Cidade
Hortolândia inicia nesta semana ação casa a casa contra Aedes aegypti em condomínios


Prefeitura também realiza busca e eliminação de criadouros do mosquito nas regiões do Jardim Carmen Cristina e Jardim Minda
Moradores de condomínios também devem manter os cuidados para evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. A Prefeitura de Hortolândia inicia a ação casa a casa em condomínios. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, estará no condomínio Green Park. Outras duas equipes também realizarão a ação nos bairros Jardim Carmen Cristina e Jardim Minda. O trabalho é feito em regiões onde houve notificações de casos positivos de Dengue.
LEIA TAMBÉM- Conheça a Rede de Supermercados Pague Menos
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
Na ação casa a casa, os agentes visitam os imóveis para fazer busca ativa e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase de larva. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.
Mesmo com o início do inverno, nesta terça-feira (21/06), o veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso, ressalta a importância dos moradores de condomínios manterem as ações de combate ao Aedes aegypti.
O veterinário alerta os moradores para redobrarem a atenção com piscinas, inclusive as infláveis ou desmontáveis, para não deixá-las com água e mantê-las tampadas com algum tipo de lona. “Caso o morador mantenha a piscina com água, a mesma deve estar limpa e tratada e deixá-la tampada. É importante manter a piscina tampada mesmo sem água para evitar que o acúmulo da água de chuva”, ressalta Cardoso. O especialista reforça que a fêmea do Aedes aegypti deposita em água parada os ovos que darão origem a mais mosquitos.
Outro recipiente que os moradores devem ter cuidado é o bebedouro para animais domésticos. O veterinário recomenda que seja feita diariamente a troca da água desse tipo de recipiente.
O veterinário ainda salienta que moradores em imóveis com laje exposta sem teto também devem verificar se, após a chuva, houve acúmulo de água na laje e façam a retirada da mesma.
Além disso, o veterinário salienta para que os moradores em condomínios façam regularmente a limpeza de quintais, jardins e áreas externas de seus imóveis. Nesses locais é importante ainda verificar e recolher materiais, recipientes plásticos, baldes, garrafas PET, entre outros objetos que possam acumular água parada.
Outras medidas importantes são colocar telas em ralos e mantê-los limpos, e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda para evitar o acúmulo de água parada.
Imóveis em construção ou em obras
O veterinário ainda alerta que moradores e proprietários de imóveis e/ou terrenos em condomínios que estejam em obras ou em construção também devem manter a limpeza nesses locais e evitar o acúmulo de materiais e recipientes que possam acumular água parada para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
A UVZ reforça a solicitação para que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas residências. A ação é importante para evitar o ciclo de reprodução do mosquito. O órgão reforça ainda que os agentes estão identificados com crachá e uniforme.
A Prefeitura orienta a população para ficar atenta contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar a busca ativa. Em caso de dúvidas e para saber em quais regiões serão realizadas as ações, os moradores podem entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.
A população pode ainda ajudar no combate ao Aedes aegypti ao fazer o descarte correto de resíduos e recicláveis nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura localizados em diferentes regiões da cidade. Atualmente, Hortolândia conta com 13 PEVs.
Sintomas
Caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.
A Vigilância Epidemiológica, órgão também da Secretaria de Saúde, salienta que os sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika são parecidos. Dentre os principais sintomas da Dengue estão dores no corpo, de cabeça e na parte atrás dos olhos, febre, manchas e/ou pontos vermelhos no corpo, náusea e vômito. Já o sintoma principal de Chikungunya são dores nas articulações que persistem durante dias. Os sintomas da Zika são febre, mas não tão elevada, vermelhidão no corpo e nos olhos (neste último sem formação de pus).
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, o município registra 2.085 casos notificados de Dengue, dos quais 664 positivos. Já de Chikungunya, o município tem 4 casos notificados, sendo um positivo. Neste ano, o município ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito das três doenças.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
Sarau “Parada Poética” terá clima de “arraiá” com o músico convidado Enok Virgulino


Evento da Prefeitura de Hortolândia será nesta segunda-feira (04/07), às 19h, no Centro de Memória
O clima de “arraiá” vai dominar o sarau “Parada Poética” que a Prefeitura de Hortolândia promove, nesta segunda-feira (04/07). O convidado da vez será o músico Enok Virgulino (foto). O evento será, às 19h, no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O evento é realizado pela Prefeitura sempre na primeira segunda-feira de cada mês.
