Bete Guindola, Temakeria.Com, Engenheiros do Chopp, Pizzaria Brasil, Faminto´s Burger e Flamy Doces e Delícias foram os vencedores da 2ª edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia”,  realizado pela Prefeitura. A cerimônia de premiação foi, nesta terça-feira (26/11), no Recanto Ruis, no Parque Ortolândia. O evento contou com a participação do prefeito Angelo Perugini.  O roteiro gastronômico Sabores de Hortolândia faz parte do PIC, o Programa de Incentivo ao Crescimento da Prefeitura.

A escolha dos melhores estabelecimentos gastronômicos foi feita pelos consumidores, que votaram por meio do site do roteiro. O período de votação foi entre os dias 15/10 a 15/11. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação,foram computados 33.117 votos. Neste ano, concorreram 110 estabelecimentos gastronômicos inscritos na 2ª edição do roteiro. A premiação foi dividida em seis categorias: restaurantes; culinária oriental; bares e choperias; pizzarias; lanchonetes e hamburguerias; padarias, cafés e confeitarias. 

Perugini disse que a Administração trabalha  para fortalecer o setor gastronômico da cidade, que cresce graças à determinação e ao aprimoramento dos empreendedores do setor. “Precisamos fortalecer o comércio. Vocês são os maiores empregadores da cidade. São os que dão vida à cidade. Vamos trabalhar de braços dados para alimentar a cidade”, destacou Perugini.

O prefeito ainda salientou que com as obras e ações que a Administração realiza no sistema viário da cidade, espera que os empreendedores do setor ocupem os espaços que surgirão com a construção de novas vias. “Com isso, vamos atrair pessoas de outras cidades da região que virão consumir aqui”, disse Perugini.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, o sucesso da 2ª edição do roteiro representa todo o esforço do prefeito Angelo Perugini para fomentar o comércio da cidade. “A missão do roteiro gastronômico é estimular a inovação e o crescimento no município. Os estabelecimentos participantes se superaram em criatividade, qualidade e marketing. Isto provocou a curiosidade dos munícipes, que priorizaram a cidade na hora de se alimentar.Economicamente, batemos todos os recordes em engajamento da população e giro econômico nestes 30 dias de evento e votação. Os números, apesar de impressionantes, não fazem jus à força e aos sacrifícios que os empreendedores da cidade fazem todos os dias para tornar a cidade um lugar melhor de se viver. Para a Prefeitura é motivo de honra poder reconhecer este trabalho”, destacou Monique. A secretária ainda salientou que outro parceiro importante para o resultado positivo do roteiro gastronômico é o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que conta com um posto no HORTOFÁCIL.

O gerente regional do Sebrae Campinas, Nilcio Cairbar de Souza Freitas, relembrou que, no ano passado, o posto do órgão em Hortolândia foi o recordista da região de empréstimos para empreendedores. “Com isso, o Sebrae de Hortolândia atingiu a marca de 120%, superando a meta traçada. Além disso, a Prefeitura tem sido uma grande parceira do Sebrae, participando de eventos importantes que realizamos para os empreendedores daqui e de outras cidades do interior paulista”, destacou Nilcio.

CATEGORIAS

A divisão do prêmio por categorias foi um dos diferenciais do roteiro deste ano destacado por uma das proprietárias do estabelecimento Flamy Doces e Delícias, Miriam Cristina Correa Teixeira. “Achei uma grande sacada. Com essa divisão por categorias, as pessoas conseguem analisar melhor cada estabelecimento”, salientou. Para a proprietária, o principal fator que contribuiu para o estabelecimento ter conquistado o 1º lugar é a qualidade dos produtos. “Além disso, sempre procurar trazer novidades para os consumidores”, destacou Miriam Teixeira. 

Para um dos proprietários do Engenheiros do Chopp, Daniel Gargantini, a divisão por categorias possibilitou que a competição fosse mais justa entre os estabelecimentos concorrentes. O proprietário acredita que a localização do estabelecimento foi um dos fatores que contribuiu para ter sido o vencedor da categoria. “Estamos num ponto instalado numa grande avenida, com grande visibilidade para o público. Além disso, temos uma marca de chope que já é forte na cidade. Outro diferencial é que atendemos um público já mais adulto, uma faixa de idade mais específica”, destacou. 

