Quer receber as principais Notícias de Hortolândia pelo Whatsapp?
Inscreva-se agora.
Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98190-8674 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp

O Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, ganhará novas cores, a partir desta segunda-feira (02/12), quando começa a receber a decoração de Natal, preparada pela Prefeitura. Para organizar o evento, o espaço ficará fechado à visitação pública até 12 de dezembro, reabrindo na sexta-feira (13/12), às 19h, quando começa a programação oficial do 3º Natal Sustentável, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Na edição anterior, as atrações do período festivo levaram mais de 30 mil de pessoas ao espaço. Neste ano, a comemoração vai até 22 de dezembro. O Parque Dorothy fica na Rua Manoel Antônio da Silva, 415. 

Servidores municipais trabalham diariamente, em oficinas artesanais, confeccionando guirlandas, pendentes e outros enfeites natalinos, feitos com materiais recicláveis, como conduítes plásticos, garrafas PETs e fitas coloridas. Orientados pelos membros do Núcleo de Educação ambiental também preparam os CDs e DVDs inservíveis que enfeitarão a árvore de Natal deste ano.

Além da oficina artesanal, realizada pelo Núcleo de Educação Ambiental para recuperação e adequação da decoração usada nos anos anteriores, está prevista outra, em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, para a construção de brinquedos artesanais, com materiais recicláveis, a serem expostos na “Fábrica de Brinquedos”.

A equipe da manutenção trabalha na recuperação de um talude, com madeira reaproveitada, que será transformado em jardim. A ponte sobre a “Lagoinha de Noel”, inspirada na Ponte da Esperança (Estaiada), está quase pronta. A estrutura em madeira já conta com torre central que, em breve, receberá cabos de aço.

Neste ano, assim como nas edições anteriores, a programação terá atrações especiais, dentre elas a “Vila de Noel”, a “Fábrica de Brinquedos”, a “Leitura de Noel”, o “Cantinho do Presépio”, a “Casa de Barro Sustentável”, a “Estaiadinha de Noel”, a “Árvore de Natal Reciclável” e a praça de alimentação. Haverá também chegada do Papai Noel, com Banda Cultural Instrumental e “Oficina com o Seo Jaca”, o jacaré contador de histórias. Durante o período de festejos, o espaço funcionará em horário diferenciado: de segunda a quinta-feira, abrirá das 14h às 22h; e de sexta-feira a domingo, das 14h às 23h.

Campanha de arrecadação de brinquedos

A Prefeitura lançou campanha de arrecadação de enfeites natalinos e brinquedos novos ou seminovos em bom estado de conservação para usar nos espaços decorados. A Secretaria de Meio Ambiente distribuiu caixas coletoras em três espaços: o Paço Municipal e o HORTOFÁCIL,na região central, e o Colégio Clemente Pavan, na região do Jd. Rosolen (veja abaixo).

Confira os espaços de coleta de doações para o Natal Sustentável:

•Paço Municipal Palácio das Águas – Protocolo Geral, Secretarias de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Inclusão e Desenvolvimento Social, Habitação, Obras e departamentos do 3º andar – Rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, Remanso Campineiro

•Hortofácil – Rua Argolino de Moraes, 415, na Vila São Francisco

•Colégio Clemente Pavan – R. Benedito Leite, 180 – Jardim Santa Izabel

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Hospital São Vicente investe em melhorias no PA Hortolândia

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) assumiu, no final do segundo semestre de…