Connect with us

Cidade

Livro protagonizado pelo detetive Sherlock Holmes é a obra mais lida pelos usuários da Biblioteca Municipal

Artigo

em

O romance policial “O Signo dos Quatro”, com o famoso detetive criado pelo autor britânico Sir Arthur Conan Doyle, foi o livro mais emprestado em novembro

O romance policial “O Signo dos Quatro”, cujo protagonista é o famoso detetive Sherlock Holmes, escrito pelo autor britânico Sir Arthur Conan Doyle, e publicado em 1890, foi a obra literária que ficou em 1º lugar no ranking dos livros mais lidos pelos usuários da Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, em novembro.

LEIA TAMBÉM

“O Signo dos Quatro” é o segundo livro com Sherlock Holmes e seu assistente, o Dr. John H. Watson. A história é sobre uma moça, Mary Morstan que, após a morte de seu pai, tem recebido perólas valiosas enviadas por uma pessoa desconhecida. Intrigada, a moça procura o detetive para que ele investigue o que aconteceu com o pai dela. 

Para o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, o fato do livro ter ficado na 1ª posição do ranking é resultado da nova organização por temas do acervo da biblioteca. “Os usuários estão conseguindo achar esses clássicos de suspense mais facilmente, e até mesmo sem ajuda do catálogo. Além disso, a literatura policial é um dos gêneros que os leitores mais gostam”, aponta Silva.

O coordenador ainda destaca que a biblioteca registrou um total de 1.008 empréstimos em novembro. “Foi o melhor mês, em termos de movimento, desde que a biblioteca retomou as atividades em julho deste ano. O ranking refletiu o movimento da ‘Black Week’ que realizamos entre os dias 22 a 30. Nesse período, houve bastante procura por livros infantis e curtos de leitura rápida”, destaca o coordenador. Ainda em novembro, a biblioteca registrou 32 cadastros de novos usuários, dos quais 21 feitos pelo COB (Cadastro Online da Biblioteca), 21 pedidos da carteirinha digital e 209 atendimentos via BiblioZap (número de WhatsApp da biblioteca).

O ranking mostra ainda a variedade do gosto literário dos usuários. Dentre os títulos mais procurados estão séries de sucesso como “Diário de Um Banana”, “Pokémon” e “My Little Pony”, livros paradidáticos, didáticos e infantojuvenis, e best-sellers. 

Obras clássicas da literatura mundial também estão em alta no gosto dos leitores, com destaque para “Fábulas de Esopo”, obra que compila histórias atribuídas ao grego Esopo, um dos principais escritores da Antiguidade, e “E O Vento Levou”, da romancista americana Margareth Mitchell, livro que foi transformado em filme de mesmo título, lançado no final da década de 1930. 

CADASTRO

Para facilitar a vida de pessoas que queiram se cadastrar, a Biblioteca Municipal implantou, no mês passado, o COB (Cadastro On-line Biblioteca). O interessado em se tornar usuário da biblioteca precisa ter uma conta no Gmail, entrar nela e acessar o formulário da Biblioteca, por meio deste LINK, e postar os documentos necessários à inscrição. Os documentos necessários são foto (selfie), Carteira de Identidade (RG) e comprovante de endereço. Os arquivos podem estar tanto no formato de foto (jpeg), quanto de documento (PDF). 

Depois da validação, será agendado horário para que o cadastro seja finalizado presencialmente na biblioteca. O horário sugerido pelo solicitante pode ser aceito, de acordo com a disponibilidade da equipe. O cadastro on-line visa evitar aglomeração na biblioteca em virtude da atual fase da pandemia.

Para quem preferir fazer o cadastro presencialmente na biblioteca, deve levar cópias dos documentos necessários. Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada pelo pai, mãe ou responsável. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). Neste mês, a biblioteca implantou outra novidade para os usuários, a carteirinha digital. 

O usuário é cadastrado na categoria “Leitor”, que possibilita o empréstimo de até três livros. O prazo de empréstimo é de 14 dias, podendo ser renovado por mais 14 dias. Já os usuários da categoria Leitor Vip podem pegar até 6 livros emprestados pelo prazo de 21 dias, podendo renovar por mais 21 dias. 

De acordo com o coordenador Rafael Antonio da Silva, para se tornar um leitor VIP os critérios são os seguintes: ser usuário cadastrado da biblioteca há, no mínimo, seis meses, respeitar as normas de conduta e os prazos da biblioteca, ter emprestado 15 livros no período de 12 meses, não ter extraviado nenhum material bibliográfico, não ter danificado (molhar, rasgar, rasurar e/ou amassar), mesmo que parcialmente, nenhum material bibliográfico da biblioteca no período de 12 meses. Atualmente, a biblioteca tem 5.520 leitores cadastrados. O acervo pode ser consultado pela internet por meio deste site (CLIQUE AQUI)

A biblioteca fica na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Em virtude da pandemia, o acesso e a permanência na biblioteca é feita com restrição para evitar aglomeração e com o uso obrigatório de máscara.

