Connect with us

Cidade

Hortolândia participa de projeto-piloto de reutilização de espuma de sofás e colchões em parceria com a Dow e o Instituto Akatu

Artigo

em

Projeto já recolheu e encaminhou para reciclagem mais de 2.000 sofás e colchões usados

Sabe aquele sofá ou colchão velhos que estão encostados na sua casa? Você pode fazer o descarte correto desses produtos em um dos 11 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura de Hortolândia. Com essa ação simples, você colabora para a preservação do meio ambiente e a reciclagem dos materiais presentes em sofás e colchões. Para estimular essa atitude entre a população, a Prefeitura firmou parceria com a empresa química Dow, instalada no município, e o Instituto Akatu para realizar o projeto-piloto “Reuse”. O objetivo é incentivar o descarte correto e a reciclagem da espuma de poliuretano, utilizada em colchões, móveis estofados e sistemas de refrigeração. O projeto teve uma ação prévia em maio e começou a ser implementado em julho deste ano. De acordo com a Dow e o Instituto Akatu, o projeto já recolheu e encaminhou para a reciclagem mais de 2 mil sofás e colchões, que foram descartados nos 11 PEVs da Prefeitura, localizados em diferentes regiões da cidade. A meta é atingir 2,5 mil unidades até o fim do ano. As próximas etapas do projeto contemplam ainda a adequação dos PEVs e uma campanha de engajamento direcionada à população para divulgar pontos de coleta seletiva. Com essa iniciativa, Hortolândia dá mais uma demonstração sobre a importância de reutilizar materiais recicláveis e se consolidar como cidade sustentável e inteligente.

LEIA TAMBÉM

O projeto conta com as participações das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Serviços Urbanos e de Educação, Ciência e Tecnologia. Em breve, a Prefeitura inaugurará mais dois PEVs, no Jardim Nova Alvorada e no Jardim São Sebastião. Com as duas novas unidades, a cidade terá 13 PEVs. A lista com os endereços dos PEVs está disponível no site da Prefeitura (CLIQUE AQUI)

Para os moradores que não puderem fazer o descarte de sofás e colchões nos PEVs, o projeto possibilita fazer o agendamento para a coleta desses produtos em casa. O agendamento pode ser feito até o dia 30 de novembro no site do projeto, por meio deste LINK, pelo telefone 0800 555 1717 ou pelo WhatsApp (19) 99908-9747. 

Para o secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Josemil Rodrigues, a iniciativa está alinhada com a política ambiental desenvolvida pela Prefeitura. “A parceria com a empresa Dow e o Instituto Akatu vem ao encontro das ações da Prefeitura que buscam equilibrar o desenvolvimento econômico e social com as práticas de sustentabilidade ambiental, características típicas de uma cidade moderna e inteligente. A Prefeitura realiza grandes esforços no sentido de intensificar o diálogo com a comunidade para orientar sobre o descarte correto de resíduos. É uma parceria que tem os moradores como principais aliados”, destaca Rodrigues.

Outro aspecto do projeto é mobilizar a população sobre a importância da economia circular, conceito que propõe desenvolvimento econômico sustentável por meio do melhor uso dos recursos naturais, novos modelos de negócio, consumo consciente e reaproveitamento/reciclagem de materiais, destaca o diretor comercial do negócio de Poliuretanos da Dow para a América Latina, Leonardo Censoni. “Queremos promover a economia circular por meio da sensibilização e da educação, enfatizando os benefícios ambientais, sociais e econômicos da reciclagem de materiais. Ao mobilizar toda a cadeia, queremos implementar uma estrutura que viabilize a coleta e a entrega dos mais variados produtos, incluindo colchões, a fim de garantir o descarte correto da espuma de poliuretano”, explica Censoni.

Pelo projeto ainda está prevista a realização de ações de conscientização e atividades educativas sobre o tema com a população, alunos e professores da rede municipal de ensino. O trabalho será executado pelo Instituto Akatu. “A gestão de resíduos é um tema urgente e o Projeto Reuse traz ações de sensibilização e mobilização dos consumidores e, também, a participação do poder público, com a revitalização da coleta seletiva e infraestrutura necessária para o descarte e o recebimento adequados dos materiais. Nossa expectativa é que essa experiência possibilite identificar e sistematizar soluções, para serem, então, replicadas em outras localidades”, salienta a gerente de educação do Instituto Akatu, Denise Conselheiro.

Sobre a Dow:

O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor. A Dow opera 109 unidades fabris em 31 países e emprega aproximadamente 36.500 pessoas. Em 2019, gerou aproximadamente US$ 43 bilhões em vendas. Em Hortolândia, a empresa está localizada na região das Chácaras Assay.

