Cidade
Hortolândia se prepara para abrir três novas creches na próxima semana
Hortolândia, uma cidade conhecida por seus investimentos contínuos em melhorar a qualidade de vida das crianças, está se preparando para abrir três novas creches na próxima semana. Essas novas instituições de educação infantil poderão acomodar mais de 300 crianças de zero a três anos de idade.
Uma Nova Era de Educação Infantil em Hortolândia
Essas novas creches são parte do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura. A primeira a ser aberta é a Escola de Educação Infantil Professora Luciane Cristina Lozano, que será inaugurada na terça-feira, 6 de fevereiro, às 8h30. Localizada na rua Miguel Gimenes Alves, 600, Jardim Santa Izabel, a nova unidade oferecerá 65 vagas.
📢 Fique sempre informado! 📰👀👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Hortolândia e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼
A segunda creche, a Escola de Educação Infantil Professora Andrea Cristina dos Santos, será aberta na quarta-feira, 7 de fevereiro, às 8h. Localizada na rua André Vidal de Negreiros, 45, Vila Real Continuação, a escola terá 40 vagas disponíveis.
A última instalação a ser inaugurada é a Escola de Educação Infantil Professora Adriana de Santi, marcada para quinta-feira, 8 de fevereiro, às 8h30. Localizada na rua Will Paul Baranski, 236, Chácaras Acaraí, esta creche oferecerá 204 vagas.
As creches de Hortolândia: Mais do que apenas cuidado infantil
De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as creches fornecerão aulas para crianças matriculadas nas séries Berçário I, Berçário II, Minigrupo e Maternal. Essas três novas escolas serão gerenciadas através de um Termo de Colaboração estabelecido entre o município e a OSC (Organização da Sociedade Civil) Associação Educacional Maria do Carmo Ferreira. Essa entidade foi selecionada por meio de um Chamamento Público realizado pela Prefeitura no ano passado.
Aumento de vagas na Educação Infantil
O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, destacou que a inauguração dessas três novas unidades é apenas o começo. Ele revelou que há planos para abrir mais quatro creches ainda neste ano.
Este é um marco importante para a rede municipal de Educação de Hortolândia, pois garante que nenhuma criança fique fora da escola. A diretora do Departamento de Educação Infantil, Jane Aparecida Nery de Carvalho, também destacou que essa parceria com a OSC permite que o município aumente o número de vagas para a população infantil.
Educação de qualidade para todos
A diretora Jane também enfatizou que, devido à gestão compartilhada das novas creches, as unidades oferecerão a mesma qualidade de ensino das escolas municipais. Além disso, as crianças matriculadas nessas creches receberão material e uniforme escolar.
Os edifícios das novas creches passaram por reformas para garantir a segurança e a qualidade do atendimento às crianças e à comunidade escolar. Esses locais estão equipados com materiais de alta qualidade e oferecerão espaços amplos e lúdicos para o desenvolvimento do aprendizado das crianças.
Estratégia de localização das novas creches
A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia realizou um mapeamento para identificar as regiões da cidade com alta demanda por vagas na Educação Infantil. Foi com base nesse mapeamento que a Secretaria decidiu onde as novas creches seriam implantadas.
Atualmente, Hortolândia possui 30 escolas municipais de Educação Infantil, 39 contratadas pelo Programa Bolsa Creche e uma gerida pela OSC, inaugurada no bairro Chácara Recreio Alvorada em novembro do ano passado. Juntas, essas instituições atendem mais de 10.000 crianças.
Esses esforços contínuos de Hortolândia para melhorar a educação infantil certamente farão uma grande diferença na vida de muitas crianças e famílias na cidade.
Para informações adicionais, acesse o site