Connect with us

Cidade

Novo complexo viário em construção em Hortolândia facilitará deslocamento de pedestres com maior segurança

Artigo

em

Obra contará com 5,1 km de novas vias asfaltadas, com calçada para pedestres, ciclovia e iluminação em LED

A construção do maior conjunto viário de Hortolândia, serviço em realização pela Prefeitura, facilitará o trânsito de veículos entre as regiões da cidade e também o deslocamento de pedestres. Isso porque toda a extensão da obra contará cm ciclovia e pista de caminhada, num trajeto de mais de 5km, desde a região central até a área sob a Ponte da esperança (estaiada).

LEIA TAMBÉM

Quem passa pelo local diariamente acompanha a grande movimentação para a construção do superviário. “Sempre vou a pé do Jd. Nova Hortolândia para o Centro, acompanhada da minha filha pequena. Passamos todo dia perto da obra evemos esta grande movimentação das máquinas. Estou ansiosa para que o viário fique pronto. Além de oferecer mais segurança para os pedestres, com a iluminação e a calçada, uma nova avenida vai deixar a região mais bonita  e agradável”, relata a dona de casa, Solange Alves, de 33 anos, moradora do Jd. Nova Hortolândia.

O novo viário integrará importantes regiões da cidade, economizando tempo de deslocamento entre os bairros e melhorando o fluxo de trânsito com o objetivo de atrair empresas e investimentos ao município.

Recentemente, a Prefeitura iniciou a implantação do asfalto em um novo trecho da obra do complexo viário, na pista aberta no sentido da região central para o Jardim Minda, a partir da avenida Amélia Basso Breda, na Vila Real. Esta ação está na reta final. As equipes da Administração Municipal já concluíram o asfalto no mesmo trecho, porém na pista no sentido inverso: do Jd. Minda para a Vila Real.

Paralelo ao serviço do asfalto, mais à frente, já no Jardim Minda, está em andamento a construção das guias, além do nivelamento do terreno para que a base do asfalto possa ser colocada. Na implantação do complexo viário a partir do Jd. Minda sentido Ponte da Esperança (estaiada), acontece mais um avanço. Após a limpeza de toda a área para a continuação dos serviços, ao passar pela ponte, o motorista já observa que, abaixo dela, a área está em processo de nivelamento do terreno, em ritmo acelerado para a conclusão de mais um trecho. A total construção do viário será concluída no prazo de um ano, segundo a Secretaria de Obras.

DETALHES

A obra terá, em uma das extremidades, a construção de uma nova avenida como prolongamento da rua Amélia Basso Breda (rua da feira, na Vila Real), que se estenderá até a rua Pacaembu (Jd. Carmem Cristina), próximo da avenida Sabina Baptista de Camargo, com transposição sobre o córrego da Vila Real. Este viário terá aproximadamente 1,5 km de extensão, trecho dotado de iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia.

A partir deste ponto, uma nova rua com 370 metros será projetada e construída para ligação da nova avenida até a rua Frederico Alves da Costa (Jd. Nova Hortolândia). Ela terá iluminação de LED em todo trecho e pista de caminhada. Uma via de ligação também será construída desde a rua Frederico Alves da Costa até a rua Amazonas (Jd. São Jorge) com cerca de 330 metros, também com iluminação em LED em todo trecho e pista de caminhada ao longo do sistema.

Já no Jd. Carmem Cristina, uma ponte será construída para acesso da rua Flamboyant (rua da Delegacia de Polícia) à nova avenida. Haverá, ainda, a duplicação do trecho viário da avenida Sabina Baptista de Camargo, desde a rua Nossa Senhora do Carmo (Jardim Minda) até o cruzamento com a avenida Carlos Roberto Prataviera (que dá acesso ao cemitério), na rotatória atrás da empresa Magneti Marelli e ao lado do Parque Socioambiental Remanso das Águas. Uma ponte será construída neste trecho, sobre o córrego que corta a via, elevando a altura da pista e evitando inundações em dias de chuva forte. Todo este trecho do sistema viário terá aproximadamente 1,4 km com iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia.

