Quer aprender a tocar sons e ritmos musicais contagiantes? A dica é se inscrever para a oficina gratuita de percussão afro “Pá Tum Dum Pá”. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (19) 99439-4422 e (19) 98835-4917, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . A atividade é para pessoas a partir de 12 anos. A oficina será presencial e há 10 vagas disponíveis. A primeira aula será nesta terça-feira (09/02), às 19h, no Ponto de Cultura Caminhos, localizado na rua João Alves, 288, Jardim Adelaide. A oficina vai até abril, com aulas às terças e quintas-feiras. Para evitar a disseminação do Coronavírus, a atividade seguirá os protocolos sanitários de distanciamento, medição de temperatura e uso obrigatório de máscara. O curso terá também transmissão ao vivo online via plataforma Zoom para os inscritos que não forem moradores da cidade. 

A oficina é um dos projetos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, coletivos e empresas artísticas do município que tiveram suas atividades paralisadas pela pandemia do Coronavírus.

LEIA TAMBÉM

A atividade será ministrada pelo músico profissional Rodrigo de Logun. De acordo com o músico, a oficina terá aulas práticas e teóricas nas quais os aprendizes irão conhecer a percussão afro-brasileira, seus ritmos, histórias e cânticos. 

Na parte prática, o aluno aprenderá como tocar o tambor de forma técnica para obter o som de maneira correta, mostrando as diversas possibilidades que o instrumento musical pode proporcionar. Para isso, serão realizados exercícios de coordenação motora e habilidades para compreender as notas do instrumento.

Já a parte teórica, de acordo com o músico, mesclará o formato de curso básico com a tradição oral, que é um dos principais aspectos da cultura afro-brasileira. “O aluno terá o entendimento de ritmos e sons do tambor por meio da fala, que serão onomatopeias e fonemas que reproduzem o som de cada ritmo específico, possibilitando assim uma melhor compreensão pelo aluno”, explica Rodrigo.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Fiscalização interdita mais de 50 estabelecimentos por descumprimento restrições em Hortolândia

Neste sábado (06/03), as equipes de fiscalização da Prefeitura de Hortolândia realizaram a…