Cidade
Novo Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Hortolândia toma posse nesta quinta-feira (23/06)


Conselheiros atuarão para aperfeiçoar e monitorar as políticas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial
O novo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) de Hortolândia, eleito no último dia 9 de junho para o quadriênio 2022/2026, toma posse nesta quinta-feira (23/06), a partir das 19 horas, em solenidade que será realizada no espaço Afro Empresarial, localizado nas dependências do Shopping Hortolândia.
LEIA TAMBÉM- Conheça a Rede de Supermercados Pague Menos
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
Nas eleições do dia 9 de junho, 1.423 pessoas compareceram nos Centros de Convivência da Melhor Idade do Remanso Campineiro e do Jd. Amanda para exercer seu direito ao voto. Cada eleitor pode votar em até três candidatos. Ao final do pleito foram eleitos os candidatos Mãe Dango (427 votos), Alex Lira (398 votos), Kadmiel Henrique (363 votos), Sol – Solange Cardoso (326 votos), André Vaz (262 votos) e Eliana Tavares (246 votos). Para a suplência ficaram os candidatos Rosali Oguntemi (240 votos), Jura do Pote (214 votos), Lígia Barbosa (168 votos), José Teixeira (158 votos), Marival Baldoino (98 votos) e Edner Legitime (81 votos).
O Conselho é uma instância participativa que busca propor, aperfeiçoar e monitorar as políticas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial no município de Hortolândia.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
Sarau “Parada Poética” terá clima de “arraiá” com o músico convidado Enok Virgulino


Evento da Prefeitura de Hortolândia será nesta segunda-feira (04/07), às 19h, no Centro de Memória
O clima de “arraiá” vai dominar o sarau “Parada Poética” que a Prefeitura de Hortolândia promove, nesta segunda-feira (04/07). O convidado da vez será o músico Enok Virgulino (foto). O evento será, às 19h, no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O evento é realizado pela Prefeitura sempre na primeira segunda-feira de cada mês.
LEIA TAMBÉM- Conheça a Rede de Supermercados Pague Menos
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
O artista ficou famoso com seu acordeon à frente do Trio Virgulino, do qual fez parte durante 38 anos. O grupo, formado na cidade de Parnamirim, no interior do Pernambuco, despontou no cenário musical nos anos 1980 com seu forró tradicional.
Na década seguinte, o trio ampliou seu sucesso, conquistando um público mais jovem, graças ao movimento do forró universitário. Nessa época, o trio chegou a fazer shows em outros países como França, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Suíça. Ao longo de sua carreira, o grupo se apresentou e gravou com artistas renomados, como Dominguinhos, Elba Ramalho, Alceu Valença, Caetano Veloso, Zélia Duncan, Osvaldinho do Acordeon, Tato (líder do grupo Falamansa) e Zeca Baleiro.
Em 2018, Enok decidiu seguir carreira solo com o lançamento do primeiro álbum, “Forró bom é aqui!”. Neste ano, o músico lança o segundo disco solo, intitulado “Enok Virgulino convida”, que conta com participações de Gilberto Gil, Chico Cear, entre outros artistas.
“A Parada Poética deste mês está incrível, porque exalta a cultura das festas populares nordestinas. E o povo dessa região faz parte da matriz cultural de Hortolândia. O sarau desta segunda-feira será uma festa linda, com uma temática toda especial”, destaca o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno.
Declamar poesias
Além de conferir a participação de Enok Virgulino, o público poderá soltar a voz para declamar poesias ou textos literários de autoria própria ou de autores conhecidos no sarau.
Para participar, é só comparecer no dia do evento. A curadoria é do músico, escritor e mestre de cerimônia Renan Inquérito, criador do sarau. O evento terá ainda as intervenções musicais do DJ Viny e seus toca-discos. O sarau tem classificação indicativa para pessoas com idade a partir de 16 anos. Além disso, o evento terá área de alimentação.
Novidades tecnológicas e exposição
Entre uma declamação poética e outra, o público poderá ainda conhecer o Centro de Memória. O espaço ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. O espaço guarda parte importante da história do município, com um acervo de objetos, fotos e materiais antigos.
O Centro de Memória ainda oferece duas novidades tecnológicas para o público. A primeira é a câmera de monitoramento de trens que passam na via férrea ao lado do local. A câmera, do modelo 360º, funciona 24 horas. As imagens da câmera são exibidas em tempo real no canal no YouTube do grupo Railcam Brasil.
O equipamento foi inaugurado no evento “Café Com Viola”, realizado, em maio, pela Prefeitura em comemoração ao 31º aniversário de emancipação política de Hortolândia.
O fornecimento e a instalação do equipamento foram feitos pelo grupo Railcam Brasil, que reúne admiradores e fãs de trens e ferrovias do Brasil e de outros países. Hortolândia é o segundo município a receber a câmera. A iniciativa conta com o apoio da empresa Rumo e da Prefeitura. Além da câmera, o grupo disponibilizou o Wi-Fi gratuito no Centro de Memória, cujo uso é gratuito somente para visitantes, mediante uso de senha, fornecida pelo espaço.
Outro atrativo do Centro de Memória é a exposição “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”, em homenagem ao Mestre Chiquinho, um dos moradores mais ilustres da cidade.
A exposição, inaugurada em dezembro de 2021, reúne cerca de 100 objetos, dentre fotos, vestimentas, fantasias e outros itens, que fazem parte dos acervos pessoal de Mestre Chiquinho e do próprio centro. Um dos itens de destaque é uma foto antiga do avô de Mestre Chiquinho, que de acordo com ele, tem mais de 100 anos. “É a foto mais antiga da exposição”, conta o homenageado.
Parada Poética
O sarau foi criado pelo poeta e rapper Renan Inquérito, em 2013, e desde então já se tornou um evento de referência na região. O poeta já é conhecido em Hortolândia. Em 2019 e 2020, em parceria com a Prefeitura, Renan realizou o sarau “Aqui Trem Poesia”. Já em 2021, em virtude da pandemia, o evento teve edições on-line ao vivo.
A primeira edição do sarau aconteceu em março deste ano, com a participação de Fernando Anitelli, líder do grupo Teatro Mágico. As demais edições já tiveram os rappers Gog e Fabio Brazza, a cantora Ellen Oléria e o poeta Sergio Vaz, e o rapper RAPadura Xique-Chico.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
Hortolândia recebe neste sábado 2º Encontro Regional de Mulheres Negras


