Aproveitar as oportunidades para entrar no mercado de trabalho foi a dica do prefeito Angelo Perugini para aproximadamente 500 jovens, que serão dispensados do serviço militar, na tarde desta terça-feira (10/09), na segunda palestra realizada pela Prefeitura de Hortolândia voltada ao desenvolvimento de políticas públicas para a juventude. 

“É importante os jovens que estão aqui, saberem que nós queremos fazer parte da vida de todos. Temos projetos para que vocês se sintam acolhidos. Fiquem atentos aos cursos de preparação da Prefeitura, busquem e sempre corram atrás dos sonhos de vocês”, orientou Perugini na abertura da palestra.

A atividade foi realizada no auditório Arlete Afonso, localizado dentro do UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo), no Parque Ortolândia. A primeira palestra aconteceu na semana passada. O objetivo da ação, que faz parte do compromisso dos garotos com a Junta Militar, é orientar os meninos sobre os seus direitos e deveres, incentivar a inserção do jovem no mercado de trabalho, além de mostrar os serviços da Prefeitura para a juventude nas áreas de cultura, esporte e qualificação profissional. 

“Uma cidade cresce quando as pessoas têm participação nela. Estamos investindo em Hortolândia para atrair emprego, empresas, pensando no futuro de vocês. Algumas empresas demonstraram interesse em vir para cá, outras já se instalaram. Temos a preocupação com o futuro dos nossos jovens”, completou o prefeito. 

A última palestra da série acontece nesta quarta-feira (11/09), às 8h30, no mesmo local. Após a conclusão, aproximadamente 1.500 jovens terão recebido as dicas voltadas às políticas públicas para a juventude

“Os jovens que aqui estão mostram comprometimento com a família e com a Pátria. Além da importância de ter a reservista, que possibilita a retirada de um passaporte, a prestar um vestibular, por exemplo, esperamos também que todos possam aproveitar os serviços que serão listados aqui, oferecidos pela Administração, para se qualificarem profissionalmente”, explica o secretário de Segurança Pública, Joldemar Nunes Correia. 

OPORTUNIDADES

As palestras são ministradas pelo diretor do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, Amarantino Jesus de Oliveira (Tino Sampaio). Entre os programas de incentivo ao primeiro emprego e qualificação profissional apresentados aos jovens estão ID Jovem, Time do Emprego e Cursinho Popular.

“Nosso tema sempre é voltado para que o jovem olhe seu futuro com perspectiva. Os temas empregabilidade, oportunidade, empreendedorismo são os pontos altos da palestra. Despertar nos jovens essa vontade de aprender sempre e também mostrar que é possível ter um ótimo futuro”, explica Sampaio.

Após as palestras, os jovens farão o Juramento à Bandeira, que será realizado no dia 18 de outubro, no Ginásio Poliesportivo Victor Savala, localizado no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

“Tenho interesse na área esportiva, hoje vou procurar saber o que tem à disposição para começar uma nova prática. Mas o tema empregabilidade é importante, já que busco um curso que possa me oferecer futuras oportunidades no mercado de trabalho”, observou o jovem Pedro da Silva, de 18 anos, morador do Jardim Firenze.

OPORTUNIDADES

A Prefeitura oferece diversos cursos de formação nos espaços culturais. Na área esportiva, são aproximadamente 30 modalidades gratuitas, distribuídas em espaços localizados em todas as regiões da cidade. Quase 10 mil alunos treinam no projeto da Administração. Além disso, os jovens também podem acessar o site da Prefeitura no endereço www.hortolandia.sp.gov.br para se informarem sobre os cursos para qualificação profissional. Também há atividades de qualificação profissionais e incentivas ao primeiro emprego, realizadas no Centro de Qualificação Pessoas e Profissional da Prefeitura, que fica no Hortofácil, na região central.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Ecogen divulga oportunidade(s) para Técnico de Manutenção

TA PREPARADA? SÃO 30 DIAS INCRÍVEIS! PARTICIPE AGORA A Ecogen é uma empresa que …