A Guarda Municipal da Prefeitura de Hortolândia reforça o patrulhamento nas áreas comerciais de todas as regiões da cidade, durante a “Operação Natal”. O objetivo é aumentar a segurança de consumidores e comerciantes, neste mês, durante o período das compras de final de ano. 

“Já iniciamos as estratégias necessárias para conseguirmos evitar ações criminosas durante o final de ano. Estamos aplicando o que foi elaborado e, reforçaremos, ainda mais, a segurança em todos os pontos da cidade nos próximos dias”, explica a comandante da Guarda Municipal, Michelli Cardena Quimetti.

De acordo com a ACIAH (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia), a partir do dia 9 de dezembro, próxima segunda-feira, o comércio começa a funcionar em horário especial, das 9h às 22h. 

Nos sábados (14 e 21/12), o funcionamento será das 9h às 18h e nos domingos (15 e 22/12), os estabelecimentos funcionarão das 9h às 15h. Na terça-feira (24/12), as lojas abrem às 9h e fecham às 17h e na quinta-feira (26/12), funcionam das 13h às 18h. No dia 25 de dezembro, o comércio estará fechado e no dia 31/12, o atendimento será das 9h às 15h.

PATRULHAMENTO EM TODA A CIDADE

Além da Operação Natal, a Guarda Municipal também já atua com novas estratégias de patrulhamento em Hortolândia. Os locais para reforçar as ações de segurança são determinados por meio de mapeamentos, realizados por dados estatísticos e da elaboração de boletins de ocorrência. Uma das medidas adotadas é o reforço do patrulhamento em espaços públicos, aos finais de semana, a exemplo de parques e praças. De acordo com a Secretaria de Segurança, o patrulhamento é realizado com viaturas, motos, conforme a necessidade. 

Com a criação do sistema POP (Patrulhamento Orientado ao Problema), há um cruzamento de dados e a Secretaria de Segurança reúne dados que indicam a necessidade de maior patrulhamento da GM em determinado território. O sistema é integrado à Polícia Militar. O reforço do contingente nos bairros acontece por meio do número de boletins de ocorrência registrados em cada região, com foco nos roubos e furtos. 

MAIS SEGURANÇA

A Prefeitura trabalha firme para garantir mais segurança aos moradores de todas as regiões da cidade. As câmeras do tipo OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) já funcionam nas entradas e saídas da cidade. As OCRs identificam rapidamente veículos furtados e roubados, utilizando imagens em tempo real e sistema de georreferenciamento. Os casos são informados às autoridades policiais, que conseguem atuar com mais rapidez na resolução dos problemas. Em breve, o município contará também com câmeras do tipo Dome (360º), capazes de vigiar a cidade 24h. 

Outra ação que amplia a segurança é a implantação de lâmpadas de LED em vias e áreas públicas. As luminárias garantem mais luminosidade e geram economia com energia. O trabalho já foi realizado nas avenidas Olívio Franceschini e Antônio da Costa Santos, que fazem parte do Corredor Metropolitano, além do Parque Socioambiental Lago da Fé e no entorno da lagoa do Jardim Amanda. A meta é que, até o final de 2020, toda a cidade receba lâmpadas de LED. 

PIC

As ações para ampliar a segurança em Hortolândia são parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê investimentos para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano de Hortolândia para os próximos 30 anos. As obras do PIC são realizadas pela Prefeitura em parceria com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Confidential divulga oportunidade(s) para Gerente de Unidade de Americana

Requisitos: – Fluência na língua inglesa e experiência em sala de aula – Exper…