A fim de discutir o “Uso e ações das redes sociais no serviço público”, a Prefeitura de Hortolândia promoveu, nesta quinta-feira (30/07), o 2° encontro virtual de formação continuada voltado a profissionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O evento, realizado por meio do aplicativo Zoom, contou com a participação de mais de 160 profissionais, entre gestores das escolas municipais e do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”. A palestrante convidada, a jornalista Silvana Guaiume, abordou temas como interações nas redes e as fake news. A rede municipal conta com 58 escolas e cerca de 26 mil alunos.

O objetivo é estreitar o diálogo do grupo e oferecer orientações técnicas das áreas da comunicação, bem como discutir o papel das mídias sociais como recurso tecnológico para fortalecer um espaço de aprendizagem, que exige a reflexão de um novo comportamento social, cultural e humano. Desde março, a rede municipal de ensino teve as aulas presenciais suspensas, cumprindo a obrigatoriedade do ensino remoto, via Blog Educacional, diante das leis e normas estabelecidas para contenção da pandemia do novo Coronavírus.

O encontro foi mediado pela diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Fabiana Rodrigues, e contou com a participação da secretária de Educação, Sandra Fagundes Freire. Com o apoio da Secretaria de Governo, o diretor do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Hortolândia, jornalista Douglas Moraes, também participou e destacou sobre a importância do tema e do evento.

“Oferecer esses encontros como espaço de formação e debate é uma iniciativa louvável da Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia. É muito importante ampliar o debate e o acesso a conteúdos e experiências em torno do tema e das técnicas para a utilização das redes sociais, principalmente por entender que esse é um momento importante para a comunidade, de se integrar a essas tecnologias, se empoderar e participar, por meio, principalmente, da Educação, que é uma das áreas de maior inclusão dentro de uma comunidade”, ressaltou Moraes.

A palestrante Silvana Guaiume é jornalista, bacharel em Comunicação pela PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas). Atualmente é Diretora de Comunicação na Prefeitura de Valinhos. Em sua fala, compartilhou informações e orientações relevantes diante do cenário educacional e apresentou elementos da comunicação para que os gestores possam direcionar ações e avaliar a diferença do uso das redes sociais com teor pessoal e o papel específico do ponto de vista educacional. “Redes sociais são fontes de informações e, na educação virtual, o professor propõe experiências de aprendizagem, o professor passa para orientador e provedor de recursos que tragam conhecimentos”, ressaltou.

De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, neste tempo de pandemia, com as aulas presenciais suspensas, os alunos da rede municipal de Hortolândia são acompanhados pelos professores através de diversas mídias sociais e pelo Blog Educação. “Vivemos um tempo em que as mídias são necessárias para a comunicação entre as pessoas, para contato e interação com as famílias de nossos alunos, tendo em vista a situação que estamos vivendo. Nos aperfeiçoar no sentido de melhorar, oportunizar a todos essa integração se faz necessária. Por isso, a formação dos profissionais da educação, para que possamos aprender como nos relacionarmos melhor com as possibilidades tecnológicas que temos e como fazer o melhor uso  delas para facilitar a comunicação e a produtividade dos nossos alunos, o aprendizado e garantir mais vínculos. Ainda que em tempos de isolamento social, que nós possamos estar mais próximos, por meio das tecnologias . Vamos continuar as formações, porque o momento é desafiador tanto do ponto de vista  tecnológico como do das questões da saúde. Estamos aprendendo e, embora com tantos desafios, necessitamos olhar com positividade neste momento, com tantos aprendizados que sendo oportunizados  durante esse período”, enfatizou Sandra.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Confidencial divulga oportunidade(s) para Dentista Avaliador – v2090953

Descrição ATIVIDADES: Realizar avaliação, orçamento e planejamento;  Atendimento e re…