Quer receber as principais Notícias de Hortolândia pelo Whatsapp?
Inscreva-se agora.
Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98190-8674 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp

A Prefeitura de Hortolândia realiza obras viárias em dois trechos da avenida da Emancipação que serão asfaltados na próxima semana. Perto do Hipermercado Good Bom, novos acessos criados recebem a última camada de base, antes da pavimentação. Calçadas para pedestres também são concretadas neste local. Na altura do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a base também é aplicada no acesso à Avenida Panaíno, obra que ligará a avenida da Emancipação à região do Jardim Novo Ângulo.

De acordo com a Secretaria de Obras, com a aplicação das pedras, estes trechos ficam aptos a receber asfalto. “A previsão é que a massa asfáltica seja aplicada na próxima semana, se não houver muita chuva neste período”, adiantou o secretário de Obras, Sérgio Torrecilas.

As intervenções em andamento na avenida da Emancipação, mesmo que de diferentes obras, se integram do ponto de vista da mobilidade urbana. O resultado será um sistema viário mais organizado, um novo acesso à região do Jd. Novo Ângulo, e o alívio do fluxo de veículos pela Emancipação em horários de pico.

Na obra que acontece perto do Good Bom, a antiga rotatória que existe no local dará lugar a novos acessos, mais seguros para motoristas e pedestres. Na configuração atual, com a rotatória, há conflito entre os carros que saem da avenida com os veículos que seguem pela marginal (sentido Centro), além dos que entram da marginal na avenida, pela rotatória. Esta obra complementa outras melhorias já realizadas na faixa central da avenida, como novo asfalto implantado, sistema de drenagem com bocas de lobo, além de guias, sarjetas e calçadas. A rua Antônio Nelson Barbosa, via marginal (sentido bairro), também recebeu estes serviços, além da demarcação de dezenas de vagas de parada de veículos, a 45 graus, à esquerda do motorista.

Já a intervenção que acontece perto do Samu é a criação de um acesso, pelo antigo canteiro central, à avenida Panaíno, que recebe obra de duplicação em mais de 2 quilômetros. Com as obras, a Emancipação seguirá em linha reta, sem a curva acentuada próximo do Hospital, sendo que a marginal (sentido Centro) será anexada à pista principal. Já a faixa principal da avenida que hoje tem tráfego no sentido Centro, será o futuro canteiro central. No ponto em que a avenida Panaíno e Emancipação irão se encontrar, haverá um cruzamento semaforizado organizando o fluxo de veículos em todos os sentidos.

PIC

As obras que vão transformar o sistema viário da avenida da Emancipação são ações do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê mais de 100 obras e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Centro de Convivência da Melhor Idade oferece atividade de férias

O CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, espaço da Prefeitura…