Com o início do recesso nas escolas municipais na segunda-feira (25/05), as famílias têm o desafio de manter as crianças em isolamento social, por mais algum tempo. Por mais difícil que seja a tarefa, é importante que  elas fiquem em casa protegidas contra o Coronavírus. Para orientar as famílias nesta questão, a Prefeitura de Hortolândia recomenda cuidados com os pequeninos durante este período.

De acordo com as pediatras da rede municipal de Saúde, Andrea Tirico de Paiva e Sílvia Arruda, crianças não são imunes à COVID-19. “A maioria delas não apresenta sintomas e, por não conseguirem tomar medidas de proteção sem orientação de um adulto, podem disseminar a doença. Daí, a importância de os pais ou cuidadores orientá-las e mantê-las dentro de casa neste momento”, explica Andrea. 

LEIA TAMBÉM

Dentre os cuidados que pais e famílias devem ter com as crianças durante a pandemia está o de evitar aglomerações. Outra recomendação das pediatras é evitar levá-las a supermercado, padaria ou farmácia ou visitar outras crianças e pessoas de idade. Durante a pandemia, é recomendável também evitar deixar as crianças brincarem em parquinhos de condomínios ou praças. 

Em casos de vacinação ou atendimento médico, crianças com idade acima de dois anos devem sair com máscara. Uma vez em ambiente externo, os adultos devem segurar crianças menores no colo ou colocá-las em carrinho para evitar deslocamento e contatos com superfícies contaminadas. 

As pediatras também recomendam que pais e famílias devem mostrar às crianças a importância da higienização constante: lavar as mãos com água e sabão com frequência e utilizar álcool em gel, caso haja acesso a este produto. 

Outra dica importante é, quando em casa, manter os ambientes ventilados. “As crianças não estão incluídas no grupo de maior risco de complicações pelo Coronavírus. Mas, podem apresentar gravidade quando infectadas. Por isso, a saúde e a segurança das crianças é nossa responsabilidade. Vamos dar exemplo!”, salienta Sílvia.

EDUCAÇÃO

Vale lembrar para pais e famílias que o recesso escolar na rede municipal de ensino vai até o dia 5 de junho. Para que as crianças tenham um recesso mais divertido, o Blog Educação, criado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, irá disponibilizar atividades lúdicas relacionadas à música, corpo e movimento. O Blog Educação está disponível no site da Prefeitura de Hortolândia, http://www2.hortolandia.sp.gov.br/, por meio deste LINK. O material lúdico pode ser conferido na aba “Educação Integral”.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

PM prende traficante com 119g de cocaína em Hortolândia

Policiais militares retiraram 119g de cocaína das ruas em prisão efetuada na Rua Cosmo Apa…