“Quem tem medo do protagonismo das mulheres negras?” é o tema da atividade que será realizada no plenário da Câmara de Vereadores
O CMDM (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres), em conjunto com a Comissão Estadual de Mulheres Negras “Eliza Gabriel”, realiza neste sábado (02/07), a partir das 8h30, na Câmara Municipal de Vereadores, o 2º Encontro Regional de Mulheres Negras, com o tema “Quem tem medo do protagonismo das mulheres negras?”. A atividade conta com apoio da Prefeitura de Hortolândia.
LEIA TAMBÉM- Conheça a Rede de Supermercados Pague Menos
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
De acordo com a presidente do CMDM de Hortolândia, Lenita Sostena de Souza, o encontro contará com cinco mulheres palestrantes, entre elas a chef internacional e participante do programa “Mestres do Sabor”, da Rede Globo, Aline Guedes. A atividade contará ainda com a participação da pedagoga e diretora do Instituto Federal do Estado de São Paulo, campus Hortolândia, Caroline Jango, da advogada Roseli Santos, da fotógrafa Vivian Tito e da jornalista Madalena Santos. “Será um encontro muito importante na história de Hortolândia, onde poderemos acompanhar de perto a trajetória de vida de mulheres fantásticas e que fazem a diferença em nossa sociedade. O encontro contará ainda com a apresentação de um grupo de canto africano e do nosso amigo Jura do Pote. Lembramos que a atividade tem entrada franca e contamos com a participação da nossa comunidade hortolandense”, finalizou Lenita.
A Câmara Municipal de Hortolândia fica localizada na Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250 – Parque Gabriel, Hortolândia.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
CRAM recebe reforma e atendimento é transferido


A partir de segunda-feira (04/07) o atendimento às mulheres vítimas de violência passa a ser realizado no prédio do CCMI Remanso Campineiro
O CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) “Débora Regina Leme dos Santos”, de Hortolândia, inicia na próxima segunda-feira (04/07) obras de reforma e ampliação. Por conta da revitalização do espaço, o atendimento presencial passa a ser realizado no CCMI (Centro de Referência da Melhor Idade) do Loteamento Remanso Campineiro – Rua Euclides Pires de Assis, 200.
LEIA TAMBÉM- Conheça a Rede de Supermercados Pague Menos
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
De acordo com a assistente social e coordenadora do CRAM, Josefa Teixeira, os atendimentos no CCMI acontecerão das 8h às 17h e pelo telefone (19) 3819-6298. “A nossa transferência de local não prejudicará em nada o atendimento às mulheres. Inclusive, contamos com o telefone e WhatsApp de plantão, que pode ser acessado pelo número (19) 97171-5655”, explicou Josefa.
A reforma e ampliação garantirão um novo conceito de atendimento no CRAM de Hortolândia. Dos atuais 248,65 m2 de construção, o espaço passará a ter 322,88 de área, um acréscimo de 30%. “Com a ampliação, o CRAM ganhará uma brinquedoteca, berçário, sala para a equipe técnica, sala de monitoramento e uma sala multiuso. Sem dúvida teremos um local muito mais acolhedor para atender a mulher e seus filhos que passam por uma situação de violência doméstica”, comentou a coordenadora.
O prédio do CRAM ganhará ainda um novo telhado, novo piso, reforma do sistema elétrico, hidráulico e uma nova pintura. Para isso foram destinados recursos na ordem de R$ 1 milhão, por meio de emenda parlamentar da então deputada federal Ana Perugini.
O espaço, vinculado ao Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, foi criado em 2017. Após a reforma e ampliação, o centro funcionará no molde da Casa da Mulher Brasileira do Governo Federal.
Todos os meses, em média, 50 mulheres, moradoras de Hortolândia, vítimas de violência doméstica, buscam o órgão da Prefeitura por ajuda. Além do atendimento presencial, vítimas de violência podem também buscar informações e apoio pelo Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher).
Com informações Prefeitura de Hortolândia
-
DestaqueAtualizado há 1 dia
Multinacional está com oportunidades para Operador(a) de Produção
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Mulher é sequestrada e tem carro, celular e cartões roubados em Hortolândia; vídeo mostra abordagem
-
CidadeAtualizado há 2 dias
Oficina gratuita da Prefeitura de Hortolândia ensina receitas julinas à comunidade
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Carro batido na Vila Oliveira só foi removido do local 50 dias após acidente
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Polícia Civil prende homens de Hortolândia e Mogi Guaçu suspeitos de compartilhar pornografia infantil na internet
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Grupo de pagode ‘Menos é Mais’ se apresenta pela primeira vez em Sumaré nesta sexta
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Geração de empregos tem aumento de 104% em maio na região
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Hortolândia está com 88 vagas de emprego, das quais 70 são para PCDs