A obra prossegue com a canalização do córrego e a urbanização da área sob a Ponte da Esperança. A área lateral ao reservatório de contenção de enchentes que fica sob a ponte será transformada em um novo espaço de convivência para desfrute da população, com equipamentos públicos de lazer e duas travessias para pedestres sobre afluentes do Ribeirão Jacuba. Ao lado desta nova área de lazer, a nova avenida prosseguirá até a avenida Panaíno, atrás do Condomínio Green Park. A obra contempla, ainda, a ligação do viário que será construído à Panaíno, com sobreposição da linha férrea. Nesta outra extremidade da obra, são 1,5 km de sistema viário com iluminação em LED em todo trecho, pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, playground, espaços de convívio com lixeiras e bancos, além de estacionamento.

A área ambiental terá destaque nesta obra, com a criação de um parque linear na região central, margeando a rua Luiz Camilo de Camargo, do lado direito de quem segue sentido centro, paralelo à linha férrea, desde o Remanso Campineiro, até o Parque dos Pinheiros, no cruzamento com a avenida da Emancipação. O parque linear prossegue no trecho do Jardim Carmen Cristina até a duplicação da avenida Sabina Baptista de Camargo, mantendo o padrão das áreas de lazer do município: iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia, espaço para implementação de academia ao ar livre e espaços de convívio em todo o trecho.

CAF

As intervenções serão realizadas com recursos do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), proveniente de financiamento internacional contratado pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Cidade

Sarau “Parada Poética” terá clima de “arraiá” com o músico convidado Enok Virgulino

Artigo

em

Por

Evento da Prefeitura de Hortolândia será nesta segunda-feira (04/07), às 19h, no Centro de Memória

O clima de “arraiá” vai dominar o sarau “Parada Poética” que a Prefeitura de Hortolândia promove, nesta segunda-feira (04/07). O convidado da vez será o músico Enok Virgulino (foto). O evento será, às 19h, no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O evento é realizado pela Prefeitura sempre na primeira segunda-feira de cada mês.

LEIA TAMBÉM

O artista ficou famoso com seu acordeon à frente do Trio Virgulino, do qual fez parte durante 38 anos. O grupo, formado na cidade de Parnamirim, no interior do Pernambuco, despontou no cenário musical nos anos 1980 com seu forró tradicional. 

Na década seguinte, o trio ampliou seu sucesso, conquistando um público mais jovem, graças ao movimento do forró universitário. Nessa época, o trio chegou a fazer shows em outros países como França, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Suíça. Ao longo de sua carreira, o grupo se apresentou e gravou com artistas renomados, como Dominguinhos, Elba Ramalho, Alceu Valença, Caetano Veloso, Zélia Duncan, Osvaldinho do Acordeon, Tato (líder do grupo Falamansa) e Zeca Baleiro. 

Em 2018, Enok decidiu seguir carreira solo com o lançamento do primeiro álbum, “Forró bom é aqui!”. Neste ano, o músico lança o segundo disco solo, intitulado “Enok Virgulino convida”, que conta com participações de Gilberto Gil, Chico Cear, entre outros artistas.

“A Parada Poética deste mês está incrível, porque exalta a cultura das festas populares nordestinas. E o povo dessa região faz parte da matriz cultural de Hortolândia. O sarau desta segunda-feira será uma festa linda, com uma temática toda especial”, destaca o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno. 

Declamar poesias

Além de conferir a participação de Enok Virgulino, o público poderá soltar a voz para declamar poesias ou textos literários de autoria própria ou de autores conhecidos no sarau. 

Para participar, é só comparecer no dia do evento. A curadoria é do músico, escritor e mestre de cerimônia Renan Inquérito, criador do sarau. O evento terá ainda as intervenções musicais do DJ Viny e seus toca-discos. O sarau tem classificação indicativa para pessoas com idade a partir de 16 anos. Além disso, o evento terá área de alimentação.

Novidades tecnológicas e exposição

Entre uma declamação poética e outra, o público poderá ainda conhecer o Centro de Memória. O espaço ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. O espaço guarda parte importante da história do município, com um acervo de objetos, fotos e materiais antigos. 

