No início deste novo ano, quem busca ampliar a área verde existente em casa pode contar com a ajuda da Prefeitura de Hortolândia. É o serviço de doação gratuita de mudas de árvores, feito em dois espaços da cidade: o Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos”, no Adventista Campineiro; e no novo Viveiro, que já funciona no Parque Socioambiental Novo Ângulo, a ser inaugurado em breve.

Em ambos os espaços, o atendimento é feito por agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Além da muda de árvore a escolher, cada morador pode retirar, se desejar, também um saco com cinco quilos de composto orgânico para fazer o plantio. Em cada espaço, há uma cota específica para a retirada de mudas. Nos viveiros, também é possível obter informações sobre como fazer o plantio corretamente.

LEIA TAMBÉM

No viveiro do Pq. Novo Ângulo, são doadas somente mudas para plantio em calçadas, tais como resedá, cambuci, pata-de-vaca, jacarandá-mimoso, ipê-amarelo e ipê-branco. Há também mudas de espécies frutíferas, como pitangueira e araçá. Já no Viveiro “Antonio da Costa Santos”, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, é possível encontrar, além destas, espécies adequadas para plantar no quintal de casa.

Se você ainda não sabe, há vários e bons motivos para ter árvores por perto. Entre eles estão o de que elas são o principal patrimônio natural de uma cidade; têm importância vital para manter o equilíbrio do meio ambiente; produzem oxigênio, gás indispensável aos seres vivos; reduzem a temperatura e oferecem sombra nos dias de calor intenso; absorvem a água da chuva, evitando a erosão do solo; e, além disso, embelezam a paisagem.

Confira abaixo endereços e horários de funcionamento de cada viveiro:

Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos”

Rua Stefano Dilo, 350, Loteamento Adventista Campineiro

Atendimento: das 7h30 às 11h30 h e das 13h às 16h, às quartas, quintas e sextas-feiras

Contato: (19) 3897-2926

Novo Viveiro – Parque Socioambiental Novo Ângulo

entre as ruas Edézio Vieira de Moraes e Lorena

Atendimento: das 8h30 às 11h30, às terças e quintas-feiras

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Defesa Civil notifica empresa de farinha sobre áreas atingidas por incêndio que devem ser demolidas

LEIA TAMBÉM Defesa Civil notifica empresa de farinha sobre áreas atingidas por incêndio qu…