Connect with us

Cidade

Hortolândia dá mais um passo importante no combate à violência infantojuvenil

Artigo

em

Município lançou, nesta terça-feira (14/09), Plano Decenal de Enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes

Hortolândia acaba de dar mais um importante passo importante no sentido de proteger crianças e jovens, moradores da cidade, de situações de violência, inclusive a sexual, agravada no Brasil pelo isolamento social decorrente da pandemia do Coronavírus. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes assinou, na manhã desta terça-feira (14/09), o decreto que cria o “Plano Municipal de Enfrentamento das Violências contra crianças e adolescentes”. Além deste, dois outros documentos complementares e igualmente importantes também foram publicados: o “Diagnóstico Social da Infância e Juventude da Cidade de Hortolândia” e o “Fluxo Intersetorial de Atendimento às violências contra crianças e adolescentes”.

LEIA TAMBÉM

O evento virtual, pela Plataforma Zoom, reuniu 154 pessoas, dentre elas representantes dos três poderes públicos (Executivo, Legislativo e Judiciário) e secretarias municipais, bem como do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Hortolândia), da Comissão do Diagnóstico Social de Hortolândia, do NECA (Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente) e do Instituto CPFL, agente financiador do projeto de elaboração dos documentos. O ex-prefeito Angelo Perugini, morto em abril deste ano pela COVID-19, foi lembrado e homenageado por ter dado início ao processo de elaboração do Plano Decenal. Um dos momentos mais emocionantes do evento foi o depoimento de Giovana Consulim, vítima de abuso sexual crônico durante a infância, por parte do padrasto. 

“Fazer um diagnóstico desta magnitude expõe os problemas da cidade, mas é importante para detectarmos erros e problemas para resolver. Não podemos ter medo de encarar e enfrentar os problemas que, neste momento da pandemia, ficam mais difíceis. As crianças têm sofrido muito, não são bem assistidas por mais que o poder público trabalhe para resolver problemas, sobretudo dos mais necessitados. Ele se agrava na periferia com a necessidade de ficar em casa aprisionados, ficam sós enquanto os pais trabalham, vão para a rua. Tem desemprego e fome. Precisamos chamar toda a sociedade, o Terceiro Setor, as ONGs e igrejas, para que nos ajudem a fortalecer este combate mais voltado para a periferia. A população precisa fazer parte disso, senão as políticas públicas ficam fragilizadas para fazer isso. Já temos leis de proteção, mas precisamos garantir esses direitos, cuidando de crianças e adolescentes, que são o futuro da nossa cidade. A criação do Conselho Tutelar 2, com eleição agora em outubro, vai representar uma conquista, um ganho muito grande”, afirmou Zezé Gomes, pouco antes de assinar o documento.

A Comissão do Diagnóstico Social de Hortolândia ainda não divulgou números relativos ao município, em fase de atualização, mas apresentou dados nacionais para propor uma reflexão sobre a gravidade do tema. Segundo a psicóloga Ana Lúcia Denadai Schmidt, membro desta comissão, “no ano de 2019, o Brasil recebeu 17 mil notificações de violência sexual contra crianças e adolescentes. Estima-se que isso representa apenas 10% dos casos, uma vez que a subnotificação desse tipo de violência é alarmante. Essa realidade pode atingir todos os grupos sociais”. Após a publicação dos documentos caberá a todos os envolvidos, estejam em órgãos públicos, estejam na sociedade civil, o desafio de implementar estas políticas públicas. “O plano vem aprimorar a organização da Rede de proteção dos direitos de crianças e adolescentes, em especial em situação de Violências. Tem como missão implantar a lei Federal 13431/2017, a Lei da Escuta Especializada, e do decreto 9603/2018, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. Para isso, foi criada, a nível municipal, uma comissão intersetorial que acompanhará a implementação do Plano e terá a missão de, entre outras, avaliar se a cidade necessita de novos serviços para compor efetivamente a Rede”, acrescentou a psicóloga. Esta Comissão do Diagnóstico Social de Hortolândia é presidida pela pedagoga Jane Aparecida Nery de Carvalho, servidora da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Para a presidente do CMDCA, Cláudia Maria Melo da Silva, servidora da Secretaria de Governo, a importância desses documentos para a população infantojuvenil do município está em que eles vão subsidiar as equipes dos serviços e da rede de proteção e garantia de direitos das crianças e adolescentes. “A importância do diagnóstico está em fornecer o conhecimento da realidade em que vivem nossas crianças e adolescentes e, a partir daí, construir políticas públicas voltadas ao enfrentamento das violências contra crianças e adolescentes. O Plano Decenal e os fluxos de atendimento são só os primeiros produtos realizados a partir do diagnóstico”, ressalta ela. 