O Centro de Memória ainda oferece duas novidades tecnológicas para o público. A primeira é a câmera de monitoramento de trens que passam na via férrea ao lado do local. A câmera, do modelo 360º, funciona 24 horas. As imagens da câmera são exibidas em tempo real no canal no YouTube do grupo Railcam Brasil

O equipamento foi inaugurado no evento “Café Com Viola”, realizado, em maio, pela Prefeitura em comemoração ao 31º aniversário de emancipação política de Hortolândia. 

O fornecimento e a instalação do equipamento foram feitos pelo grupo Railcam Brasil, que reúne admiradores e fãs de trens e ferrovias do Brasil e de outros países. Hortolândia é o segundo município a receber a câmera. A iniciativa conta com o apoio da empresa Rumo e da Prefeitura. Além da câmera, o grupo disponibilizou o Wi-Fi gratuito no Centro de Memória, cujo uso é gratuito somente para visitantes, mediante uso de senha, fornecida pelo espaço. 

Outro atrativo do Centro de Memória é a exposição “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”, em homenagem ao Mestre Chiquinho, um dos moradores mais ilustres da cidade.  

A exposição, inaugurada em dezembro de 2021, reúne cerca de 100 objetos, dentre fotos, vestimentas, fantasias e outros itens, que fazem parte dos acervos pessoal de Mestre Chiquinho e do próprio centro. Um dos itens de destaque é uma foto antiga do avô de Mestre Chiquinho, que de acordo com ele, tem mais de 100 anos. “É a foto mais antiga da exposição”, conta o homenageado.

Parada Poética

O sarau foi criado pelo poeta e rapper Renan Inquérito, em 2013, e desde então já se tornou um evento de referência na região. O poeta já é conhecido em Hortolândia. Em 2019 e 2020, em parceria com a Prefeitura, Renan realizou o sarau “Aqui Trem Poesia”. Já em 2021, em virtude da pandemia, o evento teve edições on-line ao vivo. 

A primeira edição do sarau aconteceu em março deste ano, com a participação de Fernando Anitelli, líder do grupo Teatro Mágico. As demais edições já tiveram os rappers Gog e Fabio Brazza, a cantora Ellen Oléria e o poeta Sergio Vaz, e o rapper RAPadura Xique-Chico.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Hortolândia recebe neste sábado 2º Encontro Regional de Mulheres Negras

Artigo

em

Por

“Quem tem medo do protagonismo das mulheres negras?” é o tema da atividade que será realizada no plenário da Câmara de Vereadores

O CMDM (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres), em conjunto com a Comissão Estadual de Mulheres Negras “Eliza Gabriel”, realiza neste sábado (02/07), a partir das 8h30, na Câmara Municipal de Vereadores, o 2º Encontro Regional de Mulheres Negras, com o tema “Quem tem medo do protagonismo das mulheres negras?”. A atividade conta com apoio da Prefeitura de Hortolândia.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a presidente do CMDM de Hortolândia, Lenita Sostena de Souza, o encontro contará com cinco mulheres palestrantes, entre elas a chef internacional e participante do programa “Mestres do Sabor”, da Rede Globo, Aline Guedes. A atividade contará ainda com a participação da pedagoga e diretora do Instituto Federal do Estado de São Paulo, campus Hortolândia, Caroline Jango, da advogada Roseli Santos, da fotógrafa Vivian Tito e da jornalista Madalena Santos. “Será um encontro muito importante na história de Hortolândia, onde poderemos acompanhar de perto a trajetória de vida de mulheres fantásticas e que fazem a diferença em nossa sociedade. O encontro contará ainda com a apresentação de um grupo de canto africano e do nosso amigo Jura do Pote. Lembramos que a atividade tem entrada franca e contamos com a participação da nossa comunidade hortolandense”, finalizou Lenita.

