Connect with us

Cidade

Prefeitura abre oficialmente Semana da Consciência Negra de Hortolândia

Artigo

em

Programação vai até o dia 23 de novembro com atividades presenciais e pela internet

A Prefeitura de Hortolândia abriu oficialmente na noite de terça-feira, 16 de novembro, a Semana da Consciência Negra – Manifestações Afros, Lutas e ‘Re-Existência’.

LEIA TAMBÉM

A abertura, comandada pelo Departamento de Direitos Humanos, Setor de Políticas Públicas da Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria de Governo, contou a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes. Por meio do canal da Secretaria de Cultura no Youtube foi desenvolvida uma roda de conversa com os professores Odair Marques da Silva e Raquel Batista, onde discutiram a ideia de construir um novo olhar para o continente africano. “No Brasil, 54% da população, ou cerca de 110 milhões de pessoas são descendentes da matriz africana e infelizmente pouco é discutido sobre os países africanos. Por conta daquilo que consumimos na televisão e no cinema é fácil listar cinco capitais na Europa, mas o mesmo não se pode dizer quando se pede cinco capitais de países da África. É importante que possamos conhecer mais a fundo a África moderna, contemporânea e atual e conhecer mais sobre essa rica cultura”, comentou o professor Silva.

SEMANA

A programação da Semana da Consciência Negra de Hortolândia continua nesta quarta-feira (17), na Câmara de Hortolândia, a partir das 19h, com a Homenagem Zumbi dos Palmares e entrega de diplomas. Na quinta-feira (18), a partir das 9h, na EMEF Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, haverá palestra com o tema “O enfrentamento do preconceito e discriminação racial no trabalho” e, pela internet, a partir das 19 horas, Webnário pelo canal da Secretaria de Educação no Youtube e Aula On-Line, direto do Instituto Federal de Hortolândia. A Semana da Consciência Negra vai até o dia 23 de novembro e inclui palestras, oficina percussiva, roda de conversa, feira de afroempreendedorismo, exposição, debates, show com a cantora Leci Brandão, batalha de rimas, oficina de graffite, batalha de breack, entre outras atividades prevista pelo cronograma oficial.

Famílias atendidas nos serviços de assistência terão programação sobre o tema
A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social promove, neste mês, três eventos alusivos ao Mês da Consciência Negra, todos com o mesmo objetivo: combater o preconceito e a discriminação, promovendo o debate em torno do respeito à diversidade, valorizando a cultura afro-brasileira e a memória cultural brasileira. As ações são voltadas a famílias atendidas nos serviços de assistência. Para participar, não é preciso se inscrever.

O primeiro é um encontro de sensibilização alusiva à data para integrantes do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), que acontece nesta quinta-feira (18/11), das 9h às 11h, no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida do Jd Rosolém, na Rua Orlando Pavan, 240.

O segundo é uma oficina do Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), que mescla roda de conversa com oficina de confecção de bonecas. Será na terça-feira (23/11), das 9h às 11h, no CCS (Centro de Convivência Social) Jd. Rosolém, localizado na Rua Guido Rosolen, 177.

O terceiro é outra Oficina Paif, com roda de conversa e oficina sobre “A Influência da Cultura Africana na nossa alimentação”, com a chefe Aline Guedes, professora de Gastronomia em cursos superiores e pesquisadora da alimentação e comensalidade de quilombos remanescentes do Estado de São Paulo, com publicações no Brasil, Portugal, Espanha e Argentina.

SERVIÇO:
Semana da Consciência Negra de Hortolândia: “Manifestações Afros, Lutas e ‘Re Existência’”
De 16 a 23/11/2021
Hora: das 8h30 às 11h30

Confira a programação no anexo.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Cidade

Pontos MIS realiza oficina on-line sobre o cineasta Eduardo Coutinho

Artigo

em

Por

Atividade será nos dias 23, 24 e 25 deste mês, das 19h às 21h

Na história do cinema brasileiro, Eduardo Coutinho (foto) é um considerado um dos principais documentaristas. Para a crítica, sua obra prima é “Cabra marcado para morrer”, de 1984. O cineasta é o tema da oficina on-line “Eduardo Coutinho: o documentarista do povo”, realizada pelo Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) e a Prefeitura de Hortolândia. A oficina está com inscrições abertas por meio deste LINK. A atividade acontecerá nos dias 23, 24 e 25 deste mês, das 19h às 21h.

