantes da Economia Solidária. Eles elogiaram muito a organização e conseguiram vender bem seus produtos. A comunidade atendeu nosso chamado. As pessoas vieram ter um dia diferente com suas famílias. O evento superou nossas expectativas e acredito que chegou para ficar”, destacou o prefeito Zezé Gomes.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
Estudantes de Hortolândia visitam emissora de TV


Selecionados escreveram redações sobre o tema “Por que acreditamos que o mundo virtual é real?”
Estudantes de Hortolândia, que tiveram redações selecionadas no concurso EPTV na Escola 2022, visitaram as dependências da emissora, inclusive os estúdios, na tarde de quinta-feira (11/08). Entre os 15 participantes na edição deste ano há três representantes de escolas da Prefeitura: as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Jd. Amanda-CAIC; Nicolas Tiago dos Santos Lofrani, no Jd. Sumarezinho; e Taquara Branca Agenor Miranda da Silva.
LEIA TAMBÉM- 1ª Festa do Dia dos Pais da Prefeitura registra público de 5.000 pessoas
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, também participam do concurso sete alunos de escolas estaduais e cinco de colégios particulares. Na rede municipal de Hortolândia, concorrem ao prêmio alunos do 9° ano do Ensino Fundamental 2. A participação do município foi retomada, após dois anos ausentes em razão da pandemia do Coronavírus.
“O mundo virtual iniciou-se com o objetivo de apoiar o mundo real, dando mais acessibilidade às notícias, informações, comunicações e pesquisas rápidas, mas esse objetivo foi completamente esquecido e hoje confundimos as realidades, acreditando e vivendo mais no virtual do que na realidade. Acreditar e compartilhar tudo que vemos na internet é também um dos problemas. Vida perfeita, corpo perfeito, milhões e milhões de seguidores, são coisas irreais e meramente ilustrativas”, ponderou a estudante Isabelle Souza da Silva, da Emef Taquara Branca, no texto enviado para o concurso.
Isabelle gostou da visita. “Com todo esse passeio pela EPTV, aprendemos sobre os roteiros, como funcionam as notícias, edições, cortes de uma câmera para outra. Vimos como é corrida a vida de quem trabalha nesse ramo de televisão. Descobrimos que não é só ligar uma câmara e ler um papel. São muitas pessoas envolvidas, tanto para a matéria ou reportagem de 30 minutos como para uma de dois minutos”, comentou a estudante.
“Trabalhar o Projeto da EPTV no ensino da Língua Portuguesa possibilita integrar as habilidades previstas no estudo da língua a partir de um contexto de vivência do estudante. Diante de propostas como pesquisa, debate, rodas de conversa e, posteriormente, a escrita, é possível que cada indivíduo contribua com seu ponto de vista, conhecimento e questionamento diante de temas que permeiam seu universo, sua vivência na sociedade, na comunidade, e seja capaz de transformá-la de forma mais consciente e participativa”, afirma Kellita Beloti Gonçalves Rodrigues, professora da Emef Taquara Branca Agenor Miranda da Silva.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
Hortolândia realizará Dia D de vacinação em sete unidades de saúde, no sábado (20/08)


Vacinação será das 8h às 16h; haverá imunização de Poliomielite, vacinas de rotina, COVID-19 e Influenza
O próximo fim de semana será a oportunidade para todo mundo preparar o braço para proteger a saúde! A Prefeitura de Hortolândia realizará o Dia D de vacinação, no sábado (20/08). A vacinação será, das 8h às 16h, em sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município: Amanda I, Amanda II, Campos Verdes, Dom Bruno Gamberini, Novo Ângulo, Parque do Horto e Rosolém (confira abaixo os endereços de cada UBS). Haverá vacinação das campanhas de Multivacinação e contra Poliomielite, e também contra COVID-19 e Influenza.
LEIA TAMBÉM- 1ª Festa do Dia dos Pais da Prefeitura registra público de 5.000 pessoas
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
A Prefeitura reforça a orientação que é obrigatório o uso de máscara, inclusive de pessoas acompanhantes, dentro das unidades de saúde durante as vacinações.
É necessário levar a carteira de vacinação CPF (Cadastro de Pessoa Física) e/ou CNS (Cartão Nacional de Saúde) da criança ou do adolescente. No caso da vacinação contra COVID-19, é necessário levar o comprovante de vacinação da dose anterior.
Poliomielite
A Secretaria de Saúde salienta que a adesão à campanha de imunização contra a Poliomielite está sendo baixa. A campanha é para crianças de 1 a 4 anos. A meta é imunizar 95% ou mais do público-alvo. Confira a cobertura vacinal no município neste LINK.
Multivacinação
A campanha de multivacinação é para atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a menos de 15 anos de idade, de acordo com o calendário do PNI (Programa Nacional de Imunizações). Confira como está a cobertura vacinal da campanha de Multivacinação neste LINK.
A Secretaria de Saúde reforça para que famílias e responsáveis levem crianças e adolescentes para serem imunizados no Dia D contra várias doenças, como Tuberculose, Hepatite, Tétano, Difteria, Meningite, Febre Amarela, Sarampo, Rubéola, Caxumba, Catapora, dentre outras.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, crianças de 0 a 4 anos devem receber 14 vacinas diferentes. Já crianças e adolescentes de 5 a 14 anos devem receber 17 vacinas. Confira abaixo nos quadros quais são as vacinas que crianças e adolescentes devem receber:
Vacinas que crianças de 0 a 4 anos devem receber:
BCG |
Hepatite B |
VIP (vacina inativada Poliomielite) |
Pentavalente |
Rotavírus |
Pneumocócica 10 Valente |
Meningocócica C |
Febre amarela |
SCR (Sarampo / Caxumba / Rubéola) |
Varicela |
VOP (vacina oral Poliomielite) |
DTP |
Hepatite A |
Influenza |
Vacinas que crianças e adolescentes de 5 a 14 anos devem receber:
HPV |
Antitetânica |
Meningocócica ACWY |
Influenza |
Confira abaixo os endereços das sete UBSs onde será realizado o Dia D de vacinação:
– UBS Amanda I: rua Almada Negreiros, 1.299
– UBS Amanda II: avenida Brasil, 800
– UBS Campos Verdes: rua da Confibra, 155
– UBS Dom Bruno Gamberini: avenida São Francisco de Assis, 46
– UBS Novo Ângulo: rua Edézio Vieira de Moraes, 146
– UBS Parque do Horto: avenida José Augusto dos Anjos, 95
– UBS Rosolém: rua Osmar Antonio Meira, 300
Com informações Prefeitura de Hortolândia
-
DestaqueAtualizado há 12 horas
Previsão do tempo aponta dia ensolarado hoje em Hortolândia
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Hortolândia promove ‘Integra Saberes’ on-line
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Hortolândia admite ‘falta de sensibilidade’ com cenário econômico e suspende cobrança da taxa de lixo
-
NotíciasAtualizado há 24 horas
UBS Guanabara: espaço para atividades coletivas recebe os últimos ajustes
-
NotíciasAtualizado há 12 horas
Hortolândia: Anunciada entrada em consórcio de saúde
-
CidadeAtualizado há 2 horas
PAT de Hortolândia oferece 32 vagas de emprego
-
CidadeAtualizado há 2 horas
Hortolândia mantém combate ao Aedes aegypti em diferentes regiões
-
CidadeAtualizado há 1 hora
Hortolândia realizará Dia D de vacinação em sete unidades de saúde, no sábado (20/08)