Quer receber as principais Notícias de Hortolândia e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Peças serão encenadas na Escola de Artes “Augusto Boal”, Jd. Amanda

Quem gosta de teatro já tem programa certo para conferir na próxima semana. A Prefeitura de Hortolândia realiza a Mostra Artes da Cena (MAC), com espetáculos gratuitos de teatro e dança. O evento é um dos mais tradicionais do calendário cultural do munícipio. A programação começa, na segunda-feira (15/07), com três espetáculos, “Buchicho”, “Beatriz E O Peixe Palhaço” e “Os Saltimbancos”. As apresentações, gratuitas, serão na Escola de Artes “Augusto Boal”, localizada na rua Casemiro de Abreu s/nº, Jardim Amanda. (Veja programação abaixo)

A mostra conta com a participação dos aprendizes das formações culturais de Arte Dramática, Dança e Teatro Iniciação, ministradas pela Prefeitura em espaços públicos de cultura. O evento marca o fim do semestre dos cursos, promovendo interação entre aprendizes, professores e funcionários.  

A programação abre, às 19h30, com a peça “Buchicho”. O enredo é sobre um grupo de atores que prepara um musical estrelado por uma atriz famosa. Por meio da linguagem metalinguística, o espetáculo busca mostrar como é o processo de construção de uma peça teatral, desde a escolha do elenco, a preparação, os ensaios e a tão esperada estreia. A peça é encenada pelos aprendizes da Turma 1 da formação Teatro Iniciação da Escola de Artes “Augusto Boal”.

Em seguida, será apresentada a peça “Beatriz E O Peixe Palhaço”. A história é uma fábula protagonizada pela garota Beatriz, que se transforma por meio de suas fantasias com um peixe preso dentro de um aquário. A partir da menina, o espetáculo aborda temas como liberdade, intolerância, falta de respeito às diferenças e incomunicabilidade. O espetáculo é encenado pelos aprendizes da Turma 2 da formação Teatro Iniciação da Escola de Artes “Augusto Boal”.

Também na segunda-feira, às 21h, os aprendizes das Turmas 1 e 2 da Formação Teatro Iniciação do Setor Cultural “Arlindo Zadi” apresentarão uma montagem do espetáculo “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque. A peça mostra a história de quatro bichos, maltratados por seus donos, que decidem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos.

A secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini, destaca que a mostra é uma etapa importante na formação dos aprendizes, cujos resultados podem ser conferidos pela população. “Por meio das apresentações, os aprendizes colocam em prática o conhecimento adquirido no semestre que se encerra. Com isso, eles também contribuem para o enriquecimento cultural da comunidade, que pode desfrutar gratuitamente de espetáculos artísticos de qualidade”, ressalta Alessandra.  

Confira abaixo a programação de abertura da mostra:

Abertura Mostra Artes da Cena (MAC):

Data: 15/07/2019 (segunda-feira)

Horário: 19h30

Espetáculo: “Buchicho”

Grupo: Turma 1 da Formação Teatro Iniciação da Escola de Artes “Augusto Boal”

Elenco: Barbara Moliani, Brenda Yasmim, Daniela Agostini, Fê Santos, Fernanda Vieira, Gabriela Ferreira, Janna Braga, Karla Diniz, Lavinia Tanie, Larrisa Moliani, Loma Santos, Ma Carvalho e Rafaela Agostini

Direção: Henrique Dutra

Dramaturgia: Gilda Vandenbrande

Adaptação: Henrique Dutra

Iluminação e Sonoplastia: Henrique Dutra

Figurinos, Cenário e Adereços: Turma 1

Espetáculo: “Beatriz e o Peixe Palhaço”

Grupo: Turma 2 da Formação Teatro Iniciação da Escola de Artes “Augusto Boal”

Elenco: Annie Vitoria, Beatriz Alves, Beatriz da Silva, Dyonayre Mendonça, Giovana Holanda, Glenda Muniz, Juliana Andrade, Juliane Brandão, Kamilla Silva e Vitoria Amélia

Direção: Henrique Dutra

Dramaturgia: Moncho Rodríguez

Adaptação: Henrique Dutra

Iluminação e Sonoplastia: Henrique Dutra

Figurinos, Cenário e Adereços: Turma 2

Data: 15/07/2019 (segunda-feira)

Horário: 21h

Espetáculo: “Os Saltimbancos ”

Grupo: Turmas 1 e 2 da Formação Teatro Iniciação do Setor Cultural “Arlindo Zadi”

Elenco: Amanda Zuchi Machado, Barbara Rodrigues Lisboa, Breno F. Fermiano, Chelsee Souza de  Andrade, Christopher Santos Alfindo, Gabrielly S. V. Chaves, Gean Ferreira Nicolau, Heloísa Livia B. dos Reis, Henrique da Silva Vaz Chaves, Káira Vitória P. S. Araujo, Monique Rodrigues Lisboa, Wallysson da Silva Chaves, Eveli Francelino Ferreira, Guilherme Voit, Gustavo Silva Rosário, Kananda Rosa da Silva, Lucas Vinicius, Maria Vitória Paes de Araujo, Natan Nascimento de Mattos e Renato Ferreira de Souza

Direção e Adaptação: Flávia Machado

Dramaturgia: Chico Buarque

Iluminação, Sonoplastia: criação coletiva

Figurinos, Cenário e Adereços: criação coletiva

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Indicação de Eduardo é “maior erro” de Bolsonaro, diz Simone Tebet

Presidente da CCJ, senadora Simone Tebet (MDB-MS) – Foto: Roque de Sá/Agência Senado A pre…