Além de disponibilizados no site oficial da Prefeitura, ao final deste texto (veja abaixo), o CMDCA distribuirá o material à toda a rede de proteção. O Plano e o Diagnóstico valem por 10 anos, ou seja, até 2031, período ao final do qual deverão ser revistos e elaborado novo diagnóstico.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Cidade

Inscrições online para campanha de castração de mil cães e gatos em Hortolândia

Artigo

em

Por

A Prefeitura abrirá as inscrições online de 4 a 6 de outubro, se todas as vagas forem preenchidas, as inscrições podem ser encerradas mais cedo.
Dando continuidade à política pública de proteção aos animais, a Prefeitura de Hortolândia está lançando mais uma campanha de castração de cães e gatos em quatro áreas da cidade.
De acordo com a Secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a ação será realizada nos dias 13, 14 e 15 de outubro e 3 e 4 de novembro.
Você pode se inscrever online entre os dias 4 e 6 de outubro por meio de um link que será publicado nos próximos dias.
Ao registrar um animal de estimação, é necessário o cartão de cidadania do responsável.
No total, 1.111 animais serão atendidos pelo Departamento de Bem-Estar e Proteção Animal (DPBEA).
Embora o prazo para inscrições seja de três dias, a vaga poderá ser fechada mais cedo se a lotação para o evento for atingida.

Acompanhe no calendário abaixo os locais onde haverá castração:

Dias 13 e 14/10

LEIA TAMBÉM

Ginásio Poliespotivo Nelson Cancian

Rua João Barreto da Silva n° 505-Vila Real Santista

Dia 15/10

Emef Jd. Santiago

Rua Projetada, n° 500 – Jardim Santiago

Dia 03/11

Estacionamento Parque Irmã Dorothy

Manoel Antonio da Silva, n° 415 – Jardim Nossa Senhora de Fátima

Dia 04/11

DPBEA (Departamento de Proteção e Bem Estar Animal)

Rua Athanázio Gigo, n° 60 – Chácara Recreio 2000

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Psicologia Positiva é tema de webinário promovido pela Prefeitura de Hortolândia

Artigo

em

Por

Evento, realizado na noite desta segunda-feira (27/09), reuniu profissionais da Educação

Mais de dois mil profissionais da educação participaram, na noite desta segunda-feira (27/09), do 11° encontro do Percurso de Webinários “Educação na Rede”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, via plataforma Zoom, com retransmissão pelo canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no YouTube. O tema, “As singularidades das forças pessoais que revelam a riqueza positiva de cada indivíduo”, foi abordado pelo Prof. Vitor Rodrigues. A ação integra o ciclo formativo de palestras online que discute as principais pautas sobre educação na atualidade e busca a aproximação virtual com os profissionais da educação. 

LEIA TAMBÉM

Durante a abertura do encontro, a secretária adjunta de Educação, Ciência e Tecnologia, Roberta Diniz, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do webinário como espaço para reflexão e inspiração nesse momento de retorno das aulas presenciais. 

Rodrigues iniciou a palestra, ressaltando a importância de compreender e identificar as habilidades e competências socioemocionais e o que cada indivíduo tem de melhor. “A aprendizagem criativa é uma das formas de trazer o protagonismo dos estudantes para as salas de aula e, dentro desse caminho, pensar em quais qualidades humanas positivas que eu tenho, posso levar ao mundo, para a sala de aula, aos meus colegas e alunos”, explicou o convidado, ressaltando a importância de usar no dia a dia, no ambiente profissional, forças pessoais como coragem, sabedoria e conhecimento, humanidade, justiça e temperança. “O que a educação tem de bom? O que esse momento, por mais desafiador que seja, tem de bom? Qual o olhar que nós podemos trazer para tudo aquilo que aprendemos e desaprendemos e aprendemos novamente? Como nós podemos de fato ressignificar a pergunta e o que você tem de bom? É essa a reflexão que vamos fazer. Conecte-se com você nesse momento e veja quais das 10 competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) você já tem desenvolvidas e quais ainda precisa e o que pode fazer para desenvolver”, propôs ele aos participantes. O professor também falou um pouco sobre a psicologia positiva, seu histórico e teorias associadas, para compreender melhor como a abordagem surgiu. 