LEIA TAMBÉM- Conheça a Rede de Supermercados Pague Menos
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
O artista ficou famoso com seu acordeon à frente do Trio Virgulino, do qual fez parte durante 38 anos. O grupo, formado na cidade de Parnamirim, no interior do Pernambuco, despontou no cenário musical nos anos 1980 com seu forró tradicional.
Na década seguinte, o trio ampliou seu sucesso, conquistando um público mais jovem, graças ao movimento do forró universitário. Nessa época, o trio chegou a fazer shows em outros países como França, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Suíça. Ao longo de sua carreira, o grupo se apresentou e gravou com artistas renomados, como Dominguinhos, Elba Ramalho, Alceu Valença, Caetano Veloso, Zélia Duncan, Osvaldinho do Acordeon, Tato (líder do grupo Falamansa) e Zeca Baleiro.
Em 2018, Enok decidiu seguir carreira solo com o lançamento do primeiro álbum, “Forró bom é aqui!”. Neste ano, o músico lança o segundo disco solo, intitulado “Enok Virgulino convida”, que conta com participações de Gilberto Gil, Chico Cear, entre outros artistas.
“A Parada Poética deste mês está incrível, porque exalta a cultura das festas populares nordestinas. E o povo dessa região faz parte da matriz cultural de Hortolândia. O sarau desta segunda-feira será uma festa linda, com uma temática toda especial”, destaca o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno.
Declamar poesias
Além de conferir a participação de Enok Virgulino, o público poderá soltar a voz para declamar poesias ou textos literários de autoria própria ou de autores conhecidos no sarau.
Para participar, é só comparecer no dia do evento. A curadoria é do músico, escritor e mestre de cerimônia Renan Inquérito, criador do sarau. O evento terá ainda as intervenções musicais do DJ Viny e seus toca-discos. O sarau tem classificação indicativa para pessoas com idade a partir de 16 anos. Além disso, o evento terá área de alimentação.
Novidades tecnológicas e exposição
Entre uma declamação poética e outra, o público poderá ainda conhecer o Centro de Memória. O espaço ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. O espaço guarda parte importante da história do município, com um acervo de objetos, fotos e materiais antigos.
O Centro de Memória ainda oferece duas novidades tecnológicas para o público. A primeira é a câmera de monitoramento de trens que passam na via férrea ao lado do local. A câmera, do modelo 360º, funciona 24 horas. As imagens da câmera são exibidas em tempo real no canal no YouTube do grupo Railcam Brasil.
O equipamento foi inaugurado no evento “Café Com Viola”, realizado, em maio, pela Prefeitura em comemoração ao 31º aniversário de emancipação política de Hortolândia.
O fornecimento e a instalação do equipamento foram feitos pelo grupo Railcam Brasil, que reúne admiradores e fãs de trens e ferrovias do Brasil e de outros países. Hortolândia é o segundo município a receber a câmera. A iniciativa conta com o apoio da empresa Rumo e da Prefeitura. Além da câmera, o grupo disponibilizou o Wi-Fi gratuito no Centro de Memória, cujo uso é gratuito somente para visitantes, mediante uso de senha, fornecida pelo espaço.
Outro atrativo do Centro de Memória é a exposição “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”, em homenagem ao Mestre Chiquinho, um dos moradores mais ilustres da cidade.
A exposição, inaugurada em dezembro de 2021, reúne cerca de 100 objetos, dentre fotos, vestimentas, fantasias e outros itens, que fazem parte dos acervos pessoal de Mestre Chiquinho e do próprio centro. Um dos itens de destaque é uma foto antiga do avô de Mestre Chiquinho, que de acordo com ele, tem mais de 100 anos. “É a foto mais antiga da exposição”, conta o homenageado.
Parada Poética
O sarau foi criado pelo poeta e rapper Renan Inquérito, em 2013, e desde então já se tornou um evento de referência na região. O poeta já é conhecido em Hortolândia. Em 2019 e 2020, em parceria com a Prefeitura, Renan realizou o sarau “Aqui Trem Poesia”. Já em 2021, em virtude da pandemia, o evento teve edições on-line ao vivo.
A primeira edição do sarau aconteceu em março deste ano, com a participação de Fernando Anitelli, líder do grupo Teatro Mágico. As demais edições já tiveram os rappers Gog e Fabio Brazza, a cantora Ellen Oléria e o poeta Sergio Vaz, e o rapper RAPadura Xique-Chico.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
Hortolândia recebe neste sábado 2º Encontro Regional de Mulheres Negras


“Quem tem medo do protagonismo das mulheres negras?” é o tema da atividade que será realizada no plenário da Câmara de Vereadores
O CMDM (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres), em conjunto com a Comissão Estadual de Mulheres Negras “Eliza Gabriel”, realiza neste sábado (02/07), a partir das 8h30, na Câmara Municipal de Vereadores, o 2º Encontro Regional de Mulheres Negras, com o tema “Quem tem medo do protagonismo das mulheres negras?”. A atividade conta com apoio da Prefeitura de Hortolândia.