Confira abaixo o ranking dos 20 livros mais emprestados pelos leitores da Biblioteca Municipal:

Ranking dos 20 livros mais emprestados na Biblioteca Municipal

em novembro

Título

Autor

O Signo dos Quatro

Arthur Conan Doyle

Diário de Um Banana – Caindo Na Estrada

Jeff Kinney

Pokémon Black & White 5

Hidenori Kusaka

O Que Me Faz Pular

Naoki Higashida

My Little Pony – Rarity Dita A Moda

 

My Little Pony – Twilight Sparkie Faz Novas Amizades

Brincando Com Origamis – Portas da Imaginação

Constancia Maria Soares

No Tempo dos Faraós

Michel Sethus

Diário de Um Banana – Dias de Cão

Jeff Kinney

Fundamentos da Química – Volume Único

Ricardo Feltre

Contos da Seleção – O Príncipe e O Guarda

Kiera Cass

My Little Pony – Pinkie Pie Faz A Festa

 

Juca Jacaré

Paul Flemming

Você Troca?

Eva Furnari

Coleção Desenhos Animados Clássicos da Hanna-Barbera – Volume Um

A Televisão da Bicharada

Sidónio Muralha

Rilla de Ingleside

Lucy Maud Montgomery

Como Seria Sua Vida No Antigo Egito?

Jacqueline Morley

Fábulas de Esopo

Russel Ash e Bernard Higton (compilação)

E O Vento Levou

Margaret Mitchell

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Cidade

Empreendedoras selecionadas para o projeto Contêiner Delas preparam-se para iniciar as vendas em setembro

Artigo

em

Por

Integrantes da Rede de Mulheres Empreendedoras de Hortolândia contam com apoio da Incubadora Municipal de Economia Solidária da Prefeitura

As dez empreendedoras selecionadas para integrar a “Rede de Mulheres Empreendedoras – Contêiner Delas”, gerenciado pela Prefeitura de Hortolândia, já se preparam para começar a atuar, a partir se setembro próximo, em data a ser definida. Após a publicação da lista de participantes na edição 1601, no Diário Oficial Eletrônico do Município, no final de julho, o grupo já realizou visita técnica ao espaço, que agora passa por adequações para atender da melhor maneira o público a ser atingido. O “Contêiner Delas” é um projeto da IMES (Incubadora Municipal de Economia Solidária), fruto de convênio do Governo Federal com a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

LEIA TAMBÉM

Após a visita, juntas, as empreendedoras iniciaram a discussão acerca dos cardápios, de horários e dias de funcionamento, das regras básicas de convivência, decoração do espaço, entre outras coisas, o que dá a elas o sentimento de pertencimento ao projeto. 

Segundo o diretor do Dgres (Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária), Amarantino Jesus de Oliveira, o “Tino Sampaio”, o período agora é de “orientação às empreendedoras na adequação dos espaços destinados a cada uma delas, no desenvolvimento do cardápio, na adequação do entorno (piso, jardinagem), na adequação da rede interna para instalação dos equipamentos, na definição de horário de funcionamento e data da inauguração”, esclareceu o gestor.

Para a artesã Vanessa Pereira da Silva (foto), de 42 anos, que atuará no Contêiner da Praça da Penha, estar no projeto é ter um “sonho realizado. Não tinha condições de ter um lugar físico para vender meus produtos. É muito caro, custa mais de mil reais por mês, aqui na Região do Rosolém”, afirma ela. Em 2021, Vanessa trocou a profissão para a qual se formou, em Contabilidade, para se dedicar ao artesanato em madeira. A sugestão do cardiologista para recuperar a saúde, abaixar a pressão arterial e preservar o coração trouxe paz, felicidade e um novo estilo de vida, além de representar o novo ganha pão. “Agora, aposto no artesanato, desde maio de 2021 para cá. Minha vida mudou. Tenho vida, uma relação gostosa com meus clientes. Nunca imaginei trabalhar com uma coisa que me desse tanta felicidade”, diz ela, animada com o novo projeto.