A Câmara Municipal de Hortolândia fica localizada na Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250 – Parque Gabriel, Hortolândia.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

CRAM recebe reforma e atendimento é transferido

Artigo

em

Por

A partir de segunda-feira (04/07) o atendimento às mulheres vítimas de violência passa a ser realizado no prédio do CCMI Remanso Campineiro

O CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) “Débora Regina Leme dos Santos”, de Hortolândia, inicia na próxima segunda-feira (04/07) obras de reforma e ampliação. Por conta da revitalização do espaço, o atendimento presencial passa a ser realizado no CCMI (Centro de Referência da Melhor Idade) do Loteamento Remanso Campineiro – Rua Euclides Pires de Assis, 200.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a assistente social e coordenadora do CRAM, Josefa Teixeira, os atendimentos no CCMI acontecerão das 8h às 17h e pelo telefone (19) 3819-6298. “A nossa transferência de local não prejudicará em nada o atendimento às mulheres. Inclusive, contamos com o telefone e WhatsApp de plantão, que pode ser acessado pelo número (19) 97171-5655”, explicou Josefa.

A reforma e ampliação garantirão um novo conceito de atendimento no CRAM de Hortolândia. Dos atuais 248,65 m2 de construção, o espaço passará a ter 322,88 de área, um acréscimo de 30%. “Com a ampliação, o CRAM ganhará uma brinquedoteca, berçário, sala para a equipe técnica, sala de monitoramento e uma sala multiuso. Sem dúvida teremos um local muito mais acolhedor para atender a mulher e seus filhos que passam por uma situação de violência doméstica”, comentou a coordenadora.
O prédio do CRAM ganhará ainda um novo telhado, novo piso, reforma do sistema elétrico, hidráulico e uma nova pintura. Para isso foram destinados recursos na ordem de R$ 1 milhão, por meio de emenda parlamentar da então deputada federal Ana Perugini.

O espaço, vinculado ao Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, foi criado em 2017. Após a reforma e ampliação, o centro funcionará no molde da Casa da Mulher Brasileira do Governo Federal.

Todos os meses, em média, 50 mulheres, moradoras de Hortolândia, vítimas de violência doméstica, buscam o órgão da  Prefeitura por ajuda. Além do atendimento presencial, vítimas de violência podem também buscar informações e apoio pelo Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher).

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 4 horas

Luandre Recursos Humanos divulga oportunidades para Operador Logístico

Residir em Paulínia, Campinas, Sumaré, Hortolândia ou Cosmópolis Luandre Middle, divisão responsável pelo Recrutamento e Seleção de cargos de média,...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Multinacional está com oportunidades para Operador(a) de Produção

Fretado com atendimento para região de Campinas, Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa, Cosmópolis e Valinhos. O Grupo Adecco ocupa a 7ª...

CidadeAtualizado há 3 dias

Limite de velocidade é reduzido em trecho do Corredor Metropolitano, no Jardim Novo Ângulo

Medida tem o objetivo de evitar acidentes de trânsito na região Motoristas que trafegam pelo Corredor Metropolitano na avenida Antônio...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Governo de São Paulo autoriza início de obras de construção de viaduto em Sumaré

O investimento de R$ 35,7 milhões irá melhorar a mobilidade da região LEIA TAMBÉM Conheça a Rede de Supermercados Pague...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Em Hortolândia, gatos sentem falta do dono que está na UTI

Três gatinhos estão sozinhos em uma casa na cidade de Hortolândia após seu dono ser internado em uma UTI (Unidade...

CidadeAtualizado há 5 dias

Hortolândia recebe ônibus do Sicoob que oferece mais de 50 cursos gratuitos de qualificação on-line

Unidade móvel ficará na cidade até esta sexta-feira (01/07) no Remanso Campineiro Quer aprimorar seus conhecimentos para buscar um novo...

DestaqueAtualizado há 6 dias

Ekip Rozeta realiza etapas de montaria em touros e cavalos na FAICI 2022

Pelo quinto ano, a Ekip Rozeta estará presente na FAICI – Festa do Peão de Indaiatuba, dando continuidade a parceria...

DestaqueAtualizado há 1 semana

IBM abre vagas para diversas áreas e funções

A IBM, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, oferece vagas de emprego para profissionais de diversas áreas, com...

DestaqueAtualizado há 1 semana

EMS e UNESP lançam em parceria curso gratuito

A EMS – maior laboratório farmacêutico no Brasil – lança, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP), o curso...

CidadeAtualizado há 1 semana

Prefeitura de Hortolândia divulga 62 vagas de emprego

O órgão está dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco Uma boa notícia para...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS