A fim de garantir acesso às atividades pedagógicas e oportunizar o processo de ensino aprendizagem aos, aproximadamente, 26 mil alunos da rede municipal, a Prefeitura de Hortolândia disponibiliza conteúdos em canais online e, também, atividades impressas e livros didáticos, que podem ser retirados na unidade escolar. A medida foi adotada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, após a suspensão das aulas presenciais, desde o dia 23 de março, para conter a disseminação do Coronavírus.

Além de oferecer aulas EAD (Educação a Distância), por meio do Blog Educação e de grupos no Whatsapp, a orientação dada às famílias com dificuldade de acesso ou utilização da internet é que procurem a unidade escolar em que o aluno está matriculado. Todas as atividades são entregues impressas e o acompanhamento do desenvolvimento educacional do aluno ocorre por meio deste material. A medida visa garantir que todos os estudantes tenham acesso aos conteúdos e às mesmas oportunidades de aprendizado.

LEIA TAMBÉM

Os livros didáticos, como os das aulas de Inglês e do projeto em parceria com a Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Municipal, “Bem me Quer, Paz se Quer”, também foram disponibilizados para retirada e utilização nas atividades realizadas em casa.

Para Maria Lúcia da Silva Rodrigues, mãe de Gustavo Rodrigues da Silva, de oito anos, aluno do 2º. ano do Ensino Fundamental, o suporte oferecido pelos profissionais da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Maria Célia Cabral Amaral é ótimo. “Eu sempre busco atividades impressas na escola e utilizamos os livros didáticos. A professora faz, todos os dias, um vídeo, dando aula para os alunos e, também, sempre nos ajuda com as dúvidas. Toda vez que precisamos, a professora e os gestores estão disponíveis e receptivos para nos auxiliar”, disse Maria Lúcia, que tem 39 anos e trabalha como balconista.

“A escola está de portas abertas. Estamos trabalhando em prol da comunidade, oferecendo todo o suporte às famílias, desde a entrega dos kits de alimentação até ao desenvolvimento de todo o trabalho pedagógico, não só no Blog e grupos de Whatsapp, mas na disponibilização de todas as atividades impressas para aqueles que não possuem acesso à internet e, depois, no recebimento desse material, para acompanhamento dos alunos, que é realizado por todos os nossos professores. Nós buscamos sempre manter contato e criar canais para diálogos. Essa parceria é fundamental. Não estamos medindo esforços para atender a todos”, ressaltou o diretor da Emef Professora Maria Célia Cabral Amaral, José Luís Menegoro.

Neste período de distanciamento social, os servidores da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia têm trabalhado para oferecer atividades diversificadas e postagens de conteúdos para a Educação Básica, nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, incluindo as modalidades da Educação Especial e EJA (Educação de Jovens e Adultos), incluindo a Educação Integral.

Todas as atividades são elaboradas de acordo com o Projeto Político Pedagógico e de Gestão Escolar e referenciadas na Base Nacional Comum Curricular, nas Diretrizes Pedagógicas do Programa Ler e Escrever, na Emai (Educação Matemática nos Anos Iniciais), no Currículo Municipal da Educação Infantil, no Currículo Paulista e no livro do professor “Aprender com a criança: experiência é o conhecimento”, além dos livros didáticos do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático).

Segundo a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, neste período, é essencial fortalecer o vínculo e valorizar os laços. “Com a suspensão das aulas presenciais, imediatamente foram disponibilizadas atividades impressas para os nossos alunos. À medida que o tempo foi se estendendo, procuramos otimizar esse trabalho e disponibilizar, também, outras ferramentas de ensino, como o Blog Educação. Temos que, além de garantir a educação de qualidade e efetiva aos nossos alunos, valorizar a afetividade entre crianças, famílias, escola, professores e colegas de turma, tornando-os parceiros dos processos de aprendizagem e motivando-os a participar”, ressaltou.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Confidencial divulga oportunidade(s) para Analista de Qualidade Jr – v2106891

Descrição DESAFIOS: Garantir submissão de documentação de certificação de produto aos clie…