A arte pode ajudar a aliviar os efeitos negativos provocados pela pandemia. É com este espírito que a 6ª Mostra Nacional de Teatro Na Lona acontecerá entre os dias 12 a 27 de março, em Hortolândia. O evento está com inscrições abertas para grupos teatrais que queiram apresentar espetáculos. As inscrições podem ser feitas até este domingo (14/02) no site da mostra (Clique aqui). O evento é um dos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, coletivos e empresas artísticas do município que tiveram as atividades paralisadas pela pandemia do Coronavírus. A mostra tem ainda apoio do governo estadual, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) Expresso LAB 40/2020, e da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura. A organização do evento é do Centro Cultural Casa de Joana e da produtora cultural City Web.

De acordo com as produtoras do evento, a edição deste ano terá espetáculos presenciais, com transmissão ao vivo online e gravados. A previsão é que a programação apresente 36 espetáculos, dos quais 24 serão selecionados por meio de edital. Até o momento, já foram inscritas peças teatrais de grupos de 20 estados brasileiros, do Uruguai e da Itália.

LEIA TAMBÉM

Os espetáculos presenciais serão encenados na Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, localizada na rua Maria de Lourdes Cangleriani, 92, Remanso Campineiro. As peças terão entrada gratuita, com restrição de 30% da capacidade de público do local e seguindo os protocolos sanitários para evitar a disseminação do Coronavírus.

Ainda de acordo com as produtoras da mostra, as apresentações online serão viabilizadas por meio de um chapéu virtual, ferramenta online para arrecadar recursos, que serão destinados para financiar os grupos que farão as apresentações online. 

O diretor do Centro Cultural Casa de Joana, Juraci Moreira, destaca que,  neste momento de pandemia, a mostra desempenha um papel importante. “A realização da edição deste ano da mostra Na Lona busca, por meio de uma programação de espetáculos teatrais variados, oferecer bem-estar e sanidade mental para as pessoas que estão mais sensíveis por causa da pandemia. Para cumprir as medidas sanitárias e garantir a segurança, a mostra terá também apresentações no formato online”, destaca Juraci. 

MOSTRA NA LONA

Ao longo de suas cinco edições anteriores, a Mostra Nacional de Teatro Na Lona ofereceu um panorama das artes cênicas com apresentações de grupos brasileiros e de outros países, trocas de experiências, debates e cursos. Com isso, a mostra tornou-se um evento de referência. Desde a primeira edição, a mostra apresentou mais de 240 espetáculos e registrou público de mais de 40 mil pessoas.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Cronograma para a vacinação de idosos acima de 77 anos

A Secretaria de Saúde de Monte Mor, seguindo o Plano Estadual de Imunização (PEI), informa…