Outra selecionada é a artesã Maria de Lourdes Maciel dos Santos, de 68 anos, que estará no Contêiner do Pq. Chico Mendes. É lá que venderá os turbantes, as toucas de cetim, tiaras e demais artigos adultos e infantis que confecciona. Especializada em alongamentos de cabelos, após se encantar com o turbante usado por uma cliente, resolveu se desafiar e fazer um igualzinho. A experiência deu certo e frutificou, conquistando clientes na Feira da EcoSol (Economia Solidária) na Praça “A Poderosa”. Lourdes conta que a guinada na vida pessoal e profissional começou, após participar do curso de “Costura Industrial”, oferecido pela Prefeitura em parceria com o Instituto Federal e a AMCRESS (Associação dos Moradores do Residencial São Sebastião), em 2019, quando enfrentava profunda depressão e tinha grande dificuldade para estar com as contas em dia. “Estou muito feliz. Sou muito grata por esta oportunidade. A Prefeitura me deu as asas e eu aprendi a voar. Melhorei financeiramente e na saúde e meu filho pôde acompanhar esta mudança. Faço meu tratamento ainda, mas está tudo bem. Não tenho mais tempo para a depressão. Fabrico tudo o que vendo”, afirma a artesã, feliz da vida por ser selecionada para o “Contêiner Delas”.

“O Contêiner Delas é uma atividade que envolve a Economia Solidária, numa homenagem às mulheres guerreiras e trabalhadoras, que estão cada vez mais ocupando espaço no mundo do trabalho. Hoje elas ocupam espaço nas grandes empresas, nos cargos executivos, no comércio como empresárias e também nesse empreendedorismo popular. A ideia do prefeito e da Secretaria é, de certa forma, uma homenagem a essas mulheres guerreiras que estão ocupando espaço no mundo do trabalho cada dia mais”, afirma o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.  

Conheça o projeto “Contêiner Delas”

A finalidade do projeto é o comércio de produtos artesanais com preço justo, autogestão e modelo solidário de negócios. Para participar, é preciso ser mulher, morar em Hortolândia, atuar como empreendedora há no mínimo seis meses e estar cadastrada no programa EcoSol do Dgres. As lojas, montadas dentro dos equipamentos estão localizadas no Parque Socioambiental Chico Mendes, no Remanso Campineiro, Região Central, e na Praça da Penha, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, região do Jd. Rosolém. 

Há dois conjuntos de contêineres. Cada um deles abrigará cinco empreendimentos, sendo três de alimentação e dois de artesanato. O projeto será orientado pela Incubadora Municipal

Confira a lista das empreendedoras selecionadas:

1) Alzerina Gonçalves Neo

2) Eliana Servilha Veronez Nunes

3) Juliana Santos Moreira

4) Leaci de Oliveira

5) Marilene Antunes Quisper

6) Maria de Lourdes Maciel dos Santos

7) Malucia dos Santos da Silva

8) Roberta Bruines da Silva

9) Roberta Cristina Barbosa

10) Vanessa Pereira da Silva

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Categoria Master do futebol amador de Hortolândia terá primeira rodada neste sábado (13/08)

Artigo

em

Por

Competição é organizada pela Prefeitura

O  Campeonato Amador de Futebol da categoria Master, para jogadores de 40 anos e outros dois atletas de 39 anos de idade, organizado pela Prefeitura de Hortolândia, começa neste final de semana. Após congresso técnico no mês passado, a Secretaria de Esporte definiu o chaveamento das 15 equipes que participarão da competição (ver grupos abaixo).  O torneio tem previsão de encerramento no dia 24 de setembro. “No final de semana iniciaremos mais uma importante competição do calendário do futebol amador de Hortolândia. A categoria Master movimenta diversas equipes e torcidas. Continuaremos nosso apoio para fortalecer, cada vez mais, o esporte na cidade”, afirmou o secretário de Esporte, Gléguer Zorzin.

LEIA TAMBÉM

Confira os grupos do campeonato da categoria Master

GRUPO A:  Sumarezinho, Vila São Pedro, Família Alinhados, Taquara City e Canarinho

Grupo B: Real Família, Unidos Boa Vista, Tamo Junto, San Marino e Alinhados

Grupo C: Independente, Botafogo, Taquara Branca, Internacional e Criciuma

Calendário do futebol recheado

O calendário do futebol em Hortolândia está cheio de torneios até o final deste ano. No momento, acontecem as disputas da primeira e segunda divisões  do Campeonato Amador e da categoria Super Master. A categoria Master começa no dia 13 de agosto. As categorias Infantil e Mirim também serão disputadas no mês que vem. Em outubro, a previsão é de início das competições nas categorias Veterano (jogadores à partir dos 35 anos de idade) e da terceira divisão do Campeonato Amador. Para fechar o calendário do futebol 2022 em Hortolândia, em novembro, devem acontecer as disputas das categorias Juniores (19 e 20 anos) e Juvenil (16 e 18 anos).

