A Prefeitura de Hortolândia continua a fazer a parte dela para manter a limpeza da cidade. Um exemplo disto é a instalação de uma grade de proteção na borda da lagoa do Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), localizado na rua Bolívia, 290, no Jardim Santa Clara do Lago. A gestão do parque é da Secretaria de Educação. Já os serviços de zeladoria são responsabilidade das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Urbanos.

De acordo com a secretária adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, a grade foi instalada na semana passada para facilitar a limpeza e impedir que resíduos, a maioria materiais recicláveis, ultrapassem a barreira e contaminem a lagoa.

LEIA TAMBÉM

A instalação da grade já dá resultado. Nesta semana, em ação conjunta das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Urbanos, foram recolhidos cerca de 15 sacos de 50 kg de material reciclável, tais como garrafas PET, restos de matérial plástico e isopor e até brinquedos, que estavam presos na grade. 

A secretária adjunta Eliane Nascimento Oliveira salienta que a população precisa se conscientizar e evitar de fazer o descarte de recicláveis em vias públicas, uma vez que tais resíduos são carregados pelas chuvas e podem chegar até a lagoa por meio dos bueiros. “A Prefeitura tem se empenhado em reestabelecer as condições naturais da lagoa. Mas precisamos da colaboração da população para que realize o descarte dos resíduos de forma adequada. As ligações de esgoto também precisam estar com descarte de forma correta para que não seja lançado diretamente na rede de águas pluviais que chegarão na lagoa, ocasionando a contaminação”, reforça Eliane.

Outra ação importante que a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou nesta semana para reestabelecer as condições naturais da lagoa foi a colocação de dois aeradores flutuantes. Os equipamentos são utilizados para oxigenar a água, e com isso possibilitar que a lagoa seja habitada por peixes. 

O parque Creape está fechado para o público desde 2019 para trabalhos de reforma e revitalização. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o parque tem previsão para ser reaberto em breve para a população. A Prefeitura também utiliza o Creape para realizar ações de educação ambiental.

PEVS

A população pode fazer o descarte correto de resíduos nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) e LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) da Prefeitura existentes na cidade.

Nos PEVs, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “resíduo eletrônico”, dentre outros. Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. 

No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa por mês, quantidade que equivale a 1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros. O horário de funcionamento dos PEVs é de segunda a domingo, inclusive feriados, das 8h às 12h e das 13h às 16h30, com exceção dos PEVs Orestes Ôngaro e Jardim Santiago.

Atualmente, o município conta com 11 PEVs. Em julho do ano passado, a Prefeitura inaugurou, em parceria com a Caixa Econômica Federal, novos PEVs nas regiões do Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim Santa Emília e no Jardim Santa Esmeralda. Em razão da pandemia, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ressalta que a população só pode utilizar os PEVs para fazer o descarte com o uso obrigatório de máscara. Estão em fase de construção mais dois PEVs no Jardim Nova Alvorada e no Jardim São Sebastião. (Confira abaixo a lista dos PEVs existentes na cidade)

Já nos LEVs é possível descartar materiais como embalagens de vidro, garrafas pet, plásticos, papéis e papelões, isopor, copo descartável, entre outros materiais. Os LEVs recebem materiais 24h, todos os dias (Confira abaixo a lista dos LEVs existentes na cidade). 

Os materiais descartados pela população nos PEVs e LEVs é encaminhado para a Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura. A venda de recicláveis pela cooperativa gera renda para os cooperados, que são pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Veja a lista de PEVs existentes na cidade:

• PEV 1 – Jd. Nossa Senhora Auxiliadora: rua Antônio João de Amorim, esquina com a rua Sebastiana Oliveira da Silva

• PEV 2 – Jd.Adelaide: rua Paulo Roberto Soares (antiga rua 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

• PEV 3 – Parque Gabriel: avenida Joaquim Martarolli, 2005

• PEV 4 – Jardim Interlagos: rua Rio Tapajós (antiga rua 5)

