Torquato Neto (1944-1972) teve uma carreira artística emblemática. Foi um dos integrantes da Tropicália e defensor ardoroso do Cinema Marginal. O artista é o tema do documentário “Torquato Neto: Todas As Horas do Fim”, atração deste fim de semana do projeto online Bate-Papo de Cinema, realizado pela Prefeitura de Hortolândia em parceria com o Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som), órgão do governo estadual. O projeto disponibilizará online o filme para o público, nesta sexta-feira (05/02) e sábado (06/02). Para assisti-lo, é necessário acessar o site do Ponto MIS e fazer inscrição por meio deste LINK.

No sábado (06/02), o projeto promoverá, às 18h, um bate-papo online sobre o documentário com o artista, professor e pesquisador, Eduardo Bordinhon, e a diretora e roteirista, Giuliana Monteiro. O bate-papo será transmitido ao vivo pelo canal do MIS no YouTube (CLIQUE AQUI).

LEIA TAMBÉM

Torquato Neto foi poeta, jornalista, compositor, ator e agitador cultural. Nascido em Teresina (Piauí), destacou-se na Tropicália como letrista, tendo composto músicas em parceria com Gilberto Gil e Caetano Veloso. No disco-manifesto do movimento, “Tropicália Ou Panis Et Circensis”, Torquato aparece na foto que ilustra a capa, sentado ao lado de Gal Costa, e é autor das músicas “Geléia Geral” (em parceria com Gil) e “Mamãe, Coragem” (em parceria com Caetano). Na imprensa, manteve a coluna “Geléia Geral”, publicado pelo jornal carioca Última Hora. Envolveu-se também com o Cinema Marginal, tendo protagonizado o média-metragem “Nosferato no Brasil”, do cineasta Ivan Cardoso. 

O documentário apresenta textos de Torquato, com interpretação do ator Jesuíta Barbosa, áudio de uma entrevista do artista e depoimentos de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Tom Zé. A direção é dos cineastas Eduardo Ades e Marcus Fernando. O título do documentário, “Todas As Horas do Fim” é um verso do poema “Cogito”, escrito por Torquato.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Boletim 40/21: Secretaria de Saúde de Monte Mor informa que 18 pessoas do município estão hospitalizadas por conta da Covid-19

Em seu quadragésimo boletim, a Secretaria de Saúde de Monte Mor informa que hoje, 25 de fe…