Para que um estabelecimento gastronômico tenha êxito, contar com uma boa equipe de funcionários é um fator essencial. Isto é o que foi destacado pelo proprietário do Faminto´s Burger, Adriano Tavares de Souza. “Esta vitória é fruto do trabalho árduo dos nossos funcionários para conseguirmos oferecer qualidade e atendimento, pois o consumidor está cada vez mais exigente. Outro fator que pesou para termos ficado em 1º lugar foi a mudança para um espaço maior. Hoje, nosso estabelecimento comporta até 200 pessoas sentadas”, destacou o proprietário.

O relacionamento com os funcionários também é um fator destacado pelo proprietário do estabelecimento Pizzaria Brasil, Caio Nogueira. “Acredito que a força de vontade e a dedicaçãode nossos funcionários contribuíram para termos sido escolhidos pelo público. Procuramos manter sempre um diálogo aberto com os funcionários para ouvir suas sugestões e ideias para aperfeiçoar o nosso atendimento”, ressaltou o proprietário. 

Aprimorar o atendimento também foi uma das chaves para a vitória do restaurante Bete Guindola, de acordo com um dos proprietários do estabelecimento, Anderson Cardoso, junto com os pais, Vanderlei Cardoso e Elisabete Cardoso, e Flavia Cardoso. “Trabalhamos para servir cada vez melhor o consumidor, sempre dando atenção aos detalhes. Além disso, padronizamos tudo, processos, atendimento, trabalho com os funcionários”, salientou o proprietário.

Para o proprietário do estabelecimento Temakeria.Com, Serledio Ferreira Gomes, mais conhecido como Manteguinha, a chave para ter ficado em 1º lugar na preferência dos consumidores éter foco. “Além disso, ter confiança em nossa equipe de funcionários. Trabalhamos para oferecer diferenciais em relação aos nossos concorrentes”, resumiu o proprietário.

Ainda durante a cerimônia, os representantes dos 110 estabelecimentos inscritos receberam um prêmio de participação. O roteiro também fez uma homenagem ao proprietário do estabelecimento Danju Sorvetes, Nilton de Andrade, por sua contribuição à cidade. O estabelecimento conta com quatro unidades em Hortolândia. O evento contou ainda com a apresentação do Quarteto Cultura Instrumental, formado por servidores da Secretaria de Cultura. 

Confira abaixo os vencedores das seis categorias da 2ª edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia”: 

Categoria Restaurantes (11,63% dos votos totais):

1º – Bete Guindola (14,40% dos votos na categoria)

2º – Restaurante do Romeu (1,5% dos votos na categoria)

3º – Churrascaria do Tchê (1% dos votos na categoria)

Categoria Culinária Oriental (25,40% dos votos totais):

1º – Temakeria.Com (45% dos votos na categoria)

2º – Saizen Sushi (9,5% dos votos na categoria)

3º – Satoshy (2,4% dos votos na categoria)

Categoria Bares e Choperias (16,20% dos votos totais):

1º – Engenheiros do Chopp (17,80% dos votos na categoria)

2º – Ponto do Pastel (2,7% dos votos na categoria)

3º – Garden Chopperia (2,4% dos votos na categoria)

Categoria Pizzarias (12,13% dos votos totais):

1º – Pizzaria Brasil (21,5% dos votos na categoria)

2º – Pizzaria Marcante (2,3% dos votos na categoria)

3º – Pizzaria Capitão Pepperoni (1,6% dos votos na categoria)

Categoria Lanchonetes e Hamburguerias (19,80% dos votos totais):

1º – Faminto’s Burger (45,90% dos votos na categoria)

2º – Burger King (3% dos votos na categoria)

3º – Papa Tudo (1,3% dos votos na categoria)

Categoria Padarias, Cafés e Confeitarias (14,85% dos votos totais):

1º – Flamy Doces e Delícias (18% dos votos na categoria)

2º – Lo Rique Açaí e Delícias (2,1% dos votos na categoria)

3º – Kadima Panificadora e Confeitaria (1,4% dos votos na categoria)

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Lava Jato na Itália: três viram réus por propina à Petrobras

A Lava Jato chegou à Itália, país da Operação Mãos Limpas, que serviu de inspiração para s…