As obras de melhorias viárias, em realização pela Prefeitura de Hortolândia, na avenida da Emancipação, garantirão mais segurança para motoristas e pedestres, especialmente no trecho próximo ao Hipermercado Good Bom. A antiga rotatória dará lugar à novos acessos, construídos sobre o canteiro central. Nesta quinta-feira (07/11), guias e sarjetas são concretadas neste trecho, demarcando o novo viário.

Com as intervenções em andamento, o contorno redondo da rotatória foi ampliado, o que evitará o conflito de carros que saem da avenida com os veículos que seguem pela marginal (sentido Centro), além dos que entram da marginal na avenida, pela rotatória. De acordo com a Secretaria de Obras, estas intervenções complementam outras melhorias já realizadas na faixa central da avenida, que recebeu novo asfalto, sistema de drenagem com bocas de lobo, além de guias, sarjetas e calçadas. A rua Antônio Nelson Barbosa, via marginal (sentido bairro), também recebeu estes serviços, além da demarcação de dezenas de vagas de parada de veículos, a 45 graus, à esquerda do motorista.

Nova faixa da Emancipação, perto do Samu, recebe base para asfalto

O canteiro da avenida da Emancipação em frente ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), também recebe investimentos em mobilidade urbana. A obra em andamento consiste na continuidade da avenida, em linha reta, sem a curva acentuada próximo do Hospital, ação que garantirá mais segurança aos motoristas e pedestres. Neste ponto, a avenida avança sobre o canteiro, sendo que a marginal (sentido Centro) será anexada à pista principal. Nesta semana, o trecho recebeu base para asfalto. Já a faixa principal da avenida que hoje tem tráfego no sentido centro, será o futuro canteiro central da avenida.

Todas as intervenções em andamento na avenida da Emancipação, mesmo que de diferentes obras, se integram do ponto de vista da mobilidade urbana. O resultado será um sistema viário mais organizado, um novo acesso à região do Jd. Novo Ângulo, e o alívio do fluxo de veículos pela Emancipação em horários de pico.

Na altura do Jd. Santa Clara, há obras de pavimentação da Estrada do Panaíno, desde a Emancipação até o Jd. Novo Ângulo; além da abertura de uma nova avenida, no terreno atrás da Havan. No ponto em que estas duas vias se encontram, na Av. da Emancipação, haverá um cruzamento semaforizado organizando o fluxo de veículos em todos os sentidos.

PIC

As obras que vão transformar o sistema viário da avenida da Emancipação são ações do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê mais de 100 obras e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Aliança pelo Brasil: número de novo partido será 38, diz Bolsonaro

Presidente da República, Jair Bolsonaro (José Dias/PR) O presidente Jair Bolsonaro afirmou…