LEIA TAMBÉM

A oficina abordará a vida, a obra e a carreira do cineasta. Coutinho buscou mostrar pessoas simples, enfatizando suas histórias, característica que o tornou referência em documentário. Por isso, a oficina também destacará o método e o processo criativo do cineasta, bem como aspectos importantes de sua filmografia. A atividade será ministrada pela professora Nathalie Hornhardt. A profissional tem extensa atuação nas áreas de rádio, televisão e internet, além de também ser atriz e roteirista. É integrante do grupo de pesquisa “Juvenália: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na comunicação e no consumo”. É autora do livro “Quando o Santo é forte: uma discussão sobre a insuficiência humana no documentário de Eduardo Coutinho”.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Hortolândia recebe Circuito Sesc de Artes com show da cantora Ana Cañas, nesta sexta-feira (12/08)

Artigo

em

Por

Evento terá apresentações artísticas e atividades culturais, a partir das 16h, no Centro Cultural Inês Aparecida da Silva Afonso, no Jardim Amanda

Se você quer uma dica de lazer cultural para curtir em família, fique ligado! Hortolândia receberá o Circuito Sesc de Artes, nesta sexta-feira (12/08). O evento será no Centro Cultural Inês Aparecida da Silva Afonso, órgão da Prefeitura, localizado na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. A programação começará às 16h. O evento terá seis atrações que serão realizadas simultaneamente até às 21h (confira abaixo as atrações). O destaque será o show da cantora Ana Cañas (foto), que encerrará o evento. Mais informações estão disponíveis no site do evento. O Sesc (Serviço Social do Comércio) retoma o evento em formato presencial, suspenso em razão da pandemia. O circuito percorrerá, até o dia 28 deste mês, 118 municípios paulistas que fazem parte das áreas de atuação das unidades do Sesc. 

LEIA TAMBÉM

Confira abaixo as atrações do Circuito Sesc de Artes em Hortolândia:

– Oficina de rotoscopia analógica:

Rotoscopia é uma técnica de animação que consiste em redesenhar trechos capturados de filmes em cima de uma mesa de luz. Cada quadro, à medida que é finalizado e fotografado, é acrescentado a uma timeline que, aos poucos, é transformada em uma animação. A atividade será ministrada pelo estúdio de animação Giroscópio Filmes. 

– Telhado de histórias:  

O grupo Raconto montará uma tenda lúdica, com telhado de fitas e bolsos cheios de livros. Os integrantes do grupo incentivarão as crianças o hábito da leitura. No espaço, os pequenos conhecerão diferentes histórias e serão estimuladas para refletir e trocar impressões sobre elas, após a leitura.

– Espetáculo “Esquadrão Bombelhaço”:  

O Circo Teatro Palombar apresentará um espetáculo sem falas sobre um batalhão de bombeiros-palhaços que tenta apagar um incêndio utilizando técnicas de acrobacias e malabarismos. A montagem é baseada na linguagem dos desenhos animados.

– Espetáculo “Desbunde geral”:

O Coletivo Desvelo (SP) fará uma performance de dança, cujos temas são o brilho e o orgulho LGBTQIA+ e a Era de Aquário. 

– Espetáculo “A Cruzada dos corações puros (ou quem inventou a guerra?)”:

A Cia. Variante apresenta o espetáculo sobre um grupo de crianças que faz uma expedição para encontrar o autor de um livro sobre os acontecimentos marcantes da humanidade. Ao longo da jornada, as crianças expõem seus sentimentos e peculiaridades. A peça é inspirada no poema “A cruzada das crianças”, do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956).

– Show “Ana Cañas canta Belchior”:  

A cantora apresentará seu novo disco, “Ana Cañas canta Belchior”, no qual faz um tributo ao lendário compositor cearense, falecido em 2017. A ideia do disco surgiu a partir de uma live que Ana Cañas fez na pandemia. O repertório inclui músicas antológicas de Belchior, tais como “Alucinação”, “Como nossos pais”, “Sujeito de sorte” e “Coração selvagem”.

Crédito da foto de Ana Cañas: Iara Marinho

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Estacionamento à esquerda na rua Luiz Camilo de Camargo será permitido até segunda-feira (15/08)

Artigo

em

Por

Medida autorizada pela Prefeitura de Hortolândia contribui para compras de Dia dos Pais no comércio local

Está permitido o estacionamento no lado esquerdo da rua Luiz Camilo de Camargo, principal rua do comércio na região Central de Hortolândia, até a segunda-feira (15/08).  O objetivo da medida realizada pela Prefeitura  é facilitar a compra dos presentes de Dia dos Pais, comemorado no domingo (14/08). De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, será permitido estacionar desde o cruzamento da rua João Blumer até a rua Zacharias Costa Camargo, exceto em frente aos pontos de ônibus, onde haverá sinalização indicando a parada de coletivos. 

LEIA TAMBÉM

“Esta ação contribui com o incentivo para as compras nesta data comemorativa nos comércios da cidade. A liberação facilita o embarque e desembarque da população na via. Pedimos o respeito e a colaboração dos motoristas para respeitarem as leis de trânsito e só estacionar os veículos nos trechos permitidos, não atrapalhando os veículos do transporte coletivo da cidade. É importante o apoio ao comércio local. Portanto, a ajuda de todos é essencial no momento” explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 17 horas

Moradores de Hortolândia reclamam do início da cobrança da taxa de lixo

Moradores de Hortolândia terão mais esse encargo no orçamento. De acordo com a Prefeitura de Hortolândia, cobrança está prevista no...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Organização e segurança marcam a primeira semana da FAICI 2022

O público que teve o privilégio de comparecer no primeiro final de semana da FAICI 2002 para assistir grandes shows...

DestaqueAtualizado há 2 dias

Bravo Serviços Logísticos seleciona funcionários para trabalho

Atualmente a empresa está presente em todas as regiões do País com 16 operações, mais de 3.000 colaboradores e uma...

DestaqueAtualizado há 2 dias

EMS está com oportunidades de emprego para Auxiliar de Produção

A EMS anuncia a abertura de vagas para Auxiliar de Produção para início imediato Cuidar das pessoas: essa é a missão...

CidadeAtualizado há 2 dias

Prefeitura de Hortolândia disponibiliza 22 vagas de emprego nesta segunda-feira

Que tal começar a semana com a perspectiva de um novo emprego? O PAT (Serviço do Trabalhador), órgão vinculado à...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Hortolândia confirma primeiro caso de varíola dos macacos

A cidade de Hortolândia confirmou seu primeiro caso de varíola na sexta-feira (6). O paciente é um homem de 36...

DestaqueAtualizado há 4 dias

ProtDesc anuncia investimento de R$ 40 milhões e geração de 350 empregos

Junte-se ao ProtDesc para celebrar este grande marco unindo forças para contribuir com o crescimento e desenvolvimento do Brasil! Em...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Homem é alvejado em frente a sua casa em Hortolândia

Um homem de 27 anos foi alvejado no bairro Vila Real em Hortolândia na noite desta sexta-feira (05). A vítima...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Com investimento de 20 milhões novo hospital vai gerar 350 empregos em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia anunciou hoje (5) que a cidade terá um novo hospital particular, o Bela Aliança Hortolândia. A...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Médico Pediatra é preso por suspeita de abuso sexual contra adolescente em UBS em Hortolândia

O caso ocorreu dentro da unidade básica de saúde do Jardim Rosolém, em outubro de 2021; defesa do médico diz...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS