A Prefeitura de Hortolândia atende a recomendação do Ministério da Saúde e orienta que crianças que receberam a vacina contra Febre Amarela antes dos quatro anos de idade sejam vacinadas com uma dose de reforço. Todas as UBSs (Unidade Básica de Saúde) da cidade têm a vacina em estoque. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças com a carteira de vacinação à unidade de saúde mais próxima para garantir a imunização.

De acordo com o diretor de Saúde Coletiva da Prefeitura de Hortolândia, Antônio Roberto Stivalli, estudos apontam que a vacina contra Febre Amarela aplicada nas crianças pequenas perde parte da eficácia com o passar dos anos. “Por este motivo, quem foi vacinado antes dos quatro anos de idade precisa de uma dose de reforço”, explicou. Pessoas de qualquer idade podem receber o reforço, desde que tenham anotação na carteira de vacinação que comprove que receberam a vacina antes dos 4 anos de idade. Para as pessoas de qualquer idade que nunca foram vacinadas, a vacina também está disponível.

LEIA TAMBÉM

Desde 2019, a vacina contra Febre Amarela foi incluída no calendário obrigatório de vacinação, com recomendação de uma dose, uma vez na vida. No entanto, em Hortolândia, a vacina já era oferecida à toda população desde 2017, quando a GVE (Gerência de Vigilância Epidemiológica), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, classificou a cidade como área de risco ampliado para a doença. A primeira dose é recomendada a partir dos nove meses de vida.

Estoque de vacinas

A Prefeitura de Hortolândia recebeu, no início do mês, novas doses da vacina Pentavalente. Desde outubro de 2019, o Ministério da Saúde não fazia a distribuição desta vacina. Com a chegada da nova remessa, a Secretaria de Saúde de Hortolândia informa que as crianças que estão com a proteção em atraso devem ser levadas à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima para garantir a imunização, assim como as crianças que estão na idade correta para receber a dose.

A Pentavalente é indicada para crianças com 2, 4 e 6 meses de vida e protege contra cinco doenças: Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B. Em 2019, a cobertura vacinal da Pentavalente registrou 69,41% de imunização do público alvo.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Correção: Prefeito de Taguaí morre após contrair covid

Att. Srs. Clientes, A nota enviada anteriormente continha um erro no segundo parágrafo: o …