Quer receber as principais Notícias de Hortolândia e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Hortolândia substituiu nove dos 18 médicos que saíram do programa com o fim do convênio entre Brasil e Cuba

Oito novos profissionais do programa do Governo Federal Mais Médicos começaram a trabalhar nas unidades de saúde da Prefeitura de Hortolândia, nesta segunda-feira (17/12). Até a data de hoje, nove médicos brasileiros se apresentaram à Prefeitura para preencher as 18 vagas abertas na cidade após a saída dos profissionais cubanos do programa. Todos participam de processo de integração antes de começar a atuar nas unidades de saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde, as outras nove vagas devem ser preenchidas num segundo chamamento, atendendo a um edital que o Ministério da Saúde deve lançar, nos próximos dias, para profissionais estrangeiros. O município contava com 26 profissionais do Programa Mais Médicos, sendo 18 cubanos.

A notícia é positiva principalmente para a população da área de abrangência das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Jd. São Sebastião, Pq. Orestes Ôngaro, Jd. Adelaide e Jd. Nova Europa, que voltaram ao atendimento normal. Estas unidades contavam exclusivamente com profissionais cubanos e ficaram sem médicos, desde o dia 21 de novembro. “Os médicos que já se apresentaram realizam um processo de integração, onde conhecem o trabalho das unidades de saúde e o serviço das equipes. Eles serão distribuídos, prioritariamente, às unidades que ficaram sem profissionais após a saída dos médicos cubanos, e também para as demais unidades”, ressaltou a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi.

A Administração Municipal conseguiu estruturar e ampliar a rede de atenção básica na cidade com apoio do Programa Mais Médicos, já que a contratação de profissionais sempre foi um desafio para todos os municípios brasileiros. Hoje, Hortolândia conta com 17 unidades básicas de saúde.

Leia também

Prêmio Jacuba é novidade na 2ª edição do Sabores de Hortolândia

Objetivo do desafio é resgatar a cultura gastronômica de Hortolândia A 2ª edição do Roteir…