Sobre o Instituto Akatu:

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver, com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Akatu estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade. Saiba mais: CLIQUE AQUI.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Cidade

Alunos da Escola de Música participam de audições individuais, neste domingo (05/12)

Artigo

em

Por

As avaliçaões serão feitas no próprio centro com o alunos dos cursos de clarineta, trompete e percussão

Com o avanço da vacinação contra a COVID-19, o CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia), órgão da Prefeitura, tem retomado as atividades presenciais. Neste domingo (05/12), o centro inicia as audições individuais e coletivas. A programação começa às 8h30 com os estudantes do curso de clarineta. Depois, às 10h, será a vez dos alunos do curso de trompete. Já no período da tarde, às 13h, serão realizadas as audições com os alunos do curso de percussão. O centro salienta que as audições seguirão os protocolos sanitários que incluem o uso obrigatório de máscara, distanciamento e disponibilização de álcool em gel para higienização. Os familiares dos alunos poderão acompanhar as audições. O CEMMH está localizado na rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida.  

LEIA TAMBÉM

De acordo com o coordenador, o maestro Marcio Beltrami, as audições contarão com a participação de cerca de 40 alunos. As audições são uma importante atividade para avaliar o aprendizado e o desenvolvimento técnico dos estudantes. O maestro ainda salienta que as audições serão realizadas com os alunos que sentem seguros na retomada das atividades presenciais. Os estudantes que, porventura ainda não se sentirem à vontade em voltar às atividades presenciais, serão avaliados posteriormente. 

A programação das audições individuais prossegue nos dias 11/12 com os alunos dos cursos de percussão e musicalização infantil, e 12/12 com os estudantes dos cursos de saxofone, flauta e fagote, trombone, euphonium e tuba, trompete e trompa. Os alunos com melhor avaliação participarão da audição coletiva, que será realizada no dia 14/12.

OBS.: Foto tirada antes da pandemia do Coronavírus

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Interessados em iniciar 2022 praticando esporte gratuitamente podem se inscrever em projeto da Prefeitura

Artigo

em

Por

“Escolinhas Esportivas” de Hortolândia disponibilizam vagas em diversas modalidades 

A Prefeitura de Hortolândia faz a última chamada deste ano para quem quer praticar esporte gratuitamente. Com a retomada gradual e consciente das atividades esportivas na cidade, há diversas vagas a serem preenchidas em diferentes tipos de modalidades pelo projeto Escolinhas Esportivas da Administração Municipal. Restam pouco menos de duas semanas para o início do recesso das atividades para a comemoração das festas de final de ano. Mas os interessados ainda podem escolher o esporte preferido para começar o ano que vem com o corpo em ação. Pessoas de todas as idades podem se inscrever nas modalidades e locais que preferirem, gratuitamente, para a prática esportiva desejada.

LEIA TAMBÉM

“As aulas das Escolinhas Esportivas entram no recesso neste final de ano, em aproximadamente duas semanas. Por isso, ao se inscrever agora, o munícipe garante o direito de praticar a modalidade após a retomada das atividades em 2022. Portanto, quem pensa em iniciar agora ou no próximo ano os treinamentos esportivos, já pode garantir a matrícula. As atividades retomaram de maneira gradual e consciente, após o período de inatividade por conta da pandemia do Coronavírus e ainda há diversas vagas. Tudo é de maneira gratuita e temos o objetivo de ver a população cada vez mais saudável. Esporte é vida”, explica o secretário de Esportes da Administração Municipal, Wilson Amaral.

Informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 39651400, no ramal 7410, da Secretaria de Esportes da Prefeitura ou diretamente nos telefones dos principais locais (abaixo). O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

Centro Poliesportivo “Nelson Cancian”

Telefone: (19) 3865-5577

Endereço: Rua João Barreto da Silva, 505, Jardim Nova Hortolândia.  

Centro de Lutas “Eliel Gomes”

Endereço: Rua Brigadeiro Faria Lima, 400, Vila Real.

Telefone: (19) 3897-2070 

 

Estação Cidadania de Esportes 

Endereço: Entre as ruas João Guimarães Rosa e Fernando Sabino, próximo ao Supermercado Good Bom do Jardim Amanda. Basta ir ao local.

Ginásio Poliesportivo Victor Savalla

Endereço: Rua Aguinaldo Gomes Cardoso, nº 500, Jardim Nossa Senhora de Fátima, nas dependências do Parque Socioambiental Dorothy Stang.