• PEV 5 – Vila Real: rua Orlando Cavalcante, esquina com a rua Joaquim Gregório de Moraes

• PEV 6 – Jardim Amanda: rua Augusto dos Anjos, s/nº

• PEV 7 – Orestes Ôngaro: rua Rio Pardo (antiga rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes

• PEV 8 – Jd. Santiago: rua João Joaquim Calixto, 230

• PEV 9 – Jd. Nossa Senhora de Fátima: rua Manoel Antônio da Silva, 610

• PEV 10 – Jd. Santa Emília: rua Luísa Febrônio Marini

• PEV 11 – Jd. Santa Esmeralda: rua Ágata, s/nº 

Em construção:

• PEV 12 – Jd. Nova Alvorada: rua Alcebíades Marques (antiga rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé

• PEV 13 – Jd.  São Sebastião: rua Prof. Lúcio Alves da Costa (praça 2), no Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (Associação dos Moradores do Jardim São Sebastião)

Veja a lista de LEVs existentes na cidade:

1. LEV Pq. Ortolândia: rua Pastor Germano Ritter (Praça Vereador José Costa Camargo, próximo à Sabesp)

2. LEV Jd. Firenze: rua Veneza (em frente ao Fórum) 

3. LEV Amanda: rua Tiradentes (em frente à lagoa)

4. LEV Pq. Socioambiental Chico Mendes: rua João Mendes, s/nº, Pq. Ortolândia 

5. LEV Jardim Everest: rua Pico do Atatiaia, em frente ao Nº 88

6. LEV Lago da Fé: avenida Wesley Dias Rodrigues, Jd. Nova Alvorada 

7. LEV Vila Real: avenida São Francisco de Assis (Praça da Paróquia Nossa Senhora do Rosário)

8. LEV Jd. Santa Esmeralda: rua Turmalina (em frente à EMEF Jd. Santa Esmeralda) 

9. LEV Jd. Nossa Senhora de Fátima: rua Cícero Ramos Meira (em frente à E.E. Pastor Roberto) 

10. LEV Jd. Nossa Senhora de Fátima: rua Albina Rodrigues Pereira, s/nº 

11. LEV Jd. Nossa Senhora de Fátima: rua Armelinda Espúrio da Silva, 785 (dentro da EMEB Josias da Silva Macedo) 

12. LEV São Sebastião (metálico): rua Pastor Ernesto Roth, 705, Loteamento Adventista Campineiro (divisa com Residencial São Sebastião)

13. LEV Jd. Novo Horizonte: rua Moacir de Souza Campos (em frente à EMEF Taquara Branca)

14. LEV Palácio das Águas: rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, Remanso Campineiro               

15. LEV Câmara Municipal: rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, Parque Gabriel                                 

16. LEV Rua Luiz Camilo de Camargo, 630, Remanso Campineiro (ao lado da Casas Bahia)

17. LEV Rua Alda Lourenço, em frente ao Nº 221, Remanso Campineiro (Praça do Bambino) 

18. LEV E.E Priscila Fernandes da Rocha: rua Santos Dumont, Jd. Amanda               

19. LEV E.E Prof. Conceição Aparecida Terza Gomes Cardinales: rua Visconde do Rio Branco, Jd. Amanda          

20. LEV do Remanso das Águas: Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, perto do quiosque

21. LEV Jardim Santa Clara do Lago: rua Bolívia, ao lado do CREAPE, em frente a EMEF Viva Mais

22. LEV Pq Orestes Ongaro: rua Domingos Batista de Souza, na praça ao lado do quiosque

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Boletim 40/21: Secretaria de Saúde de Monte Mor informa que 18 pessoas do município estão hospitalizadas por conta da Covid-19

Em seu quadragésimo boletim, a Secretaria de Saúde de Monte Mor informa que hoje, 25 de fe…