O Percurso Webinários “Educação na Rede” é uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que apresenta aos participantes diferentes temas, motivando uma reflexão sobre educação e tecnologia na atualidade. Além de beneficiar gestores educacionais, professores e educadores municipais, o ciclo formativo também é aberto ao público em geral. Para ter acesso ao encontro acima, clique aqui (https://www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia).

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Edição 2021 da Gincana da Melhor Idade de Hortolândia começa nesta quarta-feira (29/09)

Artigo

em

Por

A abertura da 7ª Gincana da Melhor Idade acontece nesta quarta-feira (29/09), às 9h, no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), localizado na rua Euclides Pires de Assis, s/n, Remanso Campineiro. Neste ano, por conta da pandemia, o número de participantes está limitado a 90 idosos participantes da Melhor Idade das unidades do Remanso Campineiro e do Jardim Amanda. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes participará da abertura da Gincana.

Quatro equipes estarão na disputa das atividades durante a gincana. A primeira prova, a de solidariedade, já começou no dia 20 de setembro, onde os idosos devem arrecadar alimentos e produtos de limpeza. Haverá ainda provas culturais, de atividades físicas (brincadeiras) e provas surpresa. “Na prova de solidariedade, cada item arrecadado possui uma pontuação específica e todos os itens serão somados. Os produtos arrecadados serão encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade e parte dos itens de limpeza permanecem no CCMI”, explicou a coordenadora do CCMI do Remanso Campineiro, Fernanda Fadiga.

LEIA TAMBÉM

Serviço:
7ª Gincana da Melhor Idade
Abertura: 29 de setembro às 8h
Encerramento: 30 de setembro
Local: Centro de Convivência da Melhor Idade – Rua Euclides Pires de Assis, 200, Remanso

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

CidadeAtualizado há 8 horas

Inscrições online para campanha de castração de mil cães e gatos em Hortolândia

A Prefeitura abrirá as inscrições online de 4 a 6 de outubro, se todas as vagas forem preenchidas, as inscrições...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Após receber alta morre mulher atropelada em Hortolândia

Parentes de Iracema de Magalhães Lima informaram que a mulher teve alta do Hospital Mário Covas, onde estava internada na...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Pirelli está com processo seletivo para Programa de Estágio Pirelli 2022

Programa de Estágio Pirelli 2022 Procuramos por talentos criativos que tenham vontade de crescer em uma indústria apaixonante! Trabalhar com...

CidadeAtualizado há 1 dia

Marelli divulga oportunidade(s) para Programa de Novos Talentos 2° Semestre

A Marelli é uma das maiores empresas de autopeças do mundo e está com vagas de estágio abertas em suas...

CidadeAtualizado há 1 dia

Hortolândia implanta faixa de retenção exclusiva para motos

Sinalização vai aumentar a segurança viária perto de apartamentos e escolas na Avenida Santana Para melhorar a segurança viária em...

CidadeAtualizado há 1 dia

Calor, chuva e frio: Chuva deve dar o ‘ar da graça’ em Hortolândia

O início desta semana será marcado por ar seco e calor intenso em Hortolândia. A umidade, que ajudou a provocar...

DestaqueAtualizado há 2 dias

WÜRTH do Brasil abre processo seletivo pela internet para 78 oportunidades

A empresa disponibiliza vaga para a cidade de Sumaré; mas há oportunidades em todo país Por meio de um atendimento...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Motociclista morre após colisão na SP-101, em Hortolândia

Um motociclista morreu após colidir na traseira de um veículo na tarde desta sexta-feira (24). Charles, de 35 anos, não...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Dell Technologies abre processo seletivo para novas oportunidades de trabalho em Hortolândia

Dell Technologies é uma família única de empresas que fornece a infraestrutura essencial para que as organizações construam seu futuro...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Ambev seleciona funcionários para trabalho em Campinas

Nossa gente aqui na Ambev sonha GRANDE! Somos milhares de apaixonados pelo que fazemos. Nosso maior objetivo é inovar no setor de bebidas com a...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS