A fim de garantir educação de qualidade aos alunos da rede municipal, a Prefeitura de Hortolândia promove, a partir desta segunda-feira (10/08), formação sobre como elaborar videoaulas. Os encontros virtuais, com orientações e técnicas, acontecem, até esta sexta-feira (14/08), nos períodos da manhã e da tarde, para professores e coordenadores pedagógicos e, à noite, para professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos). A iniciativa da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia beneficia mais de 23 mil estudantes nas 58 unidades da rede municipal de ensino.

Além dos professores, todos os coordenadores e/ou gestores responsáveis por acompanhar o trabalho referente ao Blog e videoaulas na escola deverão participar da formação, totalizando mais de 1.200 profissionais capacitados. Os encontros serão virtuais, realizados pelo aplicativo Zoom, para evitar aglomerações durante o período de distanciamento social, medida adotada para conter os avanços da pandemia do Coronavírus.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o Departamento de Ciência e Tecnologia, serão abordadas orientações técnicas, bem como sugestões e orientações quanto ao uso de recursos e aplicativos disponíveis, de modo que, após a formação, os profissionais compreendam o objetivo da elaboração de videoaulas, adquiram novos conhecimentos básicos e saibam onde e como postar esse conteúdo na internet, com todos os cuidados necessários, principalmente em relação aos direitos autorais.

A formação será ministrada pela diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Educação, Fabiana Rodrigues, e contará com a participação dos professores convidados da rede municipal Maria Claudia Pereira da Silva, Patrícia Magalhães e Vanessa Cristina de Carvalho Costa, e do professor Rodrigo Encinas Gonçalves, da rede estadual de ensino, que compartilharão suas experiências e conhecimentos adquiridos sobre o tema.

“Nosso objetivo principal é proporcionar aos nossos profissionais uma formação bem dinâmica, baseada nos conceitos práticos e nas dúvidas que são mais frequentes, desde a preparação do roteiro até o melhor ambiente para postagem do vídeo. Temos de explorar os recursos e as possibilidades que as videoaulas oferecem para tornar as aulas mais atrativas, para que despertem o interesse, motivem e se aproximem dos nossos alunos”, enfatizou Fabiana.

Participarão da formação os professores da Educação Básica, nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, incluindo as modalidades da Educação Especial (CIER), Educação de Jovens e Adultos e Educação Integral. As turmas foram organizadas em agrupamentos por escolas, para garantir que todos possam interagir durante o encontro virtual. Para participar, o gestor da unidade enviará um link para acesso à reunião.

De acordo com a Resolução nº 05, de 10 de julho de 2020, as videoaulas devem ser ofertadas aos alunos com o objetivo de enriquecer e reorganizar o trabalho de ensino a distância, já aplicadas no Blog Educação e nas demais ferramentas disponibilizadas, como o uso do Whatsapp e atividades impressas nas escolas, além aprimorar e aperfeiçoar o vínculo afetivo entre a escola e família. As aulas presenciais da rede municipal foram suspensas, desde o dia 23 de março, para evitar aglomerações e prevenir o contágio do Coronavírus.

“Nós procuramos otimizar e enriquecer as atividades no Blog Educação. Como já fechamos um semestre letivo e estamos iniciando um novo, é essencial estreitar ainda mais os laços com os nossos alunos, procurando estabelecer um trabalho bem próximo das famílias. Nesse sentido, as videoaulas se tornaram uma necessidade. É uma forma de aproveitar os recursos tecnológicos, que trarão mais qualidade, do ponto de vista relacional, valorizando a afetividade e, também, do ponto de vista pedagógico”, ressaltou a secretária de Educação Sandra Fagundes Freire.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

PM prende traficante com 119g de cocaína em Hortolândia

Policiais militares retiraram 119g de cocaína das ruas em prisão efetuada na Rua Cosmo Apa…