Jogos da primeira rodada:

Sábado (13/08)

Campo do Adelaide

13h30 – Sumarezinho x Taquara City

15h30 – Unidos Boa Vista x Real Família

Campo do CAIC

13h30 – San Marino x Alinhados

15h30 – Internacional x Criciúma

Campo do Remanso Campineiro

13h30 – Taquara Branca x Independente

15h30 – Vila São Pedro x Canarinho

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Av. Joaquim Martarolli terá bloqueio de trânsito de quinta-feira (11/08) à segunda-feira (15/08)

Artigo

em

Por

Medida garante montagem das barracas para Festa dos Pais, organizada pela Prefeitura de Hortolândia

Motoristas que circularem pela região do Parque Socioambiental Lago da Fé devem ficar atentos à desvios realizados pela Prefeitura de Hortolândia a partir de quinta-feira (11/08). Até a segunda-feira (15/08), a circulação de veículos fica impedida pela avenida Joaquim Martarolli, via que margeia o parque, entre os cruzamentos com as ruas Joaquim Dias Pinto e Benedito Alves Pinto, no Parque Gabriel. A medida acontece para garantir a realização da “1ª Festa do Dia dos Pais”, programação que acontece no sábado (13/08), às 14h,  e inclui música, poesia e esporte.

LEIA TAMBÉM

“O ponto de bloqueio na via será atrás do prédio da Câmara Municipal. Nestes dias, o motorista deverá usar a avenida Joseph Paul Julien Burlandy como desvio, passando pela parte da frente do prédio, para depois voltar a circular pela avenida Joaquim Martarolli.  A medida garante a montagem das barracas para a realização da festa. Pedimos que o motorista redobre a atenção ao passar pela região, respeite as placas de desvios e os limites de velocidade permitidos. Haverá trabalhadores no local”, comenta o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Programação recheada de atrações

A programação pelo Dia dos Pais inicia a partir das 14h com apresentação da Banda Municipal de Hortolândia, com apresentação de concerto especial para os pais. Em seguida, às 14h45, haverá apresentação poética com o servidor municipal Ricardo Zanoni. A partir das 15 horas o evento recebe apresentação de capoeira. A Festa do Dia dos Pais terá ainda apresentação de jazz, orquestra de viola caipira, Quinteto Cultura e show com a dupla Lourenço & Lourival. Os presentes poderão conferir a feira de empreendedores do Projeto Ecosol (Economia Solidária), com barracas para venda de produtos artesanais e manufaturados, como bolsas, quadros, canecas, camisetas customizadas, turbantes, roupa pet, arte em madeira, tapetes e bijuterias. Terá ainda comércio de bolos e doces, crepe, donuts, salgados, hot dog, pastel, café, pipoca, milho, pamonha, sucos e caldo de cana.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 10 horas

Moradores de Hortolândia reclamam do início da cobrança da taxa de lixo

Moradores de Hortolândia terão mais esse encargo no orçamento. De acordo com a Prefeitura de Hortolândia, cobrança está prevista no...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Organização e segurança marcam a primeira semana da FAICI 2022

O público que teve o privilégio de comparecer no primeiro final de semana da FAICI 2002 para assistir grandes shows...

DestaqueAtualizado há 2 dias

Bravo Serviços Logísticos seleciona funcionários para trabalho

Atualmente a empresa está presente em todas as regiões do País com 16 operações, mais de 3.000 colaboradores e uma...

DestaqueAtualizado há 2 dias

EMS está com oportunidades de emprego para Auxiliar de Produção

A EMS anuncia a abertura de vagas para Auxiliar de Produção para início imediato Cuidar das pessoas: essa é a missão...

CidadeAtualizado há 2 dias

Prefeitura de Hortolândia disponibiliza 22 vagas de emprego nesta segunda-feira

Que tal começar a semana com a perspectiva de um novo emprego? O PAT (Serviço do Trabalhador), órgão vinculado à...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Hortolândia confirma primeiro caso de varíola dos macacos

A cidade de Hortolândia confirmou seu primeiro caso de varíola na sexta-feira (6). O paciente é um homem de 36...

DestaqueAtualizado há 4 dias

ProtDesc anuncia investimento de R$ 40 milhões e geração de 350 empregos

Junte-se ao ProtDesc para celebrar este grande marco unindo forças para contribuir com o crescimento e desenvolvimento do Brasil! Em...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Homem é alvejado em frente a sua casa em Hortolândia

Um homem de 27 anos foi alvejado no bairro Vila Real em Hortolândia na noite desta sexta-feira (05). A vítima...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Com investimento de 20 milhões novo hospital vai gerar 350 empregos em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia anunciou hoje (5) que a cidade terá um novo hospital particular, o Bela Aliança Hortolândia. A...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Médico Pediatra é preso por suspeita de abuso sexual contra adolescente em UBS em Hortolândia

O caso ocorreu dentro da unidade básica de saúde do Jardim Rosolém, em outubro de 2021; defesa do médico diz...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS