Com a proximidade do inverno, quem está em situação de rua corre risco de morte, em virtude do frio. Para proteger estas pessoas, a Prefeitura de Hortolândia inicia, nesta segunda-feira (01/06), a Operação Inverno. Uma equipe de agentes da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social irá circular diariamente pela cidade, a partir das 18h, para abordar pessoas que vivem nas ruas. Os agentes irão orientá-las a buscar abrigo no Ginásio Poliesportivo Victor Savala, localizado na rua Agnaldo Gomes Cardoso, 500, Jardim Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno, o abrigo montado no ginásio funciona 24 horas, todos os dias da semana, com capacidade para 60 pessoas. No local, os abrigados recebem quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar). Além das refeições, a Prefeitura também disponibiliza banho, itens de uso pessoal, roupas de cama e colchões. O abrigo tem espaço dividido para homens e mulheres. As luzes do ginásio são apagadas às 22h para o repouso.

LEIA TAMBÉM

No abrigo, os moradores também recebem atendimento social e, em caso de necessidade, encaminhamento para os serviços de saúde da rede municipal. “Nós também vamos entrar em contato com parentes e familiares dos moradores. Caso seja possível, faremos o trabalho de recâmbio, que é envio do morador de volta para sua cidade de referência, ou onde ele tenha algum parente ou familiar que possa acolhê-lo”, explica a coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), Karina Conrado.

Bueno salienta que esta estrutura já estava montada para proteger pessoas em situação de rua contra a pandemia do Coronavírus. “A Prefeitura já realiza diariamente o acolhimento a pessoas em situação de rua. Com a proximidade do inverno, quando a temperatura fica mais fria, vamos intensificar esse trabalho de acolhimento e proteção”, salienta o secretário.

POPULAÇÃO PODE AJUDAR

Caso a pessoa em situação de rua abordada pela Operação Inverno não queira ir para o abrigo, a equipe da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social irá fornecer para ela cobertor e kit de higiene, contendo sabonete, álcool em gel, máscara, touca e roupas de inverno. A Operação Inverno irá até o dia 31 de julho, podendo ser estendida, caso o inverno tenha temperaturas muito baixas.

A comunidade também pode ajudar na operação. Quem vir alguma pessoa em situação de rua na cidade, pode entrar em contato com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social por meio do telefone (19) 99936-6459. O número funciona 24 horas, de segunda-feira a domingo.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

GREENBRIER MAXION – EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS FERROVIÁRIOS S.A divulga oportunidade(s) para Estagiário(a) Segurança do Tra…

Descrição Requisitos: – Cursando Superior em Engenharia (até o 3º ano);LEIA TAMBÉM G…