LEIA TAMBÉM- Conheça a Rede de Supermercados Pague Menos
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
De acordo com a presidente do CMDM de Hortolândia, Lenita Sostena de Souza, o encontro contará com cinco mulheres palestrantes, entre elas a chef internacional e participante do programa “Mestres do Sabor”, da Rede Globo, Aline Guedes. A atividade contará ainda com a participação da pedagoga e diretora do Instituto Federal do Estado de São Paulo, campus Hortolândia, Caroline Jango, da advogada Roseli Santos, da fotógrafa Vivian Tito e da jornalista Madalena Santos. “Será um encontro muito importante na história de Hortolândia, onde poderemos acompanhar de perto a trajetória de vida de mulheres fantásticas e que fazem a diferença em nossa sociedade. O encontro contará ainda com a apresentação de um grupo de canto africano e do nosso amigo Jura do Pote. Lembramos que a atividade tem entrada franca e contamos com a participação da nossa comunidade hortolandense”, finalizou Lenita.
A Câmara Municipal de Hortolândia fica localizada na Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250 – Parque Gabriel, Hortolândia.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
CRAM recebe reforma e atendimento é transferido


A partir de segunda-feira (04/07) o atendimento às mulheres vítimas de violência passa a ser realizado no prédio do CCMI Remanso Campineiro
O CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) “Débora Regina Leme dos Santos”, de Hortolândia, inicia na próxima segunda-feira (04/07) obras de reforma e ampliação. Por conta da revitalização do espaço, o atendimento presencial passa a ser realizado no CCMI (Centro de Referência da Melhor Idade) do Loteamento Remanso Campineiro – Rua Euclides Pires de Assis, 200.
LEIA TAMBÉM- Conheça a Rede de Supermercados Pague Menos
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
De acordo com a assistente social e coordenadora do CRAM, Josefa Teixeira, os atendimentos no CCMI acontecerão das 8h às 17h e pelo telefone (19) 3819-6298. “A nossa transferência de local não prejudicará em nada o atendimento às mulheres. Inclusive, contamos com o telefone e WhatsApp de plantão, que pode ser acessado pelo número (19) 97171-5655”, explicou Josefa.
A reforma e ampliação garantirão um novo conceito de atendimento no CRAM de Hortolândia. Dos atuais 248,65 m2 de construção, o espaço passará a ter 322,88 de área, um acréscimo de 30%. “Com a ampliação, o CRAM ganhará uma brinquedoteca, berçário, sala para a equipe técnica, sala de monitoramento e uma sala multiuso. Sem dúvida teremos um local muito mais acolhedor para atender a mulher e seus filhos que passam por uma situação de violência doméstica”, comentou a coordenadora.
O prédio do CRAM ganhará ainda um novo telhado, novo piso, reforma do sistema elétrico, hidráulico e uma nova pintura. Para isso foram destinados recursos na ordem de R$ 1 milhão, por meio de emenda parlamentar da então deputada federal Ana Perugini.
O espaço, vinculado ao Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, foi criado em 2017. Após a reforma e ampliação, o centro funcionará no molde da Casa da Mulher Brasileira do Governo Federal.
Todos os meses, em média, 50 mulheres, moradoras de Hortolândia, vítimas de violência doméstica, buscam o órgão da Prefeitura por ajuda. Além do atendimento presencial, vítimas de violência podem também buscar informações e apoio pelo Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher).
Com informações Prefeitura de Hortolândia
-
DestaqueAtualizado há 1 dia
Multinacional está com oportunidades para Operador(a) de Produção
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Mulher é sequestrada e tem carro, celular e cartões roubados em Hortolândia; vídeo mostra abordagem
-
CidadeAtualizado há 2 dias
Oficina gratuita da Prefeitura de Hortolândia ensina receitas julinas à comunidade
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Carro batido na Vila Oliveira só foi removido do local 50 dias após acidente
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Polícia Civil prende homens de Hortolândia e Mogi Guaçu suspeitos de compartilhar pornografia infantil na internet
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Grupo de pagode ‘Menos é Mais’ se apresenta pela primeira vez em Sumaré nesta sexta
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Geração de empregos tem aumento de 104% em maio na região
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Hortolândia está com 88 vagas de emprego, das quais 70 são para PCDs