Telefone: (19) 3965-5951

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Dia de Luta da Pessoa com Deficiência é marcado com dança e caminhada na lagoa do Santa Clara

Artigo

em

Por

Em busca da igualdade de oportunidades, atividade organizada pela Prefeitura de Hortolândia reuniu cerca de 150 pessoas

A Prefeitura de Hortolândia, por meio do Departamento Municipal de Direitos Humanos, celebrou nesta sexta-feira (03/12) o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência. A atividade, realizada no Observatório Parque Escola, o antigo CREAPE do Jardim Santa Clara do Lago, reuniu cerca de 150 pessoas, entre deficientes, parentes, amigos e profissionais da educação.

LEIA TAMBÉM

O diretor do Departamento Municipal de Direitos Humanos, Fabiano Cavalcante, destacou a realização do evento e disse que o Dia de Luta tem a proposta de chamar as pessoas para a reflexão e necessidade de se realizar a inclusão social de pessoas com deficiência. “É importante promover essas atividades que garantam esse contato saudável e para que possamos transmitir essa mensagem de que todos nós somos iguais e que é fundamental lutar por uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou Fabiano.

A chefe de setor de políticas públicas para deficientes, Cristiane Rocha, parabenizou a participação de todos no ato e disse que o seu sentimento era de gratidão por estar a frente de um projeto que trabalha diretamente na elaboração de políticas públicas para melhorar a vida dos deficientes. “Como as aves as pessoas são diferentes em seus vôos, mas iguais no direito de voar. Hoje a pessoa com deficiência pode e deve fazer o que tiver vontade, basta a sociedade ajudar para que essas pessoas saiam de suas casas e sejam incluídas. Por isso, hoje, meu sentimento é de pura gratidão. Aqui consigo fazer o que amo, que é trabalhar com essas pessoas tão especiais e ajudar a fazer a diferença na vida delas”, afirmou Cristiane.
Durante a atividade, foi realizada palestra com a psicóloga Cynthia Jardim, sobre saúde e bem estar. Cynthia, que é cadeirante, contou brevemente a sua trajetória de vida e deixou uma mensagem de esperança em nome da igualdade de condições.

Logo em seguida houve apresentação do Quarteto da Inclusão do “Projeto Mais Dança”, da professora Liliane Mello, caminhada em torno da lagoa e o evento foi finalizado com apresentação de boxe adaptado e ginástica rítmica.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 2 dias

Atacadista investe R$ 25 milhões e cria 130 empregos em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia anunciou nesta sexta-feira (3) que a partir da próxima segunda-feira (6), a rede Spani Atacadista começará...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Garota Descolada seleciona funcionários para trabalho em Hortolândia

  O segredo de um grande sucesso esta no trabalho de uma grande equipe. LEIA TAMBÉM Hortolândia promove concurso de...

CidadeAtualizado há 4 dias

Deputados aprovam criação de cartórios em Hortolândia

Representantes da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovaram três projetos de lei que instituem o cartório de Hortolândia na...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Estado de SP mantém obrigatoriedade do uso da máscara

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, decidiu nesta quinta-feira (2) manter a exigência do estado de uso...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Prefeitura de Indaiatuba abre Concurso Público para preencher 162 vagas em 75 cargos

A Prefeitura de Indaiatuba publica na Imprensa Oficial do Município desta quarta-feira (01) o edital 01/2021 com a abertura do...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Atenção: Segunda dose da vacina Janssen em Hortolândia

A Secretaria de Saúde de Hortolândia foi informada oficialmente na última segunda-feira (29), pelo Governo do Estado de São Paulo,...

DestaqueAtualizado há 6 dias

Leci Brandão, OhPreto e Samprazer realizam show em Sumaré

Para celebrar o Dia Nacional do Samba, no próximo domingo (05), grandes nomes do samba estarão em Sumaré, cidade do...

DestaqueAtualizado há 6 dias

SÓ HOJE: Subway do Jardim Amanda vai dar segundo lanche de graça

A Subway do Jardim Amanda, realiza somente nesta terça-feira, 30 de novembro, na compra de um Sub de Frango Defumado...

CidadeAtualizado há 6 dias

EMTU acrescenta sete viagens em linha de ônibus que liga Hortolândia

A EMTU (Empresa Paulista de Transportes Metropolitanos) confirmou que a partir desta terça-feira (30), o número de ônibus e viagens...

DestaqueAtualizado há 6 dias

Embalixo seleciona funcionários para trabalho de Auxiliar de Produção em Hortolândia

A EMBALIXO é líder nacional na categoria de sacos para lixo. Sempre buscando alternativas que visem a